Movimento Indie realiza tours guiados para autores na Bienal do Livro de São Paulo
PublishNews, Redação, 28/08/2026
Iniciativa de Cassia Carrenho voltada ao fortalecimento do ecossistema independente organiza sessões profissionais durante o evento

Encontros são destinados a autores independentes e interessados no mercado do livro | © Bienal de SP
Encontros são destinados a autores independentes e interessados no mercado do livro | © Bienal de SP

O Movimento Indie — iniciativa de Cassia Carrenho voltada ao fortalecimento do ecossistema independente do livro — vai promover uma série de tours profissionais dentro da Bienal Internacional do Livro de São Paulo (4 a 13 de setembro, no Distrito Anhembi), pensados especialmente para autores e profissionais que querem entender melhor como funciona o mercado do livro.

"A ideia nasceu de uma questão que temos trabalhado bastante no Movimento Indie: como fazer com que o autor independente aproveite uma feira como a Bienal não apenas como espaço de venda, lançamento ou encontro com leitores, mas também como uma oportunidade de profissionalização?", explica Cassia.

Os tours serão feitos em grupos pequenos, de no máximo dez pessoas, acompanhados por alguém do Movimento Indie. Em vez de simplesmente circular pela feira, cada grupo terá um objetivo e um roteiro: conversar com profissionais, conhecer diferentes modelos de negócio, fazer perguntas e entender, na prática, algumas das engrenagens do mercado editorial.

Serão quatro experiências:

  • Autores independentes: onde estão, o que fazem e como se destacam — 6/9, às 14h

Um percurso pela presença dos próprios autores independentes na Bienal, observando diferentes estratégias de exposição, venda, lançamento e construção de presença dentro da feira. A proposta é também conversar com autores sobre investimentos, erros, acertos e o que fariam diferente em suas trajetórias.

  • Como funciona uma editora? — 10/9, às 14h

Visita a três editoras de perfis e portes diferentes para entender desde a aquisição de um título e a construção de catálogo até as estratégias de editoras independentes e especializadas.

  • Criadores de conteúdo: os melhores amigos do autor depois de seus leitores — 10/9, às 16h

Conversas com criadores de conteúdo literário para entender como escolhem os livros sobre os quais falam, como enxergam a relação com autores e como construir parcerias que ultrapassem o simples envio de exemplares.

  • O livro para além das editoras tradicionais — 12/9, às 17h

Um olhar para empresas, plataformas e serviços que estão ampliando as possibilidades de publicação e circulação das histórias, passando por autopublicação, distribuição, audiolivros, livros digitais, tecnologia e dados.

"Mais do que visitas guiadas, a proposta é transformar a própria Bienal em uma espécie de sala de aula prática sobre o mercado editorial", diz Cassia. "Esse é um dos pilares do Movimento Indie: ajudar a diminuir a distância entre o autor independente e o funcionamento profissional do mercado. Muitas vezes, esse autor já investe em escrita, produção, divulgação e participação em eventos, mas ainda circula por esses espaços sem acesso a informações, contatos e referências que poderiam ajudá-lo a tomar decisões melhores sobre a própria carreira."

Os tours têm duração de uma hora, custam R$ 39,90 e são limitados a dez participantes cada. O ingresso da Bienal não está incluído. Para participar, é preciso se inscrever primeiro na comunidade do Movimento: https://movimentoindie.klubs.c....

[28/08/2026 11:44:37]