Publicidade
Publicidade
Reconexão com si mesma
PublishNews, Redação, 07/02/2023
‘Amor de manjericão’, de Ana Paula Couto, é a primeira obra solo da autora e discute questões como etarismo, sexismo, maternidade, síndrome do ninho vazio, relações familiares e interpessoais

publicada pela

Amor de manjericão é um sopro, um instante, uma chance ímpar de encontro. É uma conversa de uma mulher com outras mulheres. Muitas vezes damos voltas e mais voltas até encontrar nosso caminho. E nessas idas e vindas não é raro nos sentirmos desorientados e soltos.

Assim acontece com a mãe de Laurinha que, estando completamente perdida após completar quarenta anos e enfrentar um divórcio, decide encontrar a si mesma, abrir suas asas e alçar voo para uma nova vida. Perceber-se mulher, ganhar seu espaço e voltar a amar nem sempre são tarefas simples. E para essa mãe não foi. Mas, por que não tentar?

Não é difícil perceber nessa história o forte olhar feminino sobre a vida e as nuances da trajetória de uma mulher que não desiste de si mesma. O romance é a porta de entrada para a discussão de várias temáticas como etarismo, sexismo, maternidade, síndrome do ninho vazio, relações familiares e interpessoais. O manjericão entra aqui não só como um tempero, mas como um aroma, um sabor, um gosto que precisamos ter pela vida, enfim, ele traz à essa história um toque sutil, mas capaz de transformar a vida da mãe de Laurinha.

Autora Ana Paula Couto | Fonte: Divulgação
Autora Ana Paula Couto | Fonte: Divulgação

A autora, Ana Paula Couto, nasceu em Nova Friburgo, no Estado do Rio de Janeiro. Começou a escrever na adolescência e sempre se sentiu mais representada pela palavra escrita do que pela falada. Formou-se na Faculdade de Letras e ingressou no magistério como professora de Línguas Inglesa e Portuguesa.

Por muitos anos a escritora ficou adormecida, dando luz à educadora. Em 2020, em meio à pandemia, a até então só professora se viu tragada pela necessidade de expressar-se novamente através das palavras e voltou a escrever contos e crônicas. Em 2021 participou da Antologia da pandemia – Diário dos confinados pela Editora Resilience e também da coletânea Lendas da nossa terra: Quem conta um conto? pela mesma editora. Em julho de 2022 lançou mais alguns contos e crônicas na coletânea Delas para elas pela Editora Inovar. Nesse ínterim, retomou à escrita de um conto que se transmutou, tornando-se o livro Amor de manjericão, publicada pela Ases da Literatura, é primeira obra solo da autora que tem 53 anos, é casada, tem uma filha e continua lecionando e escrevendo.

A Área Indie é um publieditorial que reúne mensalmente lançamentos, com informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.

Tags: Área Indie, ases
Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos da Editora Vista Chinesa, Uiclap e um livro independente
Livro publicado pela Vista Chinesa conta a história de uma criança que usa a maconha para fins medicinais
Escrito por Marina Hadlich, 'Até essa comédia se tornar romântica' é uma história divertida e com uma personagem que ultrapassa as páginas e conversa diretamente com o leitor
Publicado pela UICLAP, livro de Luiz Müller é um guia completo que conta a história geral da ordem maçônica
Publicado pela Patuá, 'Cabeça de todos nós', primeiro livro de contos de Orete Nascimento, traz 30 contos que tratam de questões essenciais ao ser humano e das implicações de suas atitudes perante a vida
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Tivemos o prazer de ler um livro carnavalizado e carnavalizando! E há quem diga que a literatura nacional naufragou...
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos da Editora Vista Chinesa, Uiclap e um livro independente
Escrito por Marina Hadlich, 'Até essa comédia se tornar romântica' é uma história divertida e com uma personagem que ultrapassa as páginas e conversa diretamente com o leitor
Publicado pela UICLAP, livro de Luiz Müller é um guia completo que conta a história geral da ordem maçônica
Aprender a ler é o que de mais importante me aconteceu na vida. Agora que, por culpa do isolamento, leio do amanhecer ao anoitecer, aqueles dias voltam à minha memória com os fantasmas desvanecidos.
Mario Vargas Llosa
Escritor peruano
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar