Neste ano, há uma novidade: quatro grupos de editoras serão premiadas de acordo com os seus tamanhos, mais uma empresa que não seja editora – ou seja, no total são cinco subcategorias, cinco empresas premiadas
O PublishNews e a MVB América Latina anunciam nesta terça-feira (8) os 15 finalistas do Prêmio Metabooks 2025, uma das categorias do Prêmio PublishNews. A categoria visa reconhecer empresas e editoras que se destacam no uso e gestão de metadados.
Neste ano, há uma novidade: quatro grupos de editoras serão premiadas de acordo com os seus tamanhos, mais uma empresa que não seja editora. Veja abaixo a nova nomenclatura das subcategorias e as empresas finalistas em cada uma delas:
Prêmio Metabooks – Editora que melhor gerenciou metadados em 2024
- Prefácio (editoras micro)
- Amelì Editora
- Longarina
- Miolo Mole
- Capítulo 1 – Pequenas
- Carochinha
- Buzz
- The Gift Box
- Capítulo 2 – Médias
- Ateliê Editorial
- Planeta
- Thieme Revinter
- Capítulo 3 – Grandes
- Appris Editora
- Editora Vozes
- InterSaberes
A seleção das finalistas – e das vencedoras – é feita a partir da pontuação gerada automaticamente pelo sistema da plataforma de gestão de metadados. As ganhadoras serão anunciadas na cerimônia do Prêmio PublishNews, em 7 de maio.
Os metadados cada vez mais comprovam sua relevância para o mercado editorial como um todo. Tornaram-se ferramenta fundamental para a venda de livros e, mais ainda, para uma melhor compreensão do setor. O Brasil já tem dados suficientes para poder ser comparado com grandes mercados internacionais.
"Num mercado em constante transformação, a diferença entre estar presente e ser encontrado está na qualidade dos metadados”, explica o CEO da MVB América Latina, Ricardo Costa. “Metadados padronizados e seguros não são luxo — são a base para visibilidade, confiança e crescimento sustentável. O Prêmio Metabooks existe para valorizar o trabalho minucioso e estratégico de quem cuida dos dados que conectam livros aos seus leitores. Em mais um ano de realização conjunta com o Prêmio PublishNews, renovamos nosso compromisso com quem impulsiona o setor por meio da excelência em metadados. Agora, com novas categorias, ampliamos o reconhecimento às editoras de todos os portes que fazem da qualidade dos metadados uma estratégia real de mercado”.
A 9ª edição do Prêmio PublishNews tem patrocínio da Bookwire, Catavento, CBL, MVB, Skeelo e Transpo Express. E apoio da ANL, Goethe-Institut São Paulo e NESPE.

Veja abaixo mais informações das finalistas (retiradas do site de cada uma ou do perfil oficial do Linkedin das empresas):
A Intersaberes em seus 18 anos de atuação se consolidou como uma das principais editoras acadêmicas do país, com mais de 2.500 livros publicados. Do impresso ao virtual, hoje a editora disponibiliza seu acervo através da Plataforma Ebooks Intersaberes e outras plataformas parceiras de distribuição de ebooks, levando seu conhecimento para todo o mundo. Além dos livros, a Intersaberes desenvolve soluções para EAD, com um catálogo com disciplinas em formato digita. São mais de 1.400 disciplinas para montar e adaptar a grade curricular dos cursos.A Appris existe há mais de 29 anos, com o propósito de oferecer suporte personalizado e individualizado aos autores, além de diálogo e flexibilidade para acolher suas aspirações profissionais e pessoais.A Appris é reconhecida como a primeira e maior editora com aposta conjunta 80/20 do Brasil. Todos os livros passam por três etapas de revisões de alto rigor técnico, além da criação artística das capas e diagramações. Aos professores que contam com a avaliação dos seus programas de pós-graduação e das instituições avaliadoras, como a Capes, as obras são submetidas à análise de revisores por pares, assim como a editoração padronizada atende às normativas e aos critérios acadêmicos, os quais trazem credibilidade à obra e ao autor, potencializando a obtenção de melhores classificações.Durante os seus mais de 120 anos de história, a Editora Vozes investiu na construção do saber, da religiosidade, da cultura e da cidadania. Fundada em 1901, a empresa se posiciona de forma empreendedora, mantendo seu compromisso com uma interculturalidade e evangelização. Sua sede, localizada em Petrópolis, na região serrana do Estado do Rio de Janeiro, abriga um moderno parque gráfico, de onde saem mais de 18 publicações mensais, que são distribuídas por todo o Brasil. Presente em todas as regiões do país, a Editora Vozes conta com sete unidades estratégicas de varejo, quatro unidades estratégicas de atacado e quatro unidades estratégicas mistas – que concentram as funções de varejo e atacado. O catálogo Vozes apresenta mais de 2.500 títulos.Capítulo 2 (Média Editora)
