Prêmio Catavento 2025: livrarias Aigo, Bibla, Canoa e Funambule são finalistas
PublishNews, Redação, 11/04/2025
Na subcategoria Livreiro do Ano, concorrem Cida Saldanha, Diogo Alves da Conceição Santana, José Luiz Tahan e Marciano Lourenço de Souza; distinção é uma das categorias do Prêmio PublishNews

Os finalistas do Prêmio Catavento 2025, uma categoria do Prêmio PublishNews | © Divulgação
Os finalistas do Prêmio Catavento 2025, uma categoria do Prêmio PublishNews | © Divulgação
O PublishNews e a Catavento Distribuidora anunciam nesta sexta-feira (11) os finalistas do Prêmio Catavento 2025 (Livraria Destaque e Livreiro do Ano), uma categoria do Prêmio PublishNews. Os finalistas são:

Livraria Destaque

  • Aigo (São Paulo / SP)
  • Bibla (São Paulo / SP)
  • Livraria Canoa (Ilhabela / SP)
  • Livraria Funambule (Petrópolis / RJ)

Livreiro do Ano

  • Cida Saldanha (Livraria da Vila – São Paulo / SP)
  • Diogo Alves da Conceição Santana (Livraria Córdula – São João de Meriti / RJ)
  • José Luiz Tahan (Realejo Livros – Santos / SP)
  • Marciano Lourenço de Souza (Livraria Martins Fontes – São Paulo / SP)

Agora é com o público e com os leitores: ambas as categorias serão definidas por uma votação popular. É possível votar neste formulário até o dia 25 de abril de 2025. Os vencedores serão conhecidos na cerimônia do Prêmio PublishNews 2025, que será realizada em 7 de maio, quarta-feira, no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974), a partir das 18h30. Nesta edição, a cerimônia será restrita a convidados – os convites já estão sendo feitos. A mudança decorre do aumento significativo de público nos últimos anos e da limitação de espaço no local, e busca contribuir para maior segurança e conforto de todos.

A ideia do Prêmio Catavento é reconhecer e divulgar projetos e profissionais que encontraram maneiras de manter as livrarias crescendo, trouxeram novas ideias para vender livros e desenvolveram projetos inovadores dentro desses espaços, contribuindo também para o incentivo à leitura no país. Neste ano, a Catavento conta com a parceria da startup Konekta.

Conheça melhor os finalistas*:

Livraria Destaque

  • Aigo

Aigo, no bairro do Bom Retiro (SP) | © Agatha Kim
Aigo, no bairro do Bom Retiro (SP) | © Agatha Kim
“A AIGO nasceu com a missão de refletir e celebrar a diversidade cultural do Bom Retiro, um bairro historicamente marcado por diferentes ondas migratórias. Nossa proposta é ser mais que uma livraria: somos um espaço que conta as histórias das diferentes nacionalidades que construíram e constroem o bairro. Nossa curadoria especializada em narrativas de migração e deslocamentos territoriais é única no mercado, trazendo à tona vozes e experiências que são fundamentais para compreender não só a história do bairro, mas também a formação do Brasil.

Pensamos em eventos que sejam interessantes para nosso público, mas também eventos para debater assuntos que acreditamos ser importantes na atualidade, como forma de refletirmos criticamente sobre o mundo que ocupamos e construímos. Exemplos: questão da migração e emergência climática, questões envolvendo a construção e consumo da cultura popular coreana, narrativas do sul global, entre outras.

A AIGO foi inaugurada em 27/07/2023, fruto da união de três sócias – Agatha, Paulina e Yara – que cresceram no Bom Retiro. Nossa iniciativa nasceu da percepção de que o bairro estava havia mais de 40 anos sem uma livraria, e do desejo de criar um espaço que celebrasse as comunidades imigrantes e diaspóricas que fazem parte da sua história. Seria uma alegria ver o bairro homenageado com a premiação.”

Clique aqui para acessar o perfil oficial da livraria.

