Participantes da Conferência de Editores realizam visita na vitrine cultural de Sharjah
PublishNews, Beatriz Sardinha, 04/11/2025
Comitiva brasileira visitou instituição que desde 2020 se entitula como um centro cultural 'da próxima geração'

SHARJAH – Após o primeiro dia dedicado para realização de reuniões na Publishers Conference da Feira Internacional do Livro de Sharjah (SIBF), três ônibus lotados deixaram nesta segunda-feira (3) o Expo Sharjah para visitar a House of Wisdom— nome traduzido livremente como Casa da Sabedoria —, instituição construída por conta do mandato da cidade como Capital Mundial do Livro, em 2019. O espaço é uma das grandes vitrines da ambição das políticas culturais do emirado.

A House of Wisdom recebe entre 600 e 800 visitantes por dia e, ao longo da visita, é possível acessar e manejar todos os livros livremente. O projeto do prédio de 12 m² foi feito pela Foster+Partners e é cercado de jardins e espaços para atividades ao ar livre. A ideia principal é integrar luz natural com natureza, além da funcionalidade de cada seção. Além da nomeação da Unesco, o emirado de Sharjah tem a incumbência de Capital Cultural do Mundo Árabe desde 1998, bem como Capital da Cultura Islâmica, em 2014.

A Casa conta com aproximadamente 12 mil livros físicos em mais de 20 línguas. Seu catálogo de volumes digitalizados pode ser acessado gratuitamente no site da instituição. Além de salas para reuniões privativas e, claro, sua biblioteca, a Casa conta com restaurantes e cafés que integram seu objetivo de promover uma experiência de intercâmbio cultural.

Catálogo de livros digitais da biblioteca | © Reprodução
Catálogo de livros digitais da biblioteca | © Reprodução

Durante o tour com os editores, acompanhado in loco pelo PublishNews, os funcionários da Casa disseram que o trabalho no dia a dia passa por criar um ambiente como um hub ou centro cultural, no qual visitantes possam trabalhar em um espaço confortável com a possibilidade de adquirir conhecimento. Uma das tecnologias do espaço para isso é a Fabrication Lab, área que conta com impressoras e é dedicada para realização de workshops, com uma curadoria voltada para tecnologia de livros e integração entre mídias físicas e digitais.

Os guias detalham, inclusive, que a denominação da biblioteca como uma casa do conhecimento serve como provocação para que seus curadores pensem "fora da caixa" e busquem temas e personalidades que possam trazer diferentes perspectivas. "Nos últimos tempos, tivemos exposições com temas bastante variados, desde uma dedicada ao primeiro mapa que colocava a Árabia como centro, até outra sobre a vida de Frida Kahlo", cita Uche Anthony, coordenador da biblioteca e um dos guias que acompanhou os editores pela visita.

Monumento em comemoração do mandato de Sharjah como Capital Mundial do Livro | © House os Wisdom
Monumento em comemoração do mandato de Sharjah como Capital Mundial do Livro | © House os Wisdom
Ele cita que por estar localizado no Distrito Industrial de Sharjah, o espaço é bastante visitado por estudantes, empreendedores e trabalhadores que encontram ali ferramentas úteis para trabalhar remotamente com conforto. A visita se deu entre 18h e 19h e as mesas da biblioteca estavam bastante ocupadas, o que pode ser reflexo do horário de funcionamento da Casa, que funciona até altas horas, superando meia noite. Isso abre portas para a biblioteca explorar, como já fez em outras oportunidades, programações de atividades noturnas, como leituras "olhando o céu de estrelas" no jardim dos fundos.

Pesquisando expressões como “livro sharjah” e “livraria Sharjah” nas redes sociais, muitas das mídias entregadas são justamente da House of Wisdom. Influenciadores e usuários apontam a estética tranquila do local como um dos motivos que valem a pena a visita.

O público infantil e infantojuvenil parece usar o espaço da House of Wisdom para outras atividades. Mais cedo nesta segunda (3), a instituição promoveu também uma atividade educativa infantil que teve como foco explorar as cores da bandeira dos Emirados — verde, vermelho, branco e preto — por conta das comemorações do Dia da Bandeira, celebrada no dia 3 de novembro nos Emirados Árabes Unidos. Durante todo o dia, ao andar pelas ruas e prédios da cidade, era frequente ver bandeiras de diferentes tamanhos do país estiradas. Na Conferência, houve um momento de homenagem com editores de pé durante o hino.

Comitiva brasileira em Sharjah

A Conferência de Editores de Sharjah conta com 15 editoras participantes do Brazilian Publishers. A presença do Brasil no evento, que ocorre nos Emirados Árabes Unidos, é realizada pelo Brazilian Publishers, uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com apoio do Ministério das Relações Exteriores.

A delegação do país neste ano é composta por Ana Claudia Paiva, analista de relações internacionais da CBL, e pelos representantes das editoras Aleph, Árvore, Barbante, Boitempo, Companhia das Letras, Melhoramentos, Nacional, Next Group, Pingue Pongue, Pop Stories, Rua do Sabão, Ruth Rocha, Solisluna, Tabla e Telos.

“A Conferência de Editores de Sharjah é uma oportunidade estratégica para fortalecer a presença do Brasil no mercado editorial internacional, promovendo o diálogo e a cooperação entre profissionais de diferentes países. A iniciativa reforça nosso compromisso em ampliar a visibilidade da produção literária brasileira e estimular novos negócios para as editoras nacionais”, afirma Sevani Matos, presidente da CBL.

“Participar da Conferência de Editores é fundamental para estreitar laços com o mercado árabe e abrir novos caminhos para a internacionalização do livro brasileiro. As rodadas de negócios e encontros proporcionam conexões valiosas e trocas que impulsionam o setor”, completa Rayanna Pereira, coordenadora de relações internacionais da CBL e do Brazilian Publishers.

Um dos aspectos mais exclusivos da Conferência é o SIBF Translation Grant, um fundo de US$ 300 mil disponível para acordos de direitos firmados durante o evento, garantindo um benefício concreto aos participantes. Para se qualificarem, os candidatos devem possuir um catálogo de direitos de tradução para compra ou venda e interesse em realizar negócios nos mercados árabe e internacional. **perguntar disso

A abertura oficial da Feira Internacional do Livro de Sharjah será no dia 5 de novembro.

*A jornalista viajou a convite da 44ª Feira Internacional do Livro de Sharjah.

[04/11/2025 10:02:54]