
Livraria Destaque
- Aigo (São Paulo / SP)
- Bibla (São Paulo / SP)
- Livraria Canoa (Ilhabela / SP)
- Livraria Funambule (Petrópolis / RJ)
Livreiro do Ano
- Cida Saldanha (Livraria da Vila – São Paulo / SP)
- Diogo Alves da Conceição Santana (Livraria Córdula – São João de Meriti / RJ)
- José Luiz Tahan (Realejo Livros – Santos / SP)
- Marciano Lourenço de Souza (Livraria Martins Fontes – São Paulo / SP)
Agora é com o público e com os leitores: ambas as categorias serão definidas por uma votação popular. É possível votar neste formulário até o dia 25 de abril de 2025. Os vencedores serão conhecidos na cerimônia do Prêmio PublishNews 2025, que será realizada em 7 de maio, quarta-feira, no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974), a partir das 18h30. Nesta edição, a cerimônia será restrita a convidados – os convites já estão sendo feitos. A mudança decorre do aumento significativo de público nos últimos anos e da limitação de espaço no local, e busca contribuir para maior segurança e conforto de todos.
A ideia do Prêmio Catavento é reconhecer e divulgar projetos e profissionais que encontraram maneiras de manter as livrarias crescendo, trouxeram novas ideias para vender livros e desenvolveram projetos inovadores dentro desses espaços, contribuindo também para o incentivo à leitura no país. Neste ano, a Catavento conta com a parceria da startup Konekta.
Conheça melhor os finalistas*:
Livraria Destaque
- Aigo

Pensamos em eventos que sejam interessantes para nosso público, mas também eventos para debater assuntos que acreditamos ser importantes na atualidade, como forma de refletirmos criticamente sobre o mundo que ocupamos e construímos. Exemplos: questão da migração e emergência climática, questões envolvendo a construção e consumo da cultura popular coreana, narrativas do sul global, entre outras.
A AIGO foi inaugurada em 27/07/2023, fruto da união de três sócias – Agatha, Paulina e Yara – que cresceram no Bom Retiro. Nossa iniciativa nasceu da percepção de que o bairro estava havia mais de 40 anos sem uma livraria, e do desejo de criar um espaço que celebrasse as comunidades imigrantes e diaspóricas que fazem parte da sua história. Seria uma alegria ver o bairro homenageado com a premiação.”
Clique aqui para acessar o perfil oficial da livraria.
- Bibla

O imóvel tem 180 m2 em dois andares e a decoração foi pensada cuidadosamente pelas três sócias, Isadora Peruch, Luciana Gil e Alessandra Effori. Quase toda a mobília e itens decorativos foram garimpados em leilões e lojas de móveis usados, restaurados para ganhar uma nova casa.”
Clique aqui para acessar o perfil oficial da livraria.
- Livraria Canoa

A livraria promove mensalmente um clube de leitura e uma agenda de eventos de lançamentos, contações de histórias, debates e cursos”
Clique aqui para acessar o perfil oficial da livraria.
- Livraria Funambule

Hoje, contamos com cinco clubes de leitura na livraria: clube de literatura clássica grega, de literatura contemporânea, de leitura em francês, de literatura afro-brasileira e infantil. Todos são gratuitos e incentivamos a compra do livro discutido em cada encontro na livraria, além de leituras complementares. No clube infantil, além da mediação de leitura, também oferecemos oficinas e atividades inspiradas. Promovemos lançamentos e eventos culturais de artistas locais da região serrana do RJ. Somos a única livraria da região com um calendário cultural acessível para a comunidade”.
Clique aqui para acessar o perfil oficial da livraria.
Livreiro do Ano
- Cida Saldanha

Cida se formou em ciências socias e logo de início sua paixão por literatura a levou ao mercado de livros. Passou pela Kairós, Cortez e Brasiliense até chegar na Vila. Hoje são 34 anos de Livraria da Vila na sua trajetória!"
- Diogo Alves da Conceição Santana

Em 2011, Diogo iniciou sua carreira na Livraria da Travessa, como estoquista. Um ano depois, tornou-se livreiro nas filiais de Ipanema, Sete de Setembro e CCBB. Em 2019, começou a sua trajetória na livraria da UERJ, em paralelo, desenvolveu o projeto de uma livraria itinerante – a Livraria Córdula – até que, em 2025, decidiu assumir integralmente o projeto.”
- José Luiz Tahan

Foi livreiro da Livraria Iporanga e em 2001 fundou a Realejo Livros e Edições, segue trabalhando nela até hoje. Em 2006, criou a editora Realejo e em 2009 iniciou o festival Tarrafa Literária, em Santos (SP). Em 2023, lançou seu livro de crônicas, Um intrépido livreiro nos trópicos."
- Marciano Lourenço de Souza

Iniciou no ramo do livro como office boy na Livraria Siciliano em 1974. Em 1986 passou a trabalhar na livraria Martins Fontes da Doutor Vila Nova, se desligando em 1999 para abrir o seu próprio negócio: a Metido a Sebo Livraria. Voltou para a Martin Fontes da Vila Nova em 2010, e atualmente está na Martins Fontes Paulista."
*Os textos foram enviados nas inscrições e editados pelo PublishNews para maior concisão e clareza.
Os finalistas foram selecionados a partir de escolhas do júri. Na categoria Livraria Destaque, o júri foi composto por Elisabeth Lovatel – Vanguarda (vencedora do Prêmio em 2022), Adriana Haddad – Livraria Candeeiro (vencedora o Prêmio em 2023), Alexandre Martins Fontes (presidente da ANL), Maria Borin (consultora), Orlando Prado (consultor), Leonardo Neto (jornalista especializado em mercado editorial) e Tiago Valente (influenciador literário).
Na categoria Livreiro do Ano, os jurados foram Melissa Velludo (Degustadora de Histórias – vencedora do Prêmio em 2023), Heider Oliveira (LDM – vencedor do Prêmio em 2022), Maria Borin, Orlando Prado, Leonardo Neto e Tiago Valente.
Os vencedores serão os candidatos com a maior votação do público. Clique aqui para votar.
A 9ª edição do Prêmio PublishNews tem patrocínio da Bookwire, Catavento, CBL, MVB, Skeelo e Transpo Express. E apoio da ANL, Goethe-Institut São Paulo e NESPE.