A Planeta de Livros Brasil é o braço brasileiro do Grupo Planeta, um dos dez maiores conglomerados editoriais do mundo, com sede em Barcelona, na Espanha, e presente em toda a América Latina, Portugal, Itália e França. A Planeta de Livros Brasil conta com sete selos: Academia, Crítica, Essência, Outro Planeta, Planeta, Planeta Estratégia, Pórtico e Tusquets. Entre os maiores grupos editoriais do Brasil, a Editora lança mais de 100 livros novos por ano.Dedicada a publicar as mais importantes e recentes descobertas científicas da área de saúde e com escritórios nos Estados Unidos, Brasil, Alemanha, Índia, Reino Unido e Austrália, a Thieme se tornou parte integrante da formação de milhares de profissionais e estudantes espalhados nos quatro cantos do planeta. A editora lança 70 novos livros anualmente, bem como nos 140 revistas científicas, disponíveis tanto na edição tradicional imprensa quanto no formato eletrônico, sempre com a parceria das principais sociedades de profissionais das respectivas áreas. Em 2016, a Thieme adquiriu a editora Revinter e em 2017 passou a atuar de forma mais ativa também no Brasil.A história da Ateliê Editorial começa em 1995. O objetivo da editora era – e ainda é – discutir a importância do livro como objeto que, para além de belo, seja um projeto estético que possa servir da melhor maneira às palavras do autor. Por isso, todos os detalhes são levados em conta: o melhor papel, um projeto gráfico agradável, tipo de letra adequado a cada título, belas ilustrações, imagens tratadas com delicadeza, textos preparados e revisados com atenção. O nome escolhido, Ateliê Editorial, reflete o cuidado e o capricho com que a casa realiza suas edições. O trabalho é artesanal, feito como em um ateliê de arte, priorizando o conceito do livro como um suporte material digno da boa literatura. Por isso, as publicações da Ateliê são realizadas com esmero. Elas primam pela atenção ao conteúdo, à forma e à expressão.Capítulo 1 – (Pequena Editora)
Em 1894, a Livraria e Editora Quaresma lançou Contos da Carochinha, de Figueiredo Pimentel (1869-1914) — considerado o primeiro livro de literatura infantil publicado no Brasil. Quase 120 anos depois, em 2013, nasceu a Carochinha Editora — uma homenagem a essa contadora de histórias que inaugurou a literatura infantil no Brasil. Com o objetivo de não só fazer livros para crianças, mas imaginar e aprender com elas, a Carochinha se dedica a atender a todos os segmentos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, publicando literatura e projetos educacionais em sintonia com as competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sempre com o lema: “Imaginar é preciso!”.A The Gift Box é uma editora brasileira, com publicações de autores nacionais e estrangeiros, que surgiu no mercado em janeiro de 2018. “Somos uma empresa jovem, cheia de energia e paixão pela literatura de romance e queremos incentivar cada vez mais a leitura e o crescimento de nossos autores e parceiros”, diz o texto de apresentação da casa.Fundada em 2016 pelo editor e autor Anderson Cavalcante, a Buzz Editora tem como ideal publicar histórias que inspiram e que geram mudanças nos leitores. Publicou livros que se tornaram best-sellers de autores como Flávio Augusto, Rick Chesther, André Menezes e Caio Carneiro. Além dos livros de negócios e desenvolvimento pessoal, também tem um forte catálogo de ficção, com livros que entraram na lista do New York Times.Prefácio
