Curadora e editora Diana Passy é convidada na Feira do Livro de Taipei
PublishNews, Redação, 29/01/2026
Palestra de profissional do livro brasileira faz parte do programa internacional da Feira de Frankfurt​, que promove encontros em diferentes ​eventos do mercado editorial global

Diana Passy: viagem marcada para Taiwan | © Arquivo pessoal
Diana Passy: viagem marcada para Taiwan | © Arquivo pessoal
A curadora e editora Diana Passy foi convidada para dar uma palestra na Feira Internacional do Livro de Taipei (TIBE), em Taiwan, que começa no próximo dia 3 de fevereiro. A palestra faz parte do programa internacional da Feira de Frankfurt, que promove encontros em diferentes eventos do mercado editorial global. De novos públicos e aplicações de IA a estratégias de direitos e PI (Propriedade Intelectual), o programa foca nas decisões críticas do setor editorial.

"Estou muito honrada de poder apresentar o case do mercado YA brasileiro na feira mais vibrante da Ásia", explica Diana ao PublishNews. "São mais de 500 editoras participando da TIBE, e eu acho muito significativo que tenham escolhido o Brasil como exemplo a ser estudado. O Brasil é um país onde os jovens estão muito conectados com as redes sociais, com uma cultura de influenciadores literários muito forte e as próprias editoras usando essas ferramentas para conversarem com seu público. Mas, ao mesmo tempo, nós temos um histórico muito bom de eventos presenciais também."

Na sua fala na Feira, Diana compartilhará visões sobre como o mercado editorial brasileiro tem respondido ao desafio de conectar leitores que nasceram no mundo digital aos livros, por meio de uma combinação de comunidades online, experiências presenciais e um investimento dirigido a autores locais.

"O 'please come to Brazil' é um meme famoso porque os autores sabem que é para cá que têm que vir para se sentirem rockstars", diz a editora e curadora. "Junto a isso, na última década houve um esforço inédito por parte das editoras de procurar autores nacionais, valorizando a cultura local e proporcionando um contato mais direto dos leitores com os escritores e os livros. Essa sinergia entre on-line, presencial e a valorização de artistas locais pra mim é o segredo de como temos conquistado as novas gerações. Eu acho que ninguém faz isso tão bem quanto o Brasil, então estou animada para conversar com profissionais taiwaneses e de todos os países que participam da TIBE para trabalharmos juntos no incentivo à leitura entre jovens."

A 34ª Feira Internacional do Livro de Taipei (de 3 a 8 de fevereiro) tem como lema "O poder dos livros". Considerada um dos pavilhões de exposição mais atraentes do mundo das feiras internacionais e eventos de negócios, a feira reuniu em 2025 mais de 570 mil visitantes, com 1.450 expositores de 29 países.

O convidado de honra desta edição é a Tailândia. O cenário editorial tailandês conta com mais de 400 editoras em operação e um valor de mercado anual superior a 13 bilhões de baht (mais de US$ 399,7 milhões).

[29/01/2026 09:17:03]