Cinco romances e uma coletânea de contos são finalistas do Internacional Booker Prize 2025
PublishNews, Talita Facchini, 08/04/2025
Duas das seis obras já contam com edições em português pela Todavia: 'Sobre o cálculo do volume 1', de Solvej Balle, e 'As perfeições', de Vincenzo Latronico

A lista de finalistas do Internacional Booker Prize 2025 — o prêmio mais influente para ficção traduzida e publicadas no Reino Unido e/ou Irlanda — foi anunciada na terça-feira (8), apresentando seis autores pré-selecionados pela primeira vez.

Os juízes fizeram sua seleção entre 154 livros enviados por editoras — o maior número desde que o prêmio foi lançado em seu formato atual em 2016. O International Booker Prize reconhece o trabalho vital dos tradutores com o prêmio em dinheiro de £ 50 mil dividido igualmente: £ 25 mil para o autor e £ 25 mil para o tradutor (ou dividido igualmente entre vários tradutores).

Nesta edição, duas obras já contam com edições brasileiras: Sobre o cálculo do volume 1, da dinamarquesa Solvej Balle, e As perfeições, do italiano Vincenzo Latronico. Ambas as obras foram publicadas pela Todavia.

Confira os cinco romances e a coletânea de contos finalistas:

  • Sobre o cálculo do volume 1, de Solvej Balle, traduzido do dinamarquês por Barbara J. Haveland
  • A leopard-skin hat, de Anne Serre, traduzido do francês por Mark Hutchinson
  • Heart lamp, de Banu Mushtaq, traduzido do canarês por Deepa Bhasthi
  • As perfeições, de Vincenzo Latronico, traduzido do italiano por Sophie Hughes
  • Under the eye of the big bird, de Hiromi Kawakami, traduzido do japonês por Asa Yoneda
  • Small boat, de Vincent Delecroix, traduzido do francês por Helen Stevenson

Sobre o cálculo do volume 1, de Solvej Balle, foi publicada por aqui com tradução de Guilherme da Silva Braga. A obra é uma septologia com o segundo volume também já disponível nas livrarias.

Na obra, a protagonista Tara Selter está escondida no quarto de hóspedes da própria casa e ouvindo uma pessoa andar de um cômodo a outro — o marido dela, Thomas, caminha sem saber da presença da esposa. Ao contrário de Tara, ele não está vivendo a falha no tempo que causou a repetição de um mesmo dia em sequência: essa é a 121ª vez que ela vive o dia 18 de novembro.

No dia original, Tara estava em Paris a trabalho. Quando a fenda temporal passa a fazer parte de sua vida, ela retorna a Clairon-sous-Bois, onde vive com o marido, e tenta desvendar o que está acontecendo. Contando a Thomas todos os dias sobre o que está vivendo — já que, para ele, é sempre o primeiro dia 18 —, e confiando que ele acreditará nela, Tara testa os limites e as regras dessa nova realidade para tentar compreendê-la e, então, encontrar uma maneira de escapar dela.

Recém lançado pela Todavia, As perfeições, de Latronico, é um romance sociológico tenso e sóbrio sobre o vazio da existência contemporânea – mordaz e comovente em igual medida. A obra acompanha Anna e Tom, jovem casal de nômades digitais italianos, estão vivendo o sonho em Berlim, em um apartamento iluminado e cheio de plantas em um bairro onde moram tantos outros jovens expatriados como eles. No entanto, por trás dessa imagem de perfeição e privilégio nasce um mal-estar tão profundo quanto difícil de compreender. Os anos passam. O trabalho torna-se repetitivo, a vida social, monótona. A cidade já não tem nada de novo para lhes oferecer. Anna e Tom sentem-se presos e atormentados por encontrar algo mais real e genuíno.

Assim, Vincenzo transforma em texto um imaginário geracional, nascido na sociedade de consumo hipercontemporânea, e apresenta um epitáfi o consciente a força estética, emocional e até mesmo erótica que o universo das redes pode produzir em cada um de nós.

A leopard-skin hat é a história de uma intensa amizade entre o narrador e sua amiga íntima de infância, Fanny, que sofre de profundos distúrbios psicológicos.

Heart lamp traz 12 histórias, nas quais Banu Mushtaq captura de forma primorosa a vida cotidiana de mulheres e meninas em comunidades muçulmanas no sul da Índia.

Under the eye of the big bird é um romance especulativo sobre um futuro em que os humanos estão próximos da extinção.

E a história de Small boat se passa em novembro de 2021, quando um bote inflável que transportava migrantes da França para o Reino Unido vira no Canal, causando a morte de 27 pessoas a bordo.

O vencedor será anunciado em uma cerimônia em Londres, no dia 20 de maio.

[08/04/2025 12:00:00]