Publicidade
Publicidade
Prêmios literários são consequência, não causa
PublishNews, Henrique Rodrigues, 20/11/2023
Em sua coluna, Henrique Rodrigues reflete sobre o papel das premiações na trajetória de autores

A cada ano, mais ou menos nesta época, começam a ser divulgados os finalistas e vencedores dos mais diversos prêmios literários do Brasil. É um ciclo que se repete: as listas saem na imprensa, são replicadas nas redes sociais, proliferam-se alegrias e parabéns tanto quanto decepções, acusações de armação e uma boa porção de ressentimento, ingrediente que pulula não só na literatura, mas no mundo das artes em geral.

Já escrevi sobre isso tudo em outra coluna. Mas como é um assunto recorrente, vamos lá.

Há uns anos venho trabalhando no lado de trás do balcão dos prêmios literários, observando todo esse movimento de expectativas e surpresas. Entendo que há uma série de aspectos que devem ser considerados nesse debate.

O primeiro é que os prêmios têm objetivos diferentes: alguns intencionam revelar os melhores do ano, outros abrir caminho a novos nomes. Gosto mais do segundo, ainda que entenda a importância do primeiro. Mesmo que a literatura seja quase a prima pobre da Cultura (veja os recentes esquecimentos dos editais de incentivos públicos), há um grande desejo de pessoas, oriundas de todos os lugares, terem sua obra publicada e lida. Imprimir é relativamente fácil, mas tornar público é que são elas. Não podemos nos esquecer de que há poucos consumidores de literatura não sustentada pelo marketing ou que não se enquadre em tendências da moda. Há exceções, claro, mas que só justificam a regra, como é o caso do Torto arado, do Itamar Vieira Júnior. Por isso são chamadas de fenômenos, não é? Os mais vendidos das bienais de livro, só para pinçar um exemplo, são ainda best-sellers internacionais. Mas isso é assunto para depois.

Nesse cenário, existe a ideia de que vencer um prêmio significa que os livros chegarão a muitos leitores, com uma multidão correndo para livrarias e sites a fim de adquirir a obra. Balela, também, em termos de volume. Mesmo as editoras grandes, muitas vezes, criam seus selos para livros que vendem muito, separando-os daqueles direcionados para prêmios, que nem precisam ter muita saída. Livros premiados são quase um segmento, voltado mais para credibilidade do que para sucesso comercial.

Muitos autores querem vencer um prêmio para que sua obra seja validada pelo sistema literário. Entendo muito isso, porque ser escritor no Brasil é bem difícil. Falei que queria ser autor aos 13 anos, na escola pública, ao vencer o concurso de frases na biblioteca. Daí fui roubar poemas dos grandes autores, dava para as meninas dizendo que os tinha escrito, entrei na faculdade de Letras (algo até então impensável e estranho para a nossa família pobre), depois mais estudo, oficinas, aulas, resenhas em jornais, escrita nos blogs e um catatau de nãos até que, aos 30 (17 anos depois), tivesse meu primeiro livro publicado. Hoje vejo o quanto esse tempo foi importante.

É fato que cada autor e autora traz sua história, mas percebi nesse período que os escribas têm muita urgência de serem reconhecidos. Creio que a lógica corrida das redes sociais faz com que a cada semana precise ser elencado o grande livro da grande revelação nunca dantes encontrada na história da literatura. Passa-se um tempo e essa pessoa é trocada por outra, com o mesmo sentido de uma celebração da genialidade efêmera, que se torna uma grande armadilha para quem quer abraçar a literatura como parte da sua vida. É frustração na certa. Cilada, Bino!

Fui indicado apenas recentemente a alguns prêmios, mas sou mais chamado para compor júris, o que me deixa bem confortável porque aprendi a estabelecer critérios técnicos para esse trabalho. O ideal é avaliar livros, não pessoas, inclusive me recuso a dar notas altas para Fulano/a só porque está bombando nas mídias. Até porque tem gente muito celebrada nas redes sociais, com fotos e vídeos superproduzidos, mas cujo texto, na hora da leitura, é muito aquém do que aparenta.

