
O programa de treinamento foi organizado pela Sharjah Book Authority (SBA) em colaboração com a New York University (NYU) no Expo Centre Sharjah. O evento refletiu um esforço de apoiar editores árabes e africanos na expansão de seu alcance global.
Estratégias editoriais moldadas por expertise global
Andrea Chambers, que exerce o cargo de vice-diretora do NYU SPS Center for Publishing, Writing, and Media, foi a responsável por dar boas-vindas à programação e afirmou que o foco da edição de 2025 é compartilhar as melhores práticas e estratégias: "Estamos aqui ouvir os seus desafios e explorar como podem alcançar o crescimento, expandir seu alcance e encontrar novos públicos", disse.

Em sua palestra principal, "Indústria Global do Livro e Publicação em Mercados Emergentes", Markus Dohle, CEO Emérito da Penguim Random House, conectou as tendências globais às oportunidades no mundo árabe e na África. Ele salientou que 86% da população mundial vive em economias emergentes, que possuem um crescimento do PIB mais alto, criando contexto favorável para o mercado de publicações. Ele citou os mercados em expansão na Índia e no Sudeste Asiático, bem como na África, que deve atingir US$ 18,5 bilhões até 2050, impulsionada pelo crescimento populacional, aumento da alfabetização e acesso digital.
Embora reconhecendo desafios como cadeias de suprimentos complexas, nuances linguísticas e culturais e falta de proteção de propriedade intelectual, Dohle argumentou que esta é "a melhor época da edição de livros desde que Gutenberg inventou a prensa tipográfica", citando o recorde de receita global em 2024, a coexistência saudável entre impresso e digital e o rápido crescimento dos livros infantis e audiolivros. Ele incentivou a colaboração, afirmando: "Parcerias entre editores... todos compartilhamos objetivos semelhantes", e conclamou os participantes a se tornarem embaixadores do setor.
Estratégias de audiolivro para editoras de todos os portes

Amanda D'Acierno, Presidente Global da Penguin Random House Audio, conduziu uma sessão intitulada "Apostando no Áudio: Estratégias Eficazes para Editoras Grandes e Pequenas", e incentivou as editoras a capitalizar o potencial "sem fronteiras" dos audiolivros. Enquanto cerca de 30% da população global já ouviu pelo menos um audiolivro na vida, ela revelou uma oportunidade massiva para o formato no mundo árabe, com 400 milhões de falantes e apenas cerca de 12 mil títulos disponíveis na língua. Ela define que uma possível estratégia para economias emergentes tem como foco na produção localizada e na garantia da máxima qualidade e padronizações. "Um cliente que tem uma experiência positiva com audiolivros voltará repetidamente", afirmou, aconselhando as editoras a investirem em narradores qualificados e a educarem os consumidores sobre o valor de conteúdo pago e de qualidade em detrimento de material inferior gerado por inteligência artificial ou pirateado.
Expandindo para novos mercados
Brooke O'Donnell, vice-presidenta sênior do Independent Publishers Group (IPG), orientou os editores presentes sobre expansão global e delineou os principais benefícios, incluindo o aumento do alcance e a maximização do valor da propriedade intelectual. Para superar desafios comuns, como adequação cultural e direitos territoriais, seu conselho central foi encontrar o parceiro de distribuição certo. "Comece com um objetivo claro", aconselhou O'Donnell. "Você precisa de alcance global ou de regiões específicas? Procure um parceiro com comprovado conhecimento do mercado, transparência e capacidade operacional para gerenciar vendas e dados de forma eficaz", disse. Em sua fala, enfatizou a importância de ter uma estratégia orçamentária adequada e aproveitar a impressão sob demanda para testar novos mercados sem grandes custos iniciais de estoque, permitindo um crescimento estratégico e escalável.
Maximizando o crescimento digital
Durante uma apresentação de Mariana Féged, Gerente Geral da Bookwire MENA, ela destacou o crescimento da empresa, dizendo: "Como uma distribuidora digital com 2.500 clientes em sete mercados, mais de 1 milhão de ebooks e mais de 200 mil audiolivros; o áudio é, de longe, a oportunidade mais lucrativa, gerando 71% da receita digital." Com o mercado digital árabe crescendo a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 147%, ela incentivou as editoras a capitalizarem esse boom, dizendo: "É importante disponibilizar seus catálogos em todos os modelos de negócios para aumentar as oportunidades de receita", aconselhou Féged.
Ela enfatizou que o sucesso depende, principalmente, de garantir os direitos digitais, aperfeiçoar os metadados para facilitar a descoberta e escolher um parceiro de distribuição para garantir o posicionamento ideal nas plataformas.
*A jornalista viajou a convite da Feira Internacional do Livro de Sharjah.






