Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
|
PublishNews, Beatriz Sgrignelli, 07/02/2023
Grandes livrarias consultadas pelo PublishNews na última semana indicaram entusiasmo com o período de volta às aulas, que tradicionalmente vê aumentar o consumo de livros didáticos, artigos de papelaria e obras de literatura. A Amazon afirmou que a expectativa é de crescimento, mas sem oferecer números. Já a Leitura disse que espera crescer 45% em relação ao mesmo período de 2022 (janeiro e início de fevereiro), mesmo com a tendência de digitalização de parte das escolas, e eventuais perdas nas vendas de livros didáticos por esse motivo. Segundo a rede, os artigos de papelaria têm tido um desempenho melhor nas vendas até o momento. Segundo o presidente da rede Leitura, Marcus Teles, “a Leitura deve continuar seu plano de expansão. Em 2023 devemos inaugurar cinco novas lojas e fechar dois pontos comerciais sem rentabilidade. Terminamos 2022 com 99 lojas físicas e a loja on-line, e devemos encerrar este ano com 102 lojas físicas, mantendo o crescimento e aumentando nossa liderança entre as livrarias". Teles também indicou investimentos para aumentar vendas pela internet, buscando colocar a rede "entre os três maiores players brasileiros de livrarias on-line, com vendas integradas em mais de 90 lojas no nosso site e em outros marketplaces”. Clique no Leia mais e confira a matéria na íntegra.
PublishNews, Redação, 07/02/2023
O prazo de respostas das pesquisas Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro e Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro foi estendido para o dia 27 de fevereiro, para que as editoras tenham mais tempo e tranquilidade para responder. Coordenadas pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), as pesquisas apresentarão os principais dados do mercado editorial do ano-base de 2022. Os questionários, elaborados pela Nielsen Book, não precisam ser respondidos de uma única vez. Os dados já inseridos são salvos automaticamente, e o usuário pode retomar de onde parou. Qualquer dúvida, o SNEL pede para entrar em contato com Mariana Bueno, preferencialmente pelo e-mail producao.vendas@nielseniq.com ou pelo telefone (11) 99123-5722. Outro pedido é para não marcar as mensagens enviadas pela Nielsen como spam. "O envio constante dessas mensagens é necessário para lembrar os editores a respeito do preenchimento do questionário", diz o material de divulgação das pesquisas.
PublishNews, Beatriz Sgrignelli, 07/02/2023
Narradas pelas vozes de uma sociedade ocidental branca, a história e a cultura do Brasil costumam deixar de lado histórias periféricas; mesmo que, na verdade, as perspectivas sejam inúmeras. A literatura tem o poder de mostrar tais narrativas e ensinar que uma mesma história pode ser contada de formas distintas. O povo indígena é e sempre foi fonte imensa de produção de cultura. Desde o princípio da vida, os diferentes costumes praticados mostram a quantidade de formas de que cada grupo lida com o mundo a sua volta. Muitas vezes, ignora-se, tanto no ensino e livros didáticos, como na literatura, o que esses povos entendem por passado, presente e futuro. Pensando nisso, o PublishNews reuniu aqui 10 obras para começar a ler autores indígenas e (re)conhecer a real origem do Brasil. Clique no Leia mais e confira os livros selecionados.
