Projeto inédito, Revista PublishNews discute como transformar o Brasil em uma nação de leitores
PublishNews, Redação, 03/06/2025
Com capa ilustrada por Ing Lee, crônica de Thalita Rebouças e artigo assinado por entidades do setor editorial, primeira edição da publicação impressa será distribuída na Bienal do Livro Rio e n’A Feira do Livro, em São Paulo

Detalhe da ilustração feita por Ing Lee para a capa da primeira edição da Revista PublishNews | © Ing Lee / PublishNews
Detalhe da ilustração feita por Ing Lee para a capa da primeira edição da Revista PublishNews | © Ing Lee / PublishNews
Uma iniciativa inédita do PublishNews – canal especializado na cobertura do mercado editorial e com quase 24 anos de história, sempre no ambiente digital – está prestes a chegar às mãos dos leitores: a Revista PublishNews. A publicação impressa será distribuída, principalmente, em dois grandes eventos: a Bienal do Livro Rio (13 a 22 de junho), no Riocentro (Rio de Janeiro / RJ), e A Feira do Livro (14 a 22 de junho), na Praça Charles Miller (São Paulo / SP).

Assim como a plataforma digital de notícias, a revista é centrada em questões urgentes e relevantes para o setor livreiro e em assuntos gerais do interesse de profissionais e entusiastas do ecossistema do livro. Com ilustração de Ing Lee, a capa – a ser revelada em breve – traduz o desejo e o potencial do país de ter uma população leitora e um mercado editorial forte.

A questão “Como transformar o Brasil em uma nação de leitores?” é o fio condutor da principal reportagem, e, de alguma maneira, perpassa toda essa primeira edição. “Contribuir com as discussões do setor livreiro no país está no nosso DNA e é algo que encaramos como missão. Aliás, não há discussão mais relevante – com mais leitores, o mercado se fortalece; com o mercado mais forte, formam-se leitores”, diz o editorial.

Partindo de projetos bem-sucedidos pró-leitura em diferentes regiões do Brasil, a matéria de capa busca entender erros cometidos pela sociedade e pelos gestores públicos quanto à formação de leitores. Entre as fontes ouvidas, está a socióloga Zoara Failla, coordenadora da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Divulgado em novembro de 2024, o estudo mostrou que, pela primeira vez desde o início da série histórica, em 2006, há mais não-leitores que leitores no país. “Temos poucas famílias leitoras e as escolas não estão conseguindo suprir essa carência”, afirma Zoara à reportagem.

Em outros textos, a Revista PublishNews faz um pequeno Raio-X da atual onda censória contra livros, dentro e fora do Brasil – com dados e tendo ouvido profissionais como o escritor Jeferson Tenório, segundo o qual “seria uma pessoa menor se algum autor fosse retirado de seu convívio, no decorrer de sua formação literária” –; discute o que os mercados editoriais do Brasil e da Argentina podem aprender um com o outro; perfila Mauricio de Sousa e a companhia da qual é presidente; e traz um infográfico com ações capazes de potencializar as vendas de um livro.

Entre outros destaques, há uma entrevista com uma das figuras mais influentes do mercado editorial nos EUA, Madeline McIntosh. A executiva americana deixou o comando de uma das maiores casas editoriais do mundo, a Penguin Random House USA, para formar uma pequena boutique independente, focada em trabalhar com os autores de modo artesanal, por assim dizer.

A publicação conta ainda com um artigo sobre os desafios do setor editorial, assinado pelas seguintes entidades: Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros), Associação Nacional de Livrarias (ANL), Câmara Brasileira do Livro (CBL), Liga Brasileira de Editoras (LIBRE) e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL); crônicas de Thalita Rebouças (escritora e curadora da Bienal do Livro Rio) e Leonardo Garzaro (colunista do PublishNews, escritor e editor); e uma HQ de Estevão Ribeiro, também colaborador fixo do PN; além de notas com bastidores da indústria e uma seção com lançamentos de livros.

“Ainda estamos no meio do processo de realização da revista, mas, pelo material que produzimos, pelas parcerias que firmamos e pelo expressivo número de anunciantes, não seria exagero dizer que temos sido muito bem-sucedidos até aqui”, afirma Ricardo Arcon, diretor-executivo do PublishNews. “Tudo isso dá fôlego para pensarmos em dar continuidade ao projeto, com edições periódicas.”

O projeto gráfico e a direção de arte da revista foram realizados pela Desenho Editorial, liderada por Guilherme Xavier. "Foi um prazer e também um desafio dar forma a essa primeira edição da Revista PublishNews", diz Xavier. "Criar um projeto gráfico que dialogasse com a inteligência do conteúdo, com a tradição do jornalismo do PN e com as transformações do mercado editorial exigiu um olhar atento e criterioso. Nosso trabalho com livros influenciou diretamente esse processo. Trouxemos para a revista a mesma lógica de projeto que aplicamos em edições literárias: respeitar o texto, valorizar o conteúdo e pensar o design como parte da narrativa."

Com a colaboração de outros nomes, como Ubiratan Brasil, a Revista PublishNews está sendo impressa pela Indústria Gráfica Santa Marta e será distribuída pela Catavento Distribuidora (e pela Transpo Express, n'A Feira do Livro). A tiragem é de 10 mil exemplares.

[03/06/2025 10:02:56]