  • Bibla

Bibla, em Alto de Pinheiros (SP) | © Alessandra Effori
Bibla, em Alto de Pinheiros (SP) | © Alessandra Effori
“São Paulo ganhou uma nova livraria de rua localizada no Alto de Pinheiros. Um projeto feito com muito cuidado que nasceu para ser lugar de encontros e novas descobertas. Num sobrado que fica na divisa entre quatro bairros — Vila Madalena, Vila Ida, Pinheiros e Vila Beatriz — e sem pretensões de ter um rótulo, a bibla é uma mistura de livraria com café que acolhe a comunidade local e pessoas interessadas em literatura, encontros e boa comida. A bibla é também destino. As seções têm divisões pouco convencionais visando incentivar novas descobertas. A seleção de biografias, por exemplo, se chama “A vida dos outros”. Já a de lançamentos ganha o título de “pão quentinho”. A bibla abriga clubes do livro, rodas de conversas e pequenas apresentações em um palco especialmente projetado para esse fim.

O imóvel tem 180 m2 em dois andares e a decoração foi pensada cuidadosamente pelas três sócias, Isadora Peruch, Luciana Gil e Alessandra Effori. Quase toda a mobília e itens decorativos foram garimpados em leilões e lojas de móveis usados, restaurados para ganhar uma nova casa.”

Clique aqui para acessar o perfil oficial da livraria.

  • Livraria Canoa

Livraria Canoa, em Ilhabela (SP) | © Orlando Rafael Prado
Livraria Canoa, em Ilhabela (SP) | © Orlando Rafael Prado
“Espaço de aconchego em que os clientes podem usufruir de um amplo jardim com várias áreas para leitura (inclusive redes) e mesas, possui também café integrado a livraria. A livraria já possui um clube de leitura que já estava ativo antes mesmo de a livraria abrir as portas, também é um espaço para eventos e conexão entre leitores e apaixonados por livros. Está localizada na belíssima Ilhabela (SP).

A livraria promove mensalmente um clube de leitura e uma agenda de eventos de lançamentos, contações de histórias, debates e cursos”

Clique aqui para acessar o perfil oficial da livraria.

  • Livraria Funambule

Livraria Funambule, em Petrópolis (RJ) | © Paloma Brito
Livraria Funambule, em Petrópolis (RJ) | © Paloma Brito
“Acolhimento é o princípio da Funambule. Todos os clientes que chegam na livraria sentem-se acolhidos e bem atendidos. Também oferecemos uma grande diversidade de títulos e buscamos atender a todas as demandas que recebemos. O nosso café complementa a experiência de um ambiente aconchegante e propício à leitura. Além de sempre estarmos dispostos para uma boa conversa literária.

Hoje, contamos com cinco clubes de leitura na livraria: clube de literatura clássica grega, de literatura contemporânea, de leitura em francês, de literatura afro-brasileira e infantil. Todos são gratuitos e incentivamos a compra do livro discutido em cada encontro na livraria, além de leituras complementares. No clube infantil, além da mediação de leitura, também oferecemos oficinas e atividades inspiradas. Promovemos lançamentos e eventos culturais de artistas locais da região serrana do RJ. Somos a única livraria da região com um calendário cultural acessível para a comunidade”.

Clique aqui para acessar o perfil oficial da livraria.

Livreiro do Ano

  • Cida Saldanha

Cida Saldanha, da Livraria da Vila (SP) | © Livraria da Vila
Cida Saldanha, da Livraria da Vila (SP) | © Livraria da Vila
“Cida é uma profissional conhecida e muito querida, tanto pelo mercado quanto pelos clientes. Cida trabalha 41 anos no mercado de livros, sendo 34 na Vila! Ela tem muitas histórias para contar! Viu a Livraria crescer, expandir, mudar de lugar, viu clientes crescendo, atendeu gerações de famílias e é umas das livreiras mais procuradas pelos clientes para fazer indicações de livros.

Cida se formou em ciências socias e logo de início sua paixão por literatura a levou ao mercado de livros. Passou pela Kairós, Cortez e Brasiliense até chegar na Vila. Hoje são 34 anos de Livraria da Vila na sua trajetória!"

