Desenvolvimento do senso de comunidade vence Prêmio Jovens Talentos de 2018
PublishNews, Redação, 05/09/2018
Diana Passy foi eleita pelo júri pela sua capacidade de reunir leitores e concorrentes para desenvolver uma comunidade em torno da literatura voltada para o público YA

Diana Passy, idealizadora do Flipop, levou o Prêmio Jovens Talentos pela sua capacidade de reunir em torno do evento uma verdadeira comunidade de jovens leitores | © Redes sociais da ganhadora
Diana Passy, idealizadora do Flipop, levou o Prêmio Jovens Talentos pela sua capacidade de reunir em torno do evento uma verdadeira comunidade de jovens leitores | © Redes sociais da ganhadora

Desde a sua primeira edição, em 2015, o Prêmio Jovens Talentos procura profissionais que estejam preocupados em ir além das atribuições formais do seu cargo e fazer crescer a indústria do livro. E mais, que estejam antenados no seu tempo e de olho no futuro, acompanhando e dando respostas às tendências às quais o mercado precisa acompanhar. Essas características podem ajudar a definir o trabalho de Diana Passy, eleita para ganhar o Prêmio Especial que deu a ela uma viagem para acompanhar a Feira do Livro de Frankfurt com as despesas de passagem e hospedagem custeadas pela organização, além de uma ajuda de custo de 500 euros e ingressos para o Business Club, a área VIP da maior e mais importante feira de negócios do livro no mundo.

Diana, além de analista de marketing e uma das responsáveis pela seleção de originais do selo Seguinte (Companhia das Letras), é a idealizadora da Flipop, festival de literatura pop totalmente focado nos leitores. Realizado pela Companhia das Letras, o evento foi abraçado por nove editoras concorrentes na sua segunda edição, em 2018. Mostrando que, muito mais do que concorrentes, essas editoras atuam numa mesma comunidade e naquele momento se apresentavam como parceiras. “A intenção sempre foi que o festival crescesse além da Seguinte e fizesse parte do calendário do mercado. Assim que ficou provado o sucesso do formato, fiz reuniões com editoras do gênero e convidei todas para participarem junto conosco”, defendeu a então candidata e hoje vencedora do Prêmio no seu dossiê apresentado aos jurados.

Para Marifé Boix García, vice-presidente da Feira de Frankfurt e integrante do júri, a iniciativa de desenvolver essa comunidade de editores em torno da comunidade de leitores foi fundamental para a escolha. “Acho incrível que, além do trabalho na editora, ela tenha conseguido realizar a Flipop com êxito já na sua primeira edição e ainda fazer uma segunda edição incluindo editoras concorrentes. Valorizo muito o entusiasmo de Diana e a ideia de criar um evento em torno dessa comunidade que é fundamental para a sobrevivência da indústria do livro”, justificou.

E essa palavra -- comunidade -- foi citada várias vezes por seus padrinhos. Foi o caso de Taissa Reis e Gui Liaga, da Agência Página 7, que comentaram: “Essa parcela de leitores [os YA], que movimenta boa parte do nosso mercado, tem uma necessidade muito grande de formar comunidades, o que foi bem identificado pela Diana ao coordenar os eventos e encontros com leitores do selo Seguinte e analisar a invasão da Bienal por um público jovem e ávido pelo contato com autores que se tornaram verdadeiros astros”.

“Fiquei muito feliz de ter recebido esse reconhecimento e feliz de trazer um pouco de atenção para a comunidade de Young Adults”, disse Diana ao PublishNews poucos dias depois de ser anunciada como uma das ganhadoras do prêmio. Ainda sem saber que era a escolhida, a editora comentou que em Frankfurt espera poder trocar experiências com Jovens Talentos de outros países já que EUA, Reino Unido, Holanda, Suíça, China e a própria Alemanha mantêm programas semelhantes e em torno deles se forma uma nova comunidade [mais uma para a coleção de Diana]. Além disso, como Diana é responsável pela seleção de originais do selo Seguinte, ela quer encontrar pessoas que só conhecia por e-mail.

E Diana terá uma agenda cheia em Frankfurt. Já no dia 9 de outubro, às 10h45, ela e os ganhadores dos outros países serão apresentados oficialmente à indústria global do livro durante a The Markets. Logo depois a ganhadora terá a chance de conversar individualmente com players internacionais em sessões de dez minutos organizadas pela própria feira. Além disso, Diana participará de um jantar e de uma recepção especialmente organizados para os jovens talentos.

Diana já confirmou a sua participação na próxima edição do Podcast do PublishNews que irá ao ar na próxima segunda-feira (10).

[05/09/2018 10:40:00]