Prêmio Jovens Talentos completa 10 anos impulsionando novas caras do mercado editorial
PublishNews, Beatriz Sardinha, 22/07/2025
Vencedores comentam sobre sua visão do setor do livro, e sobre como foi receber o prêmio e ir à Feira de Frankfurt – a principal recompensa do certame

Em 2025, o Prêmio Jovens Talentos da Indústria do Livro completa 10 anos – e segue com inscrições abertas, até o dia 28 de julho, para premiar um novo jovem destaque (profissionais até 35 anos) do mercado editorial. O PublishNews conversou com alguns dos vencedores das últimas edições sobre suas visões sobre o setor do livro no país, sobre o que significou receber o prêmio e ir para a Feira de Frankfurt, que, este ano, será realizada entre os dias 15 a 19 de outubro. As inscrições para esta edição estão disponíveis neste formulário – este ano, não haverá prorrogação do período.

O mercado editorial tem mudado bastante na última década. Dados publicados na série histórica da Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, estudo coordenado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), com apuração da Nielsen BookData, revelam um encolhimento do mercado.

Análise da série histórica do setor | © CBL/SNEL/Nielsen
Análise da série histórica do setor | © CBL/SNEL/Nielsen
Gustavo Lembert, CEO, fundador da TAG Experiências Literárias e vencedor em 2017, destaca a aproximação significativa com os leitores. "Vejo diversas editoras criando suas próprias comunidades, e não tenho dúvidas do quanto isso ajudou a compreender melhor o que agrada aos leitores", afirma.

Uma visão compartilhada entre os entrevistados é de que houve uma ampliação de horizontes sobre o que consiste o ambiente profissional do livro em si. Ing Lee – vencedora em 2024 – comenta que sua percepção sobre o mercado editorial mudou completamente do começo de sua trajetória até agora – ela afirma ter entrado "de paraquedas" no setor: "Compreender como funciona a cadeia do livro foi algo que mudou bastante minha percepção. Se antes aquela ficha técnica não fazia o menor sentido pra mim, hoje é uma das primeiras coisas que consulto ao abrir um livro".

Anna Luiza Cardoso
Anna Luiza Cardoso
Vencedoras também afirmam que essa visão amplificada reverbera em seu desenvolvimento pessoal e profissional ao longo de suas trajetórias. "Me tornei mais pragmática, e tenho hoje um conhecimento de mercado muito mais amplo, o que me permite ser mais assertiva do que no início de minha carreira", diz Anna Luiza Cardoso, agente literária, que também comenta a particularidade da situação das mulheres, que precisam lidar com a síndrome de impostora e "a sensação arraigada e infame de que não somos, nunca, boas o suficiente". Anna foi a primeira agente literária a receber o prêmio, na edição 2020/2021.

Raissa Boniolo, vencedora em 2023 e que atualmente não trabalha mais no setor, levou consigo os aprendizados para sua nova função, na área de Marketing. "O mercado editorial me trouxe uma perspectiva valiosa sobre tendências, rituais de consumo e toda a jornada do leitor enquanto consumidor".

Como é receber um prêmio

Diana Passy
Diana Passy
Jovem Talento de 2018, scout literária e curadora da Bienal do Livro de SP, Diana Passy destaca que o prêmio a fez ter consciência de seus projetos e de como as ações que estava promovendo traziam inovação. "Receber o Jovens Talentos me deu confiança para continuar propondo ideias que fugiam do óbvio e acreditar que havia valor justamente nessa forma mais autoral e experimental de atuar", comenta.

Raissa Boniolo
Raissa Boniolo
"O Prêmio Jovens Talentos me trouxe uma energia simbólica do que é 'ser jovem' — no sentido de ter vontade de aprender, ousar, desafiar padrões, mas também entender que errar faz parte do caminho", comenta Raissa, premiada por seu trabalho no Centro de Dados e Estratégia do Grupo Companhia das Letras, em 2023. "Nesse contexto, o prêmio também significou apoio: uma validação de que estávamos no rumo certo, mesmo com os riscos e aprendizados envolvidos. Faço questão de enfatizar o papel da equipe, porque ganhar esse prêmio não teria sido possível sem eles", afirma.

Gustavo Lembert
Gustavo Lembert
Gustavo realça como o Prêmio deu visibilidade para o projeto da TAG ainda em 2017 – desenvolvido fora do eixo Rio-São Paulo. "O prêmio ajudou a trazer credibilidade para o trabalho que vínhamos desenvolvendo, principalmente pela quantidade de pessoas que conheci no processo". Para quem está em dúvidas se deve se inscrever ou não, ele diz: "o prêmio individual de fato traz um desconforto, parece que estamos nos promovendo, puxando méritos para si, quando muitas vezes são compartilhados com mais pessoas do time. Mas descobri no processo que o pessoal, tanto da empresa quanto de empresas parceiras, acaba se engajando e torcendo por você".

Daniel Lameira
Daniel Lameira
Primeiro vencedor do prêmio, o editor e fundador da Seiva, Daniel Lameira, diz que por se tratar de um prêmio inédito na época, havia uma atenção ainda maior do mercado e que, pessoalmente, serviu como importante ferramenta de validação. "Foi um combustível interno para acalmar uma insegurança sobre projetos e ideias em um mundo que não é fácil sentir que se faz parte, dominado por uma elite intelectual ou financeira, da qual eu não faço parte. De certa forma, me deu mais segurança de seguir investigando inquietações que me moviam e me movem até hoje", comenta.

