Apanhadão: Meta é denunciada por usar milhões de livros para treinamento de inteligência artificial
PublishNews, Redação, 07/04/2025
Leia também: casa de Jorge Amado é depredada em Ilhéus e mais detalhes do último livro de Augusto de Campos

Mark Zuckerberg | © Wki Commons
Mark Zuckerberg | © Wki Commons
O Globo noticiou que a Meta, empresa de Mark Zuckerberg, está sendo denunciada por usar milhões de livros sem autorização para treinar inteligências artificiais. A empresa não compensou financeiramente nenhum dos escritores e editores afetados, de acordo com a reportagem.

A casa em que Jorge Amado viveu até os 18 anos em Ilhéus, na Bahia, foi depredada e itens do acervo do autor foram roubados. O local serve como espaço expositivo e passava por reformas desde janeiro. A Secretária de Cultura de Ilhéus afirmou que será aberto nesta segunda-feira (07) um inquérito para investigar o que pode ser recuperado. A notícia é da Folha de S. Paulo.

O Painel das Letras elaborou um vídeo falando sobre Pós-poemas (Perspectiva), o último livro de poesia de Augusto de Campos.

A coluna de Ancelmo Gois no jornal O Globo trouxe novidades sobre o novo livro de Sérgio Rodrigues. No título Escrever é humano (Companhia das Letras), o escritor argumenta que a escrita é uma atividade para seres vivos e questiona a utilização de inteligência artificial.

O Estadão compilou todos os livros que aparecem na terceira temporada da série The White Lotus. O roteiro da série usa a aparição de livros para revelar detalhes do enredo de seus personagens.

O Spash Uol elaborou uma lista de dicas de cinco livros tristes e emocionantes. E o Nexo convidou a escritora Lilian Sais para indicar cinco livros que falam sobre perda e luto, escritos por escritoras latino-americanas.

[07/04/2025 10:00:00]