  • Diogo Alves da Conceição Santana

Diogo Alves da Conceição, livreiro | © Livraria Córdula
Diogo Alves da Conceição, livreiro | © Livraria Córdula
“Abrir uma livraria na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, região periférica e com déficit de recursos em educação, foi uma proposta muito ousada, porque as expectativas de sucesso são mínimas. A Livraria Córdula nasceu com o apoio dos escritores locais, realizando muitas atividades culturais e literárias, criando uma demanda e lentamente se consolidando no mercado da região.

Em 2011, Diogo iniciou sua carreira na Livraria da Travessa, como estoquista. Um ano depois, tornou-se livreiro nas filiais de Ipanema, Sete de Setembro e CCBB. Em 2019, começou a sua trajetória na livraria da UERJ, em paralelo, desenvolveu o projeto de uma livraria itinerante – a Livraria Córdula – até que, em 2025, decidiu assumir integralmente o projeto.”

  • José Luiz Tahan

José Luiz Tahan, da Realejo, em Santos (SP) | © José Luiz Tahan
José Luiz Tahan, da Realejo, em Santos (SP) | © José Luiz Tahan
“Um livreiro que atua há mais de trinta anos no mercado editorial, numa livraria de rua, um profissional que aprende diariamente e que, a partir dos encontros com leitores em sua livraria, escreveu sobre as experiências vividas. Seu livro Um intrépido livreiro nos trópicos é o resultado dessa vida entre livros, leitores e escritores. É uma vida dedicada ao ofício de livreiro.

Foi livreiro da Livraria Iporanga e em 2001 fundou a Realejo Livros e Edições, segue trabalhando nela até hoje. Em 2006, criou a editora Realejo e em 2009 iniciou o festival Tarrafa Literária, em Santos (SP). Em 2023, lançou seu livro de crônicas, Um intrépido livreiro nos trópicos."

  • Marciano Lourenço de Souza

Marciano Lourenço de Souza (Martins Fontes Paulista) | © Neide Xavier
Marciano Lourenço de Souza (Martins Fontes Paulista) | © Neide Xavier
“Marciano Lourenço de Souza, 66 anos, começou a trabalhar aos 16 como office boy na Livraria Siciliano e de lá pra cá não parou mais. E continua com a mesma energia e disposição de sempre! Abriu a Metido a Sebo Livraria em 2000, que continua "viva" online, e está há quase 15 anos na Martins Fontes da Paulista, tendo passado mais de 10 anos na Martins Fontes da Doutor Vila Nova....Seus clientes desses mais de 40 anos como livreiro, aparecem vez em quando lá na Paulista pra dar um "alô" saudoso....Marciano é de Camocim de São Félix, Pernambuco, mas parece mesmo é que veio de marte!

Iniciou no ramo do livro como office boy na Livraria Siciliano em 1974. Em 1986 passou a trabalhar na livraria Martins Fontes da Doutor Vila Nova, se desligando em 1999 para abrir o seu próprio negócio: a Metido a Sebo Livraria. Voltou para a Martin Fontes da Vila Nova em 2010, e atualmente está na Martins Fontes Paulista."

*Os textos foram enviados nas inscrições e editados pelo PublishNews para maior concisão e clareza.

Os finalistas foram selecionados a partir de escolhas do júri. Na categoria Livraria Destaque, o júri foi composto por Elisabeth Lovatel – Vanguarda (vencedora do Prêmio em 2022), Adriana Haddad – Livraria Candeeiro (vencedora o Prêmio em 2023), Alexandre Martins Fontes (presidente da ANL), Maria Borin (consultora), Orlando Prado (consultor), Leonardo Neto (jornalista especializado em mercado editorial) e Tiago Valente (influenciador literário).

Na categoria Livreiro do Ano, os jurados foram Melissa Velludo (Degustadora de Histórias – vencedora do Prêmio em 2023), Heider Oliveira (LDM – vencedor do Prêmio em 2022), Maria Borin, Orlando Prado, Leonardo Neto e Tiago Valente.

Os vencedores serão os candidatos com a maior votação do público. Clique aqui para votar.

A 9ª edição do Prêmio PublishNews tem patrocínio da Bookwire, Catavento, CBL, MVB, Skeelo e Transpo Express. E apoio da ANL, Goethe-Institut São Paulo e NESPE.

[11/04/2025 11:10:00]