PublishNews, Redação, 07/02/2023
O PublishNews publica mensalmente a Área Indie, espaço que reúne informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Neste mês, são cinco destaques. Amor de manjericão é a primeira obra solo da autora Ana Paula Couto que tem 53 anos, é casada, tem uma filha, leciona e escreve. A mãe de Laurinha que, estando completamente perdida após completar quarenta anos e enfrentar um divórcio, decide encontrar a si mesma, abrir suas asas e alçar voo para uma nova vida. O romance é a porta de entrada para a discussão de várias temáticas como etarismo, sexismo, maternidade, síndrome do ninho vazio, relações familiares e interpessoais. O segundo destaque é de Renato Maia, autor que largou um emprego estável para fazer o que realmente amava: escrever. Allegro ma non tropo é seu mais novo lançamento literário e é recheado de crônicas que tirarão um sorriso do leitor. O terceiro destaque é o livro O presidente que morreu, do autor Felipe de Caux, que narra uma história com aspectos de realismo fantástico, recheada de suspense, intrigas, humor e jogos políticos que, apesar de fictícios e retrógrados, são globalmente atuais. O quarto livro do mês é o livro Como usar o seu diário, de Monica Audrey, onde escreve sobre planejamento, minimalismo, gratidão e transformação pessoal. E o quinto e último destaque do mês fica com Língua doce: A carta de uma abelha sem ferrão, de Débora de Oliveira, uma jornada de uma abelha sem ferrão que viaja em busca de plantações de tomates e descobre um mundo desarrumado. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra; e para saber como participar da seção Área Indie, escreva para a Karina Lourenço, no e-mail karina@publishnews.com.br.
PublishNews, Redação, 07/02/2023
Depois de um fim de ano atribulado com a decisão judicial contrária à aquisição da Simon & Schuster, a Penguin Random House passa agora por um processo de reestruturação nos EUA, com o objetivo de revigorar a competição interna entre as diversas casas editoriais do grupo e renovar a relação com os agentes, de acordo com uma matéria do portal Publishers Weekly. Desde que o ex-CEO Markus Dohle renunciou ao cargo, em dezembro, quem assumiu como CEO interino foi Nihar Malaviya – ele deve continuar no cargo de forma definitiva. Na semana passada, a CEO da PRH EUA, Madeline McIntosh, tambem anunciou que vai renunciar ao cargo depois de completar o processo da nova estrutura organizacional da empresa. A questão de como as diferentes editoras do grupo competem entre si foi levantada durante o julgamento que impediu a compra da S&S. A reorganização deve implementar uma nova estrutura de liderança corporativa, que possivelmente não vai incluir um novo CEO para os EUA, mas sim um grupo de executivos para pensar o negócio de diferentes maneiras. Clique no Leia mais para ler o artigo na íntegra.
PublishNews, Redação, 07/02/2023
A um mês da Feira do Livro Infantil de Bolonha (6 a 9/03), o maior evento no mundo para esse mercado revelou a identidade visual da sua 60ª edição. O objetivo da feira era ter uma identidade visual que contasse a história da riqueza de paisagens e personagens que passaram pelo evento ao longo dos últimos anos. Eles decidiram chamar 20 ilustradores para trabalharem no conceito junto com a Chialab Studio, que cria a identidade da BCBF há sete anos. Os 20 ilustradores foram escolhidos por um júri composto pelos artistas que produziram as capas dos Illustrators Annuals na última década, entre eles, Roger Mello. A partir dos desenhos produzidos pelos artistas selecionados, a feira decidiu misturar e sobrepor as imagens para criar a identidade final. “A Feira do Livro Infantil de Bolonha 2023, na sua 60ª edição, transformou-se num concerto com 20 músicos a tocarem uma partitura a quatro cores”, resume os organizadores do projeto que pode ser conferido, passo a passo, clicando aqui. As ilustrações individuais dos 20 artistas estarão expostas na exposição Paisagens e retratos da BCBF, localizada no centro da Feira do Livro. Clique no Leia mais para ver as imagens.
PublishNews, Redação, 07/02/2023
Museus e outras instituições da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo terão programações diferenciadas no feriado de Carnaval, de 18 a 21/02. Na quarta-feira de cinzas, alguns espaços abrem com horários diferenciados. As atrações incluem o bloco Sainha de Chita, para as crianças, no Museu da Língua Portuguesa, contação de histórias nas bibliotecas, poesia carnavalesca na Fábrica de Cultura Jardim São Luís, além de ações online com o Carna#CulturaEmCasa, com diversos conteúdos transmitidos pela plataforma. Clique no Leia mais para ver a programação.
