
Será a primeira vez que a escritora Julia Quinn, autora da série de livros Bridgerton, virá para a Bienal. Depois que a série Bridgerton se tornou uma das mais assistidas da história da Netflix, a demanda pelos seus livros cresceu a tal ponto que a oferta se tornou momentaneamente limitada em muitos países. Um verdadeiro fenômeno global da literatura contemporânea.
“A Bienal do Livro Bahia se consolidou como o espaço de encontro entre o público de todas as idades, autores e editoras. A edição de 2026 nasce ainda mais diversa e conectada com o seu território, sem perder o diálogo com o Brasil e com o mundo”, afirma Tatiana Zaccaro, diretora-geral da GL events Exhibitions.
A edição de 2026 aposta em uma curadoria 100% baiana em um esforço de manter uma forte conexão entre “o regional e o global”: “A Bahia sempre esteve na vanguarda dos acontecimentos históricos, não somente ao longo do processo de formação da identidade nacional, mas também com os valores e aspirações presentes nos dias de hoje", diz a diretora. Os responsáveis à frente do Eixo Literário são Josélia Aguiar — curadora e ex-diretora da Biblioteca Mário de Andrade — e o vencedor do Jabuti Itamar Vieira Junior.
Josélia Aguiar enfatiza que duas linhas curatoriais estão sendo pensadas dentro do eixo literário: “Uma delas aprofundará conversas iniciadas nas Bienais Bahia anteriores, sobre narrativas literárias, históricas e culturais envolvendo o universo baiano; a outra linha, novidade este ano, tem como proposta apresentar autorias no campo da literatura nacional que não tinham sido contempladas ainda pelo público baiano", afirma.
Compiladas em Salvador
Depois de fazer sucesso na Bienal do Livro Rio, o coletivo Compiladas voa para Salvador, viabilizando a participação de editoras independentes a partir da divisão de custos operacionais e logísticos e que "fortalece a presença de catálogos autorais, editoras de nicho e novas vozes no mercado editorial, ampliando a pluralidade de títulos e experiências oferecidas ao público", comenta Tatiana.

Detalhes da programação
A programação confirmou nomes como da autora Julia Quinn, autora do fenômeno Bridgerton (Arqueiro); Laila Garin, atriz e cantora baiana; a multiartista soteropolitana semifinalista do Prêmio Oceanos 2025, NegaFyah; Vitor Martins, Luciany Aparecida, pesquisadora e autora baiana finalista do Prêmio Jabuti 2024 e vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura; Aline Bei, também finalista do Jabuti, e Eliana Alvez Cruz, também vencedora do Prêmio São Paulo.
Além dessas atrações, já está confirmado também o aguardado encontro entre Paloma Jorge Amado, filha de Jorge Amado e Zélia Gatai, e Pilar del Río, viúva de José Saramago. Elas irão conversar sobre a amizade literária Amado-Saramago, as trocas culturais Salvador-Lisboa e os projetos de memória que cada uma dirige em torno desses dois grandes nomes da literatura mundial. Enquanto Pilar preside a Fundação José Saramago, Paloma é membro do Conselho Diretor da Fundação Casa de Jorge Amado e dirige a Grapiúna, empresa que gerencia os direitos autorais de seu pai.
O painel com as duas escritoras será no dia 18 de abril. Também no mesmo dia 18 acontece a mesa que terá Eliana Alvez Cruz, enquanto no dia anterior, 17, se apresenta Vitor Martins. Já Aline Bei e Laila Garin tiveram seus painéis agendados para os dias 19 e 20, respectivamente. No último dia da Bienal, 21, marcarão presença NegaFyah e Luciany Aparecida. A grade completa da programação cultural será divulgada no mês de março e, até lá, muitos outros nomes serão anunciados. Em todos os painéis haverá, ao menos, uma convidada ou convidado da Bahia. Muitos desses nomes atraem uma legião de fãs, que têm a chance de conversar diretamente com seus ídolos, além de pedir autógrafos e fazer fotos. Até mesmo autores internacionais com forte apelo do público estão na mira da organização, como o que será anunciado na próxima semana.
Os responsáveis pela escolha dos convidados compõem um time 100% baiano de curadores, o que se justifica pela importância da Bahia para o mundo e pela relevância nacional e internacional desses curadores. À frente do Eixo Literário estão Josélia Aguiar e Itamar Vieira Junior, escritores já renomados; o jornalista, ator, dramaturgo, roteirista e apresentador Aldri Anunciação cuida do Eixo Cultura além do Livro, com a proposta de explorar o diálogo da literatura com a música, o cinema e as artes; o publicitário Deco Lipe se ocupa do Eixo Young Adult, voltado para o público juvenil; a atriz e comediante Maíra Azevedo, conhecida na internet por Tia Má, comandará o Eixo de Atualidades; e a diretora e roteirista Mira Silva continua responsável pelo Eixo Infantil, fundamental para garantir a diversão de toda a família, já que o Espaço Infantil terá atividades contínuas envolvendo teatro, música, contação de histórias e outras maneiras lúdicas de interações com autores e suas obras.
Confira a lista completa de expositores:
- Aquarela Livros
- Arquipélago
- Autores Independentes do Brasil
- Bazar do Tempo
- Bibliex - Biblioteca do Exercito
- Boa Nova/leal Livros Espiritas
- Bookoutlet
- Busca Livros
- Carambola Literária
- Caramurê Publicações
- Ciranda Cultural
- Cobogó
- Companhia das Letras
- Compiladas
- Cooperbook Livros Técnicos
- Cortez Editora
- Crazy Animes
- Dublinense
- Editora Aleph
- Editora Arpillera
- Editora Cabana Vermelha
- Editora Escala
- Editora Expressao Popular
- Editora Letra A
- Editora Mostarda
- Editora Planeta
- Editora Trem Fantasma
- Edson Livros
- Ercolano
- Escariz
- Escreva, Garota!
- Espaço Leia Mais
- Estante Virtual
- Flyve
- Fósforo
- Fruto Proibido
- Gráfica da Bahia
- Graúna Bons Livros Usados
- Grupo Novo Século
- Grupo Novo Século
- Guarderia
- Harpercollins
- Imã Editorial
- LDM
- Leia Bahia
- Livraria e Papelaria Sao Marcos
- Livraria Palavra Encantada
- Logos Editora
- Lote 42
- Malê Edições
- Maluco Por Leitura
- Mb Educacional
- Mórula
- Nós
- O Cantinho do Sebo
- Oficina Raquel
- P55 Edição
- Papelaria Criativa
- Paulinas
- Paulus Editora
- Pé Da Letra Editora
- Promolivros
- Qualis Editora
- Raiz Livraria
- Relicário
- Sebo Pereira
- SESC
- Shopping dos Livros
- Solisluna
- Studio Palma
- Tabla
- Tertúlia Produtos Literários
- Toque Mágico
- Ubu
- Ucsal - Universidade Catolica do Salvador
- Ufba - Universidade Federal Da Bahia
- Uneb - Universidade do Estado Da Bahia
- Viajante do Tempo
- Y. A. Books
*A escritora Thalita Rebouças cancelou sua participação na Bienal do Livro Bahia e a reportagem foi corrigida com a retirada da autora