Pouco menos de um ano depois de receber o prêmio de 2024, a artista Ing Lee afirma que o reconhecimento não apenas reforçou sua ação como ilustradora, como também impactou a forma como editoras olham para profissionais da área criativa "com mais carinho".

Ilustração da capa da primeira edição da Revista PublishNews | © Ing Lee
Ilustração da capa da primeira edição da Revista PublishNews | © Ing Lee
"Meu pitch ao concorrer ao Prêmio também foi bastante pautado nos riscos da precarização por causa do uso de inteligência artificial para trabalhos criativos e sempre me posiciono ativamente a favor da regulamentação dessas tecnologias, que tem sido um tema urgente não apenas para quem trabalha com isso, mas também engloba questões bem preocupantes sobre meio ambiente e consequentemente o nosso futuro", aponta.

Ing atualmente ministra cursos de capas de livros, em que tem como objetivo preparar uma nova geração de capistas para o mercado editorial. "Tem sido uma experiência gratificante, e creio que ter recebido o Prêmio gerou essa validação em minha carreira, me trouxe mais confiança em lecionar e repassar minha experiência". Ela fez a ilustração da capa da primeira edição da Revista PublishNews, lançada em junho de 2025.

A experiência de ir para a Feira de Frankfurt

Frankfurt
Frankfurt
O vencedor ou vencedora do Prêmio Especial tem sua viagem (passagens aéreas e hospedagem) garantida para a Feira do Livro de Frankfurt. Lá, além de contatos com os principais tomadores de decisões das maiores e mais importantes empresas da área no mundo, eles podem assistir a uma programação de palestras, mesas e debates que discutem tendências e apresentam o futuro da indústria.

"Eu já tinha ido a Feira antes do prêmio, mas mesmo assim foi uma experiência nova e diferente, pois não só você conhece a feira como na ocasião teve um grupo de outros profissionais de países diferentes com premiações semelhantes, e tivemos trocas interessantes" — Daniel Lameira.

Vencedora do Jovens Talentos em Frankfurt, em 2024 © Ing Lee
Vencedora do Jovens Talentos em Frankfurt, em 2024 © Ing Lee
"A Feira de Frankfurt é uma imersão no presente e no futuro do livro: onde tradição, inovação e diversidade cultural se encontram." — Gustavo Lembert.

"Conhecer pessoas de tantos lugares e com perspectivas tão diversas foi uma oportunidade única de ampliar minha visão sobre o mercado e enxergar as possibilidades dentro dele" — Diana Passy.

"É um parque de diversões para quem ama falar e ouvir falar de livros todo dia, o dia todo. E a cerveja ainda é ótima!" — Anna Luiza Cardoso.

"Uma imersão inspiradora que amplia a visão de mundo e nos faz repensar o papel do livro e da cultura em escala global"— Raissa Boniolo.

"Ter ido à Feira do Livro de Frankfurt ampliou meus horizontes e me possibilitou vivenciar experiências que hoje são memórias marcantes que ainda levo comigo." — Ing Lee.

Confira a lista completa de finalistas do Prêmio Jovens Talentos desde 2015:

  • Daniel Lameira (2015)
  • Henderson Fürst (2015)
  • Jéssica Ferrara (2015)
  • João Varella (2015)
  • Lilian Zambon (2015)
  • Veronica Gonzalez (2015)
  • Flavia Iriarte (2016)
  • Gustavo Faraon (2016)
  • Guilherme Filippone (2016)
  • Gabriel Moreira (2016)
  • Joana De Conti (2016)
  • Gustavo Lembert (2017)
  • Cecília Arbolave (2018)
  • Diana Passy (2018)
  • Gil Sales (2018)
  • Raíssa Pena (2018)
  • Renata Nakano (2018)
  • Talita Camargo (2019)
  • Carolina Rocha (2019)
  • Diego de Oxóssi (2019)
  • Raquel Menezes (2019)
  • Taty Leite (2019 e 2020/21)
  • André Fonseca (2020/21)
  • Kim Doria (2020/21)
  • Anna Luiza Cardoso (2020/21)
  • Verena Alice Borelli (2020/21)
  • Anna Clara Gobatto (2023)
  • Rafaela Fernandes Lamas (2023)
  • Raissa Boniolo (2023)
  • Jorge José de Souza Pereira (2023)
  • Leopoldo Cavalcante (2023 e 2024)
  • Ronaldo Rodrigues (2024)
  • Ing Lee (2024)
  • Milena Lourenço (2024)
  • Rafaela Chiapin Pechansky (2024)

Inscrições para a edição 2025

As inscrições para esta edição estão disponíveis neste formulário até o dia 28 de julho – este ano, não haverá prorrogação do período. A escolha dos finalistas será feita pela organização do Prêmio e os nomes dos selecionados serão anunciados no dia 30 de julho, durante a programação da Casa PublishNews na Flip 2025.

O Prêmio Jovens Talentos é uma realização do PublishNews em parceria com a Feira do Livro de Frankfurt e com patrocínio da MVB América Latina e da Abrelivros. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário.

Dúvidas sobre o prêmio podem ser sanadas pelo email jovenstalentos@publishnews.com.br.

[22/07/2025 10:00:00]