
A abertura da Conferência de Livreiros da 44ª Feira Internacional do Livro de Sharjah (SIBF) será neste domingo (2). Nesta edição, 2.350 editores de 118 países estarão nos Emirados Árabes para discutir diversos temas do mercado editorial e cultural. A Grécia é o país homenageado oficial da edição de 2025, com um programa de atividades com 70 participantes de 58 editoras do país, incluindo escritores, poetas, tradutores, ilustradores, acadêmicos, músicos, atores, bibliotecários e profissionais da publicação.
No dia de abertura, a programação da Conferência começa às 10h com discursos da Sheikha Bodour Al Qasimi, presidente da Sharjah Book Authority (SBA), a CEO Madeline McIntosh e Phaedon Grigorios Kidoniatis, fundador da Eurasian Partners, Eurasia Publications e Vice-Presidente da Federação de Editores Europeus. Após as falas de boas-vindas, o evento terá uma tarde de rodadas de mesas redondas que vão desde discussões sobre áudio, liderança, marketing, metadados e vendas para o cinema.
O formato das mesas redondas com pequenos grupos — implementado em edições anteriores por Emma House — promove oportunidades de networking e desenvolvimento profissional, permitindo que os participantes compartilhem conhecimento e construam pontes de colaboração.

Veja a programação das mesas redondas no dia de abertura da Feira:
- Construindo uma Equipe de Áudio | com Amanda D’Acierno – Penguin Random House Audio (EUA)
- Áudio Global: Como usar tradução por IA ética e produção de audiolivros para abrir novos mercados de áudio para o seu negócio - de forma acessível, responsável e em escala | com Jon Watt – Bonnier Books (Reino Unido) e Juliana Rueda - Ears/MiVoz (Espanha)
- Liderança em Tempos de Mudança | com YS Chi – RELX/Elsevier (EUA)
- Desenvolvendo uma Estratégia de IA e Ferramentas para o Sucesso | com Keith Riegert – Ulysses Press (EUA) IA para Editorial | com Meru Gokhale – Editrix (Índia)
- Marketing 2.0: Estratégias Práticas para Editoras Globais | com Brooke Dobson – Shimmr (EUA)O Livreiro de IA | com Laura Werle - Snackz (Alemanha)
- Vendendo direitos de tradução como um país pequeno | com Benas Berantas – Book Smugglers Agency (Lituânia)
- O Mercado de Livros dos EUA e como abordar editores | com Juan Mila – HarperCollins (EUA)
- O Mercado de Livros Grego + Programa de Tradução GreekLit | com Sissy Papathanassiou, Ministério da Cultura da Grécia, Nikos Bakounakis, Fundação Grega para o Livro e Cultura (Grécia)
- O Mercado de Livros do Reino Unido e como abordar editores | com Rachel Stevens - British Council (Reino Unido)
- O Mercado de Livros da Indonésia e como abordar editores | com Wedha Stratesi – Gramedia (Indonésia)
- Dentro do Mercado Literário Africano: O que os Editores Globais Precisam Saber | com Ainei Edoro – Brittle Paper (Nigéria/EUA)
- Usando Metadados para Impulsionar Vendas | com Sarah Arbuthnot – Supadu (Reino Unido)
- Construindo uma Editora Lucrativa em um Mercado Apenas de Streaming | com Mette Hammerich Caserta - Forlaget Fioranello (Dinamarca)
- A Editora do Amanhã: Eficiência, Tecnologia e o Híbrido de Alto Toque. O Livro do Futuro | com Joseph Quaderer – Quaderer Media (EUA) e Maja Thomas – Consultora (França)
- Publicação Acessível | com Etienne Breault – DeMarque (Canadá)
- Distribuição de Livros Digitais | com Mariana Feged – Bookwire (Espanha)
- Como a inovação digital está remodelando as vendas de direitos: Explorando oportunidades e obstáculos no cenário digital | com Amy Fletcher – Simon & Schuster (Reino Unido)
- Vendendo Livros para Cinema e TV | com Regina Brooks – Serendipity Literary Agency (EUA)
- Marketing de Influência | com Caley Routledge – The Pitch Agency (Reino Unido)
- Enfrentando a Crise de Leitura - como formar mais leitores | com Debbie Hicks – The Reading Agency (Reino Unido)
- O Congresso da IPA 2026: Kuala Lumpur, Malásia. Editores Sem Fronteiras | com Sheikh Faisal, Coordenador do Congresso da IPA de 2026 e Prashant Pathak, Co-fundador da PWB
Brasileiros em Sharjah
Erivan Gomes, da Telos Editora, teve sua primeira experiência em Sharjah ainda em 2008. A última vez que participou da Feira foi em 2023. Para ele, a iniciativa de reunir editores dos mais diversos países, patrocinar apoios às traduções dos mais variados idiomas e gêneros literários e promover um programa generoso de fellowship fazem parte do trabalho do Emirado se consolidar como a Capital Cultural do Mundo Árabe.
"Sharjah possibilita a participação de editores de muitos países que não necessariamente participam dos grandes eventos internacionais como a Feira do Livro de Bolonha ou de Frankfurt, por se tratar de investimentos bastante importantes, onde muitos não conseguem pagar", comenta. Nesse sentido, ele diz que a cobertura de custos de passagens, hospedagem, alimentação e participação na Conferência totalmente cobertos pela organização colaboram para a participação de um público mais diverso. Ao PN, Erivan afirma que antes mesmo de viajar para os Emirados, já conta com 24 reuniões marcadas com representantes do Azerbaijão, Armênia, Emirados Árabes Unidos, Turquia, USA, Iran, Mongólia, Itália, Costa do Marfim, Grécia, Jordânia e da Tailândia.
O consultor editorial Carlo Carrenho destaca a força da cultura oral da cultura árabe como grande potencial para a expansão de audiolivros e afirma a centralidade da Feira de Sharjah como um espaço de convivência, debate, aprendizado e networking do Sul Global, como uma "Frankfurt alternativa".
Segundo ele, as ações de apoio financeiro sólido são um projeto consistente, que vem sendo construído há cerca de uma década, com investimento pesado e uma visão clara de fomentar a internacionalização do livro árabe e dos mercados emergentes.
A presença de editoras e a cobertura midiática da Feira se mostram como uma oportunidade de aproximar países de mercados ditos emergentes de um intercâmbio mais direto: "O que falta, portanto, não é tanto 'aprender' um com o outro, mas criar pontes diretas de cooperação — seja na venda de direitos, na troca de conhecimento, ou em projetos conjuntos entre startups e empresas do setor editorial. Esse intercâmbio seria, na minha opinião, o caminho mais produtivo para o aprendizado mútuo entre o Brasil, o mundo árabe e o mercado asiático", afirma o especialista.
Novidades da edição de 2025
Entre as novidades da edição da SIBF 2025 há a Pop-Up Academy, uma plataforma interativa que contará com 24 sessões lideradas por influenciadores e especialistas em literatura, mídia, arte e tecnologia. A feira também contará com a 'Farmácia da Poesia' do Reino Unido, um conceito interativo no qual os visitantes receberão "prescrições" personalizadas de poesia adaptadas às suas necessidades, entregues em frascos especialmente desenhados com etiquetas bilíngues em árabe e inglês, colocando a poesia como uma experiência lúdica e terapêutica.
Além disso, a organização incluirá no espaço um Estúdio de Podcast pela primeira vez, e irá hospedar uma seleção de episódios de podcast árabes, incluindo Asmar da Arábia Saudita, Karakpodcast de Omã e Kirsi Al Ithnayn dos Emirados Árabes Unidos. Haverá também o Café de Poesia, que incluirá uma série de noites de poesia que reúnem vozes em vários idiomas. A feira também recebe a Conferência de Editores, realizada entre os dias 2 e 4 de novembro.
*A jornalista vai viajar a convite da 44ª Feira Internacional do Livro de Sharjah.