Por isso acho que o Prêmio Sesc, do qual fui um dos idealizadores e que está completando 20 anos, passa ao largo disso tudo. As obras são protegidas por anonimato, e trocamos a cada ano as dezenas de pessoas envolvidas no júri. Ou seja: quem escreve não sabe quem vai julgar e quem julga não sabe quem escreveu os livros. O resultado é sempre surpreendente: pelo terceiro ano consecutivo foram descobertos vencedores do Pará. Tem gente boa no país inteiro.

Não vencer um prêmio literário, por estranho que possa parecer, não significa que você perdeu. Talvez esse seja um dos grandes equívocos que passam na mente dos candidatos. Vemos sempre algo como a fábula “A raposa e as uvas”, em que os prêmios recebem uma saraivada de críticas e acusações de mamatas ou clubismos para iniciados, panelinhas e por aí vai. Aí no ano seguinte, caso essa mesma pessoa seja indicada para algo, o discurso rapidamente muda, como nos casos do futebol: nunca critiquei.

Há uns anos, e parece que foi coisa de muitas décadas, a galera dos livros fazia uma coisa que tinha ares meio sérios, porém era muito divertido, chamado Copa Literária, ou algo assim, em que o pessoal ia votando num grupo de romances lançados ao longo do ano, passando por oitavas, quartas etc. até chegar ao livro vencedor. Os prêmios literários não são isso. Eles se organizam por vários critérios, com muita gente comprometida trabalhando nos bastidores para que funcionem e sejam justos.

Como se trata de arte, há o componente subjetivo que pode variar de acordo com as bancas julgadoras, fazendo com que centenas de livros sejam avaliados por algo entre o mérito da qualidade e uma parcela de sorte. Sobre isso, o escritor Christiano Aguiar escreveu bem na sua newsletter: “o mérito deve nos deixar orgulhosos e deve nos fazer admirar os colegas que conseguiram a proeza de estar nas finais, nas listas de melhores do ano, nos lugares vencedores. A sorte, contudo, precisa ser um convite à humildade.” Falou e disse, camarada.

Creio ser importante, sobretudo, que os escritores em geral não coloquem tanta expectativa nos prêmios literários. Eles são reconhecimento sobre um trabalho, não a causa dele. Tomar consequência como causa é outra armadilha que se deve evitar, especialmente quando esse processo está totalmente fora do nosso alcance. Para além da validação entre os colegas de ofício, acredito que o desafio como artistas num país tão desigual deveria ser contribuir para criar mais leitores para as nossas literaturas.

Agora mesmo, enquanto escrevo, tenho um livro entre os semifinalistas do Jabuti. Se ficar, legal. Caso não, ok também. Mesmo porque acho que já ganhei um dos maiores prêmios: aquela biblioteca onde venci o concurso aos 13 anos agora leva o meu nome. E ajudar a formar novos leitores lá é a responsabilidade que esse prêmio trouxe. Nesse sim, reside a minha expectativa.

Henrique Rodrigues nasceu no subúrbio do Rio de Janeiro, em 1975. É curador de programações literárias e consultor para projetos e programas de formação de leitores. Formou-se em Letras pela Uerj, cursou especialização em Jornalismo Cultural pela Uerj, mestrado e doutorado em Letras pela PUC-Rio. Já foi atendente de lanchonete, balconista de videolocadora, professor, superintendente pedagógico da Secretaria de Estado de Educação do RJ, coordenador pedagógico do programa Oi Kabum! e gestor de projetos literários no Sesc Nacional. É autor de 24 livros, entre poesia, infantis, juvenis. www.henriquerodrigues.net

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Henrique Rodrigues apresenta sugestões de ações práticas contra o cerceamento à literatura
Em sua coluna, Henrique Rodrigues comenta a recorrente perseguição à literatura contemporânea
Em nova coluna, Henrique Rodrigues comenta as temáticas literárias das escolas de samba do Carnaval carioca
Em sua coluna, Henrique Rodrigues faz duas críticas sobre pontos recorrentes à Bienal do Livro e defende a implementação de atividades de leitura no cotidiano
Em sua coluna, Henrique Rodrigues reflete sobre como os eventos literários podem criar desdobramentos locais
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Aquele que lê maus livros não leva vantagem sobre aquele que não lê livro nenhum.
Mark Twain
Escritor e humorista norte-americano (1835-1910)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar