
A escritora Adélia Prado sofreu um acidente doméstico em sua casa no dia 19 de janeiro e está internada em Divinópolis, Minas Gerais. Em reportagem do Estadão, o hospital divulgou que a autora está sendo acompanhada por uma equipe multidisciplinar de médicos devido à complicações renais que já vinha tratando antes do acidente. O mesmo Estadão também veiculou uma análise sobre livro que inspirou a série de televisão Slow horses, publicado pela Intrínseca.
O convidado da vez do podcast 451MHz, da Quatro cinco um, é o escritor José Falero. O episódio discute a conexão entre música e literatura, e seu impacto na formação da identidade e do repertório cultural brasileiro. A música também esteve presente no Correio Brasiliense, que relembrou a lista de livros favoritos de David Bowie, compartilhada pelo artista em seu Facebook em 2013.
Já uma reportagem da Agência Brasil mostra que editoras independentes e livrarias de rua vêm ganhando espaço no mercado editorial brasileiro ao apostar em qualidade e aproximação com leitores.
A matéria da Folha relata como uma fanfic homoerótica ganhou enorme repercussão e se transformou em um fenômeno nas redes após adaptação para série, até então considerada "inadaptável". O jornal também publicou um webstories com informações sobre a vida e a obra de Shakespeare.
O Globo fez uma lista de recomendações de "livros de verão" e outra com adaptações literárias para ficar de olho nos cinemas e na televisão em 2026. E no Nexo, a enfermeira e escritora Adriana Moro indicou cinco livros que tratam da saúde mental e que "vão além da terapia".






