
“Como curadora, me sinto investida pelo compromisso de fazer da FlinkSampa um festival transformador, que vai além da literatura para consolidar vínculos de pertencimento e reconhecimento social”, afirma Guiomar de Grammont ao PublishNews. Para ela, esta edição reforça o papel do evento como espaço de pertencimento e visibilidade. "Procuro criar debates que reforcem estratégias de combate à invisibilidade ao trazer à tona narrativas de resistência, empoderamento e recomposição da identidade negra. Procuro tornar o evento um espaço central para que vozes diversas de importantes autores negros assumam o protagonismo e inspirem futuras gerações", diz ao PN.
Uma das mesas mais aguardadas revisita o legado do Teatro Experimental do Negro. Para Elisa Larkin Nascimento, diretora geral do Ipeafro, cofundadora da instituição e viúva de Abdias Nascimento, a nova edição de Teatro Experimental do Negro: testemunhos e ressonâncias resgata um patrimônio histórico negligenciado.
“Com o livro lançado em 1966, Abdias tentou registrar a trajetória do TEN em crônicas, críticas, ensaios e matérias jornalísticas, mas a História do Teatro Moderno no Brasil recusou esse registro. O Ipeafro o ofereceu agora ao Sesc e à Editora Perspectiva, desta vez acrescido dos 'novos testemunhos', as ressonâncias do TEN", pontua Elisa.
Programação das mesas das Edições Sesc
Sábado, 15 de novembro
16h30 | Luiza Mahin sob novas luzes
Documentos inéditos revelam novas facetas da figura de Luiza Mahin, mãe de Luiz Gama. Ligia Fonseca Ferreira, Wlamyra Albuquerque e Lisa Earl Castillo, com mediação de Dulci Lima, discutem Lições de Resistência, com artigos de Luiz Gama na imprensa.
18h | África Brasil: o negro na música e na literatura
Paulo Lins e Kamille Viola, com mediação de Adriana Ferreira Silva, conversam sobre representatividade negra na música e na literatura a partir do livro África Brasil, de Kamille.
Domingo, 16 de novembro
15h | Teatro Experimental do Negro
Elisa Larkin Nascimento e Maria Ceiça, com mediação de Adriana Ferreira Silva, revisitam os 80 anos do TEN a partir do livro Teatro Experimental do Negro: testemunhos e ressonâncias.
16h30 | Protagonismo negro no século XX
Petrônio Domingues e Oswaldo Camargo, com mediação de Alinne Prado, discutem organizações e ações políticas negras no início do século XX, a partir de Protagonismo negro em São Paulo.
18h | Com a palavra, As Pretas
Lilia Guerra e Mônica Mendes Gonçalves, com mediação de Fernanda Sousa, debatem narrativas de mulheres negras inspiradas no livro Com a palavra, As Pretas, da senegalesa Awa Thiam.






