Na tarde desta quarta (6), durante a programação do Rio International Publishers Summit, o PublishNews anunciou o vencedor do Prêmio Especial do Jovens Talentos, que em parceria com a MVB Brasil, reconhece profissionais com menos de 35 anos que se destacaram na indústria editorial.

Raissa concorreu ao prêmio com Anna Clara Gobatto (Planeta), Jorge José de Souza Pereira (Revista Philos), Leopoldo Cavalcante (Aboio) e Rafaela Fernandes Lamas (Autêntica).
“Fiquei extremamente impressionado com a qualidade dos trabalhos apresentados, com o nível de inovação, modernidade que esses jovens apresentaram”, comentou Dante sobre o Prêmio e os finalistas logo após o anúncio da vencedora. “Eu fico muito confiante num futuro bastante inovador e repleto de avanços tecnológicos da nossa indústria, algo mais necessário do que nunca e esses jovens mostraram que isso é viável, não só através da tecnologia, mas também de um trabalho criativo de licenciar e apresentar o trabalho editorial em diversas mídias, frentes e modelos comerciais”. Sobre o trabalho feito por Raissa, especificamente, o presidente do SNEL completou: “Todas as editoras precisam dar a importância devida que o tratamento de dados requer”.
Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Cásper Líbero (2021) e especialista em estudos de Cultura Material & Consumo pela ECA-USP (2023), Raissa criou o Centro de Dados e Estratégia do Grupo Companhia das Letras, sendo responsável pelas áreas de CRM, Mídias Digitais, Inteligência de Mercado e SEO.
Ao longo de dois anos, ela desenvolveu metodologias para identificar oportunidades de títulos de acordo com sazonalidades, aplicando pesquisas quantitativas que geraram valiosos insights sobre o comportamento do público, especialmente nas redes sociais.
Em 2022, após contribuir para a adesão da Companhia ao selo Carbon Free, Raissa criou o Centro de Dados e Estratégia do Grupo, iniciativa que surgiu da necessidade de unificar de forma consciente, segura e escalável as áreas de análise de dados e mídias digitais da empresa. Hoje, a Companhia tem aproximadamente 20 modelos de relatórios já produzidos atendendo os principais departamentos do mercado.
A inscrição de Boniolo ao Prêmio contou com recomendações de Luciana Borges, diretora comercial da Companhia; Rodrigo Galano, market analyst da Nielsen Book Brasil; e Isabella Oliveira, estagiária de inteligência de mercado da Companhia; além de dados, apresentações e cases sobre seu trabalho na editora.
“Raissa trouxe para o time novas ferramentas de análises, é focada nos indicadores e traz muitas dicas de caminhos para novas ações, e com uma proatividade que poucos profissionais têm, ela tem nos provocado a repensar ações visando melhorias - e que os tiros sejam disparados para os alvos certos”, elogiou Luciana. “Através do que foi estruturado pela Raissa, hoje conseguimos trabalhar em conjunto para entender as principais tendências do mercado, o comportamento do consumidor, que ferramentas e estratégias temos a nossa disposição para conquistar, cativar e principalmente – fidelizar – os mais diferentes tipos de público e como investir nosso orçamento de forma mais certeira”, reforçou Isabella.
“Se eu estou aqui hoje é porque eu recebi o apoio de muitas pessoas, tive oportunidades, portas que foram abertas para mim desde o início, até hoje”, disse Raissa na entrega do prêmio, citando o nome de Isabella, Laura Dourado, Matinas Suzuki Jr., diretor de operações da Companhia, entre outros.
“Tudo isso foi possível porque através de dados eu vi que a gente tem muita oportunidade que a gente perde. Oportunidades sociológicas e humanas que a gente precisa trabalhar e trazer para a atualidade”, finalizou.
Já venceram o Prêmio Especial do Jovens Talentos nomes como Daniel Lameira (2015), Guilherme Filippone (2016), Gustavo Lembert (2017), Diana Lassy (2018), Carolina Rocha (2019) e Anna Luiza Cardoso (2020/2021).