PublishNews, Redação, 07/02/2023
A editora Oficina Raquel, em parceria com a Livraria Belle Époque Discos e Livros (Rua Soares 50 – Méier, Rio de Janeiro / RJ) e com o Sarau Vingando Ismênia, realiza nesta quarta-feira (8), às 19h, um evento literário com a escritora Cidinha da Silva. Na ocasião, a escritora mineira radicada em São Paulo e com mais de 14 livros lançados falará sobre seus títulos A menina linda e outras crônicas e Oh margem! Reinventa Rios!, ambos publicados pela editora carioca, e em seguida participará de uma sessão de autógrafos. A proposta desse primeiro evento da editora Oficina Raquel, em parceria com a Belle Époque Discos e Livros, ocorre na direção de um novo posicionamento da editora, Mais que livros, diversidade!. O evento será gratuito e aberto para todos os públicos, em especial aqueles interessados em literatura negra feminina. A Belle Époque Discos e Livros, que acaba de reinaugurar, ficará responsável por ceder o espaço e pelo serviço de alimentos e bebidas. O Sarau Vingando Ismênia, formado por mulheres periféricas de diversos pontos da região metropolitana do Rio de Janeiro, fará a mediação da conversa e inserções poéticas.
|
“A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes.”
Poetisa e contista brasileira (1889-1985)
1.
|
Café com Deus pai
|
2.
|
É assim que começa
|
3.
|
É assim que acaba
|
4.
|
O que sobra
|
5.
|
A mandíbula de Caim
|
6.
|
Soft skills kids
|
7.
|
Mais esperto que o diabo
|
8.
|
Torto arado
|
9.
|
Minutos de sabedoria
|
10.
|
Mulheres que correm com os lobos (capa dura)
|
|
|
PublishNews, Redação, 07/02/2023
A nova animação da Mauricio de Sousa Produções chamada “Vamos Brincar com a Turma da Mônica” estreou no YouTube na última segunda-feira (6). Os tão conhecidos personagens do Bairro do Limoeiro, que conquistaram o coração dos fãs de todas as idades, recentemente ganharam uma nova versão. Com um visual totalmente novo, Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão e Milena protagonizam a nova série animada da Turminha voltada ao público pré-escolar. No enredo, os protagonistas, que têm quatro anos de idade, exploram o mundo a partir de brincadeiras e experiências transformadas pelo olhar cuidadoso e apurado da Mauricio de Sousa Produções. Além deles, Sansão, o coelhinho azul, inseparável parceiro de aventuras da Mônica, também ganha um destaque especial. Com direito a muita música, os fãs poderão conferir gratuitamente a animação. Além dessa, que é voltada aos pequenos, o canal também conta com uma programação completa com desenhos animados para todas as idades, com a Turma da Mônica Clássica e Mônica Toy. Clique no Leia mais e confira a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 07/02/2023
A Barbie é um fenômeno cultural que tomou forma nas mãos de Ruth Handler, criadora não apenas da boneca, mas uma das fundadoras da Mattel. A boneca de 30 centímetros de altura estreou na Toy Fair de 1959, em Nova York, e logo se tornou o tesouro de nove em cada dez garotas estadunidenses, chegando, em seguida, a ser amada por crianças de mais de 150 países. Foi atleta olímpica, serviu como piloto da força aérea, foi proprietária de uma boutique, concorreu à presidência e foi a responsável por provocar uma revolução cultural. Mas tudo isso aconteceu graças à idealização de uma empresária visionária. E, juntas, elas mudaram o universo dos negócios e a cultura para sempre. Em Barbie e o império da Mattel (HarperCollins, 272 pp, R$ 59,90 – Trad.: Alda Lima), a historiadora e autora best-seller Robin Gerber traz a inspiradora e trágica história real de como Handler construiu a maior empresa de brinquedos do planeta e criou um ícone internacional atemporal.
PublishNews, Redação, 07/02/2023
O livro Encontre seu foco: O poder do propósito para estruturar o seu negócio de sucesso (Citadel, 144 pp, R$ 49,90) demonstra ao leitor uma jornada de crescimento contínuo, mentalidade, as diferenças entre objetivos e propósito. Este último, inclusive, é a base da carreira de sucesso do empresário e autor Alcir Guimarães, que reitera a importância de colocar as pessoas acima de qualquer meta, com autenticidade e temperança como qualidades essenciais a serem exercidas no papel da liderança. O contador e empresário Alcir Guimarães fundou a Focus em 2013 e, em uma década, a empresa se tornou uma das maiores do setor de contabilidade para supermercados do Brasil. Um dos grandes diferenciais do negócio é a relação direta entre os clientes e a diretoria, que mantém reuniões periódicas com os empreendimentos atendidos. Além disso, Alcir Guimarães é educador, mentor e produz conteúdo para um canal no Youtube que descomplica informações para contadores. Ele também é líder do Crie – Cristão Empreendedores, que realiza cultos para empresários, empreendedores e microempreendedores na Igreja Lagoinha Niterói.
PublishNews, Redação, 07/02/2023
Uma comunicação efetiva e afetiva tem o poder de diminuir diferenças, aproximar pessoas, fortalecer vínculos, produzir debates saudáveis e até trazer felicidade. A habilidade comunicativa pode ainda pavimentar o caminho para um mundo melhor, especialmente em uma época marcada pela intolerância e por tantas desavenças. Escute, expresse e fale! (Rocco, 288 pp, R$ 54,90) reúne aprofundadas reflexões sobre o tema e traz dicas que vão ajudar o público a potencializar sua capacidade de diálogo, seja na mesa do bar, no escritório ou em reuniões virtuais. O conteúdo se completa com uma série de ensinamentos voltados a líderes empresariais que desejam atuar de forma mais assertiva, empática e inclusiva. A obra foi escrita por quatro profissionais apaixonados pelo ato de conversar: Mílton Jung, jornalista, âncora da CBN e palestrante na área de comunicação; António Sacavém, que ensina inteligência não verbal e emocional a líderes empresariais e governamentais; Leny Kyrillos, fonoaudióloga e comunicadora; e Thomas Brieu, palestrante e professor de escutatória e padrões de linguagem colaborativos. Para os autores, uma comunicação eficaz é aquela em que os recursos verbais, não verbais e vocais estão alinhados, garantindo a clareza da mensagem e o engajamento dos interlocutores. O lançamento da obra acontece nesta quinta (9), às 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Iguatemi (Av. Brig. Faria Lima, 2232 – São Paulo / SP).
PublishNews, Redação, 07/02/2023
Jorge Azevedo é investidor-anjo, consultor e empreendedor, com mais de vinte anos de experiência, e vai ensinar a tirar uma startup do papel. O livro Como nasce uma startup: O passo a passo para criar um negócio de sucesso e altamente lucrativo (Buzz, 244 pp, R$ 59,90) ajudará na abertura do negócio e na administração de sua primeira empresa. Jorge ensina os cálculos e as estratégias que todo empreendedor iniciante deve fazer para validar seu próprio negócio e partir da ideia abstrata para o produto tangível. E como os primeiros dois anos de uma startup são os mais difíceis, o livro estará lado a lado, mostrando como manter o seu negócio e investir financeiramente e intelectualmente nele para que cresça todos os dias e sobreviva ao início. Mas nem só de investimento vive uma empresa de sucesso: ela também precisa de uma equipe competente. Pensando nisso, o autor aborda a importância de escolher bem os sócios e colaboradores, dando dicas de como acertar nessa escolha para que haja equilíbrio e harmonia entre os funcionários e a sua startup se desenvolva cada vez mais por ter uma equipe motivada e certeira.
|
|
|