A Amelì Editora procura publicar livros que façam a diferença na vida de crianças e adultos. A ideia é editar obras que instiguem pequenos e grandes leitores, que comportem interpretações diversas, com ilustrações peculiares e que sejam como um novo livro a cada leitura. “Investimos na qualidade das publicações, na divulgação de autores nacionais e no lançamento de obras internacionais inéditas no mercado brasileiro”, diz o texto da editora.De 2010 a 2013 a Miolo Mole existiu como um projeto de mediação de leitura, período em que foram realizadas inúmeras oficinas de leitura e criação literária. O público principal dessas ações eram crianças e pré-adolescentes inseridos em contexto de vulnerabilidade social. O projeto também foi realizado em livrarias, espaços culturais, unidades do Sesc e museus na cidade de São Paulo. Essa vivência trouxe à editora e idealizadora do projeto, Luana Vignon, um amplo repertório. O desejo de publicar álbuns ilustrados que valorizassem a diversidade e a pluralidade cultural, exaltando a poética da infância, foi o estímulo para a criação do selo literário Miolo Mole. No ano de 2019, o designer gráfico Daniel Rosa entrou como sócio, formando, assim, uma equipe multiprofissional focada em produzir livros que amplificam as experiências de leitura por meio das narrativas – ficcionais e não ficcionais – e seus múltiplos desdobramentos. Em 2020 foram lançados os três primeiros títulos.
Fundada por Fernando Alves em 2009, a Longarina conquistou o respeito do mercado editorial pela qualidade e profissionalismo do trabalho de seus colaboradores. Já produziu obras para diversas editoras de pequeno, médio e grande portes, além de apoiar inúmeros autores independentes ao longo dos anos. Em 2023, a Longarina deu mais um passo em busca da excelência editorial ao receber como sócio o editor Neto Bach e lançar o selo editorial Nova Skill, voltado a publicações de desenvolvimento pessoal e profissional, negócios, educação financeira e autoajuda. Em 2024, seguindo seu plano de crescimento, criou os selos Afins, voltado a religiosidade, espiritualidade e bem-estar, e Nova Comarca, direcionado a publicações jurídicas.A NielsenIQ BookData foi criada em 1858, no Reino Unido, para monitorar o mercado do livro britânico – a missão de fornecer dados sobre o setor editorial continua no centro das preocupações da empresa. Além de serviços relacionados a metadados, a empresa se dedica a medir produção e vendas de livros ao redor do mundo com dados e informações. Desde 2006, a Nielsen realiza a Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, e o serviço Nielsen BookScan está operando no Brasil desde julho de 2013. Este fornece uma medição contínua do mercado de vendas de livros no varejo brasileiro com base em dados de pontos de vendas físicos e online. A quantidade e o preço das vendas de livros pelo ISBN são coletados em lojas físicas e varejistas na Internet e utilizados para a produção de gráficos dos bestsellers nacionais e internacionais. Em uma determinada semana, são rastreadas as vendas de mais de 90 mil títulos individuais.A história da Livraria Martins Fontes começou no ano de 1960, na cidade de Santos, quando três irmãos se uniram para colocar em prática o ideal de vender livros. Ao longo do tempo, a livraria de Santos mudou de endereço, cresceu e se modernizou, mas mantém até hoje o atendimento cuidadoso e uma grande variedade de títulos. Na capital paulista, a Livraria Martins Fontes chegou duas décadas depois, com sua primeira loja na rua Dr. Vila Nova, próxima ao Mackenzie. Mais tarde, em 1997, nasceu a unidade da avenida Paulista, hoje uma importante referência do mercado livreiro nacional. Em seus 1000 m², ela oferece um acervo de aproximadamente 200 mil títulos (entre nacionais e importados).A Livraria da Vila é uma das maiores redes de livrarias físicas do Brasil, com 22 lojas espalhadas por São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Caetano, Ribeirão Preto, Curitiba, Londrina, Brasília e Goiânia, além de um site para compras online. As lojas oferecem mais de 100 mil produtos, entre livros nacionais e importados, papelaria, jogos e brinquedos.