Guia apresenta 365 mitos iorubás para reflexões diárias
PublishNews, Redação, 14/11/2025
Livro de João Tokunbó Carneiro ganha apresentação de Reginaldo Prandi, orelha de Luiz Antonio Simas e duas noites de autógrafos em novembro e dezembro

Quer uma dica de presente de fim de ano? Livremente inspirado no best-seller Café com Deus Pai, está chegando às livrarias o Café da manhã com os orixás: guia de reflexões para cada dia do ano (Pallas Editora), de João Tokunbó Carneiro. O guia de 424 páginas propõe uma experiência de espiritualidade cotidiana a partir de 365 mitos de origem iorubá e terá dois lançamentos presenciais: no dia 25 de novembro, às 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Villa Lobos, em São Paulo, com a presença de Tokunbó e Reginaldo Prandi; e em 3 de dezembro, às 19h, na Janela Livraria (a nova unidade, em Laranjeiras), no Rio de Janeiro, reunindo num papo, autor, Dandara Suburbana e Adailton Moreira. O preço de capa é R$ 98.

Inspirado no formato de um calendário, o livro apresenta um mito por dia, seguido de um comentário reflexivo elaborado pelo autor e questões que estimulam introspecção e pensamento crítico. A apresentação é de Reginaldo Prandi, referência nos estudos afro-brasileiros, e a orelha foi escrita por Luiz Antonio Simas, historiador, babalorixá e pesquisador das culturas de matriz africana.

Em seu texto introdutório, Prandi sublinha o caráter vivo das narrativas iorubás. “Se as histórias dos orixás se repetem na vida das pessoas, por que não dar a elas alguma atenção? Para cada dia do ano, João elegeu um mito do meu livro ‘Mitologia dos orixás’. Apresentado o mito, João oferece um desdobramento da narrativa, seguido de questões provocativas, convidando o leitor a refletir e sentir, motivado por histórias que remetem a experiências de vida que há séculos e séculos se repetem no cotidiano de todos nós”, escreveu o autor do clássico Mitologia dos orixás (Companhia das Letras).

Já Simas destaca a capacidade do livro de atualizar a sabedoria ancestral. “Presentifica os relatos exemplares, ressalta a possibilidade que os mitos apresentam como fontes de reflexão diárias e cotidianas, mostra que o culto aos orixás tem o caráter sofisticado e universal que os grandes sistemas de compreensão do mundo possuem e ressalta o elemento mais profundo das religiões de terreiro: só é ancestral o saber que tem a capacidade de conversar com o tempo presente e interagir com os anseios de vida que mulheres, homens e crianças comuns são capazes de cultivar e alimentar, ao longo do ano, em uma mesa de café da manhã”, assinalou o historiador.

João Tokunbó Carneiro, sacerdote das religiões afro-brasileiras — conhecido no meio religioso como Odetokunbó — foi iniciado no candomblé pelo escritor e sacerdote Armando Akintundê Vallado. Há mais de três décadas dedicado às práticas e estudos das tradições afro-brasileiras, é doutor em Ciências da Religião, mestre em Filosofia e pós-graduado em Psicologia Junguiana e Teologia Afro-Brasileira.

Atua também em ambientes corporativos como consultor e palestrante, desenvolvendo projetos de cultura organizacional e aperfeiçoamento humano. É autor de obras como Religiões afro-brasileiras: uma construção teológica (Vozes), Amor como extensão da ética (Arché Editora) e Conversa com os orixás: reflexões para o seu dia a dia (Legião Publicações), em 2025.

Serviço

São Paulo
25 de novembro, às 19h
Livraria da Travessa – Shopping Villa Lobos (Av. Dra. Ruth Cardoso, 4777 – 2º piso)
Bate-papo do autor com Reginaldo Prandi

Rio de Janeiro
3 de dezembro, às 19h
Janela Livraria, em Laranjeiras (Rua Prof. Ortiz Monteiro, 15 – Loja A, Laranjeiras)
Bate-papo do autor com Dandara Suburbana e Adailton Moreira

[14/11/2025 08:32:50]