Edições Sesc leva cinco mesas à FlinkSampa 2025
PublishNews, Redação, 13/11/2025
Festival literário dedicado à cultura negra em São Paulo tem curadoria de Guiomar de Grammont e homenageia a cantora e ativista Leci Brandão

A FlinkSampa 2025, feira literária dedicada à cultura e à literatura negra brasileira, será realizada nos dias 15 e 16 de novembro, no Sesc Pompeia (Rua Clélia, 93 – São Paulo / SP), e presta homenagem à cantora, compositora e ativista Leci Brandão. Com mesas que tratam de memória, protagonismo negro e resistência cultural, as Edições Sesc participam com cinco debates diretamente relacionados ao catálogo do selo.

“Como curadora, me sinto investida pelo compromisso de fazer da FlinkSampa um festival transformador, que vai além da literatura para consolidar vínculos de pertencimento e reconhecimento social”, afirma Guiomar de Grammont ao PublishNews. Para ela, esta edição reforça o papel do evento como espaço de pertencimento e visibilidade. "Procuro criar debates que reforcem estratégias de combate à invisibilidade ao trazer à tona narrativas de resistência, empoderamento e recomposição da identidade negra. Procuro tornar o evento um espaço central para que vozes diversas de importantes autores negros assumam o protagonismo e inspirem futuras gerações", diz ao PN.

Uma das mesas mais aguardadas revisita o legado do Teatro Experimental do Negro. Para Elisa Larkin Nascimento, diretora geral do Ipeafro, cofundadora da instituição e viúva de Abdias Nascimento, a nova edição de Teatro Experimental do Negro: testemunhos e ressonâncias resgata um patrimônio histórico negligenciado.

“Com o livro lançado em 1966, Abdias tentou registrar a trajetória do TEN em crônicas, críticas, ensaios e matérias jornalísticas, mas a História do Teatro Moderno no Brasil recusou esse registro. O Ipeafro o ofereceu agora ao Sesc e à Editora Perspectiva, desta vez acrescido dos 'novos testemunhos', as ressonâncias do TEN", pontua Elisa.

Programação das mesas das Edições Sesc

Sábado, 15 de novembro
16h30 | Luiza Mahin sob novas luzes
Documentos inéditos revelam novas facetas da figura de Luiza Mahin, mãe de Luiz Gama. Ligia Fonseca Ferreira, Wlamyra Albuquerque e Lisa Earl Castillo, com mediação de Dulci Lima, discutem Lições de Resistência, com artigos de Luiz Gama na imprensa.

18h | África Brasil: o negro na música e na literatura
Paulo Lins e Kamille Viola, com mediação de Adriana Ferreira Silva, conversam sobre representatividade negra na música e na literatura a partir do livro África Brasil, de Kamille.

Domingo, 16 de novembro
15h | Teatro Experimental do Negro
Elisa Larkin Nascimento e Maria Ceiça, com mediação de Adriana Ferreira Silva, revisitam os 80 anos do TEN a partir do livro Teatro Experimental do Negro: testemunhos e ressonâncias.

16h30 | Protagonismo negro no século XX
Petrônio Domingues e Oswaldo Camargo, com mediação de Alinne Prado, discutem organizações e ações políticas negras no início do século XX, a partir de Protagonismo negro em São Paulo.

18h | Com a palavra, As Pretas
Lilia Guerra e Mônica Mendes Gonçalves, com mediação de Fernanda Sousa, debatem narrativas de mulheres negras inspiradas no livro Com a palavra, As Pretas, da senegalesa Awa Thiam.

[13/11/2025 10:36:33]