
A 62ª edição da Feira do Livro Infantil de Bolonha (Bologna Children’s Book Fair – BCBF), que ocorreu no BolognaFiere entre 31 de março e 3 de abril, recebeu 33.318 visitantes profissionais (um aumento de 5% em relação a 2024), que participaram de mais de 500 eventos organizados pela BCBF e por seus expositores, além de mais de 100 eventos paralelos organizados por expositores dentro do centro de exposições e pela cidade.
Como vem ocorrendo nos últimos anos, a Feira também sediou o BolognaBookPlus (BBPlus) – em colaboração com a Associação Italiana de Editores – e a Feira de Licenciamento Infantil de Bolonha (Bologna Licensing Trade Fair/Kids – BLTF/Kids). A Estônia foi o País Convidado de Honra desta edição.
Reuniram-se em Bolonha 1.577 expositores vindos de cerca de 95 países e regiões do mundo (entre as novas participações estão Albânia, Azerbaijão, Equador, Geórgia, Guatemala, Islândia, Madagascar, Malta, Macedônia do Norte, Peru, Arábia Saudita, Sri Lanka e Tailândia).
O evento teve mais de 2 milhões de visualizações de página na web provenientes de mais de 180 países ao longo do último ano, além de jornalistas de mais de 40 países presentes.
“É um lugar onde as coisas realmente acontecem”, explica Bebel Abreu, da Bebel Books, que participou da BCBF pela primeira vez. “As pessoas se preparam, marcam muitas reuniões e preparam seus livros pra mostrar… quem não fala inglês contrata serviços de tradução. Depois da feira, é hora do ‘follow up’ e dos fechamentos de contrato – as oportunidades são inúmeras, resta saber aproveitá-las.”
O tema da sustentabilidade esteve no centro dos debates, com uma renovada colaboração com as Nações Unidas e, neste ano, com foco também nos processos sustentáveis da indústria editorial, em um encontro promovido junto à BBPlus – o espaço dedicado à edição geral, não apenas infantil.
A edição 2025 da BolognaBookPlus teve todos os espaços vendidos e uma lista de espera pela primeira vez. Houve negociação de direitos entre os 56 países participantes. Com um "AI Summit" realizado em parceria com a Shimmr, um "Audio Forum" e uma série de seminários com grandes nomes do setor, a BBPlus vem se consolidando como um evento relevante no calendário internacional da edição comercial de primavera.
Antonio Bruzzone, diretor geral do BolognaFiere, celebrou o sucesso da Feira, que teve recorde de expositores e de público: “é o resultado do trabalho de prospecção que a feira realiza, um compromisso constante e global: estar presente em todo o mundo, durante todo o ano, é essencial para entender as tendências dos mercados, incluindo os emergentes, e para construir novos relacionamentos.”
“Em Bolonha, a força motriz é a circulação de criatividade, de arte, de livros, de conteúdo pelo mundo", relata ainda Bebel Abreu, que viajou com a sócia e irmã Manaira Abreu. "Não é o negócio pelo negócio: é uma feira pela valorização e a celebração da produção mundial do livro infantil e ilustrado. Encontramos pessoalmente a Elena Pasoli, diretora à frente da Feira, que eu já tinha conhecido rapidamente na Feira de Frankfurt, em 2023. Ela foi muito querida com a gente, e também participava de muitas atividades pela Feira, sempre muito simpática.”
A 63ª edição da Feira do Livro Infantil de Bolonha, junto com a BolognaBookPlus e a BLTF/Kids, está prevista para acontecer entre os dias 13 e 16 de abril de 2026, no BolognaFiere, tendo a Noruega como País Convidado de Honra.
O Brasil na Feira de Bolonha 2025
A primeira produção brasileira que todos viram ao chegar no evento é a identidade visual da Feira, criada por Bruno de Almeida. Brasileiro de 29 anos, vivendo hoje em Portugal, Bruno criou um universo alegre, colorido e sinuoso inspirado em sua cidade natal, Muzambinho (MG), e nas formas onduladas do macarrão tagliatelle. Ao longo de três dias de workshop de identidade visual orientado pelo studio de design Chialab, o resultado criado por Bruno foi um ecossistema em que todos os personagens estão interconectados e parecem dançar no mesmo ritmo que os visitantes desta feira efervescente.
Chiara Basile, jurada do Bologna Ragazzi Awards e membro da Junior Poetry Asociazione Culturale, em entrevista, ressaltou a qualidade dos trabalhos brasileiros que ela vem avaliando ao longo dos anos: “O mundo dos livros infantis no Brasil está explodindo! Nos últimos anos, temos recebido cada vez mais inscrições do Brasil, e cada vez livros brasileiros mais bonitos.” Logo no primeiro dia de feira, a Companhia das Letras levou o prêmio de Melhor Editora de Livros Infantis para a América do Sul, Central e Caribe.
O pavilhão da Brazilian Publishers representou 24 editoras de livros infantis e infanto-juvenis do Brasil, entre elas Aletria, Biruta, Callis, Carochinha, CEDIC Internacional, Ciranda Cultural, Editora do Brasil, Globo Livros, Girassol, Grupo Online Editora, Jujuba Editora, Mágico de Oz, Maralto Edições, Melhoramentos, Ôzé Editora, Pallas Editora, Pé da Letra, PopStories, Solisluna, Tabla, Telos Editora, The Ruth Rocha Project, Todolivro e VR Editora; além de representantes do Ministério das Relações Exteriores, da CBL e da ApexBrasil. A programação do pavilhão incluiu sessões de matchmaking entre editoras e a Caipirinha Hour, que combinou networking com culinária e música brasileira.
As ilustradoras Elisa Carareto e Ciça Fittipaldi foram as duas brasileiras selecionadas pela 59ª Illustrators Exhibition, com desenhos dos livros Enquanto não lembro e Kaaliawiri: a árvore da vida, ambos publicados pela Ôzé Editora. Os trabalhos foram expostos na Feira e também publicados no Anuário de Ilustradores, que tem distribuição em todo o mundo. O stand do Instituto Emilia, localizado bem na frente do Pavilhão do Brasil, reuniu outras 15 editoras brasileiras comprometidas com a promoção da literatura para as infâncias e juventudes.

As ilustradoras brasileiras Anna Cunha e Aline Abreu participaram da exposição coletiva “Piece of cake”, em que 22 artistas foram convidados a contar uma história a partir do visual arquetípico do bolo. Anna Cunha desenhou um bolo de fubá compartilhado ao redor de um fogão à lenha e Aline Abreu um bolo de cenoura com cobertura de chocolate sendo atacado por um guloso formigueiro.
*A Bebel Books participou da BCBF a convite da Italian Trade Agency (ITA). Colaborou Lívia Aguiar, em uma parceria da Bebel Books com o PublishNews.