Quem é Colleen Hoover, rainha das listas de livros mais vendidos
PublishNews, Guilherme Sobota, 11/01/2023
Escritora norte-americana, autora do maior best-seller do ano, 'É assim que acaba', começou a carreira na autopublicação

Colleen Hoover | © Galera Record
Colleen Hoover | © Galera Record
Você, leitor ou profissional do mercado editorial, certamente ouviu muitas vezes o nome de Colleen Hoover nos dois últimos anos. A escritora norte-americana viu a venda de seus livros crescer vertiginosamente, e agora, fim de 2022 e início de 2023, diversos jornais e veículos – como o próprio PublishNews – cravaram: foi ela a autora do livro mais vendido do ano. Aqui no Brasil, de acordo com a Lista dos Mais Vendidos do PublishNews, É assim que acaba (Galera Record) vendeu 127.884 exemplares nas livrarias e teve ampla vantagem sobre o segundo colocado.

Mas quem é Colleen Hoover?

Autora de 22 romances e novelas, os livros de Colleen Hoover são associados às categorias Young Adult e New Adult, bem como a thrillers psicológicos e outros gêneros. Nos EUA, ela é publicada pela Montlake (Amazon), Grand Central Publishing (Hachette) e Atria Books (Simon & Schuster), além de eventualmente se autopublicar.

Ela já levou diversos prêmios no Goodreads Choice Award (em que os leitores da plataforma escolhem os vencedores); um de seus romances, Confesse, foi adaptado para uma série de TV; ela criou com sua família um clube do livro filantrópico, chamado The Bookworm Box, que segundo seu site oficial já gerou mais de US$ 1 milhão em doações.

Seus livros são ecléticos. “Ela escreveu romances, um thriller psicológico quente, uma história de fantasmas, romances angustiantes sobre violência doméstica, abuso de drogas, falta de moradia e pobreza. Embora seus livros sejam difíceis de categorizar, a maioria deles tem uma combinação viciante de sexo, drama e reviravoltas escandalosas”, escreveu Alexandra Alter no The New York Times em outubro de 22.

Colleen Hoover: biografia

Collen Hoover nasceu em Saltillo, uma cidade a cerca de 120 quilômetros de Dallas, no Texas, e suas memórias mais antigas remetem a um episódio de violência física por parte do pai contra a mãe – em É assim que acaba (It ends with us), Hoover dedica palavras de carinho a ela. As duas ainda vivem numa propriedade onde a escritora, hoje com 42 anos, cresceu. Ela fez faculdade comunitária nos EUA com foco em estudos sociais, e trabalhou na profissão por alguns anos, em centros de auxílio a crianças, pessoas com problemas de saúde mental e nutrição.

A literatura era só um hobby quando ela começou a distribuir trechos que vinha escrevendo para familiares e amigos em 2011. Sua chefe na época, Stephanie Cohen – que hoje trabalha com Hoover na sua carreira literária –, a estimulou a continuar e em janeiro de 2012, Hoover subiu o livro Métrica (Slammed) na plataforma de autopublicação na Amazon.

“Ela me ligou um dia e disse ‘mãe, seis pessoas que não conheço compraram o livro’”, disse a mãe de Hoover, Vannoy Fite, ao The New York Times. “No dia seguinte, eram 60 pessoas”.

Quando os números começaram a crescer numa velocidade incomum, ela assinou com uma agente literária e as editoras apareceram. Com dois livros vendidos para a Atria, Hoover voltou a usar a plataforma de autopublicação para o terceiro – Um caso perdido (Hopeless) – e atingiu o número 1 da Lista do NYT. O primeiro livro autopublicado a atingir o feito. Foram apenas sete meses entre a primeira publicação e o topo da lista.

Fica claro que a ascensão não estava prevista em nenhum manual de boas práticas em voga no mercado, tampouco era prevista. O fato de ela ter contrato com três grandes editoras americanas ao mesmo tempo e ainda se utilizar eventualmente da prática da autopublicação também sugere um caminho pouco usual, bem como um controle estrito sobre a própria produção – ou mais estrito do que seria comum para uma autora que vende tanto.

As redes sociais – o TikTok especificamente – ajudam a explicar. Ela tem mais de 4 milhões de seguidores nas plataformas, número não tão grande, mas a hashtag #ColleenHoover no TikTok tem 3,2 bilhões de visualizações. É como se metade da população global já tivesse visto a cara dela numa tela. No seu perfil pessoal, é raro um vídeo ter menos de 1 milhão de visualizações. Ela domina totalmente o meio.

@colleenhoover She’s beauty, she’s grace…she is not me.
♬ Good as Hell - Lizzo

Naquela rara entrevista de outubro, ela admitiu: “eu leio os livros de outras pessoas e fico com inveja. Penso: ‘meu Deus, esses são muito melhores, por que os meus estão vendendo desse jeito? Não sou eu. Os leitores controlam o que está vendendo atualmente”.

É estimado que seus livros já venderam pelo menos 20 milhões de cópias só nos EUA.

Colleen Hoover no Brasil

Rafaella Machado, do selo Galera Record | © Record
Rafaella Machado, do selo Galera Record | © Record
"A Colleen sempre teve um fandom apaixonado no Brasil, mas o TikTok ajudou a furar essa bolha e fazer com que as histórias dela chegassem em cada vez mais leitores”, explica ao PN a editora-executiva da Galera Record e responsável pela edição dos livros de Colleen Hoover no Brasil, Rafaella Machado. “Acredito que a universalidade dos temas abordados por ela, como problemas familiares e psicológicos, reverberam com muita gente".

Na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews de 2022, ela tem sete dos 20 livros de Ficção mais vendidos nas livrarias brasileiras no ano. São quase 300 mil livros. Haja papel.

“Estamos fechando um dos melhores anos do Grupo”, disse ao PN, em dezembro, o novo diretor editorial do Grupo Record, Cassiano Elek Machado, atribuindo a conta, em boa parte, à escritora norte-americana. É assim que começa, a continuação de É assim que acaba lançada em outubro de 2022, teve uma tiragem inicial de 150 mil exemplares por aqui.

Em agosto do ano passado, a presidente do Grupo, Sônia Machado Jardim, comentou na Sabatina PublishNews que o efeito do TikTok no mercado livreiro era algo “interessantíssimo, porque foge de tudo o que a gente sabia sobre lançamento de livro”. Ela cita o exemplo da autora americana Colleen Hoover e de É assim que acaba. “Os comentários no TikTok têm grande responsabilidade por revigorar esse título lançado originalmente em 2018! Você vê um livro crescer nos ambientes que as pessoas criam no TikTok para discutir literatura, é fantástico”.

Ainda em 2015, Hoover era uma das convidadas da Record para a Bienal do Livro do Rio e foi recebida, segundo os jornais, como um “astro da música ou do cinema”. Não é raro ouvir de seus leitores que a escritora mudou ou até salvou suas vidas.

Na resenha melhor avaliada de É assim que acaba na Amazon Brasil, o Blog Galáxia de Ideias afirma não ter encontrado “absolutamente nenhum” ponto fraco no livro, e ao mesmo tempo ele “me fez rever, em pouco menos de 24 horas de leitura, muitos dos meus conceitos”. Outro texto diz: “Não sou muito de ler, mas o livro é mto bom!”.

É claro que nem tudo são flores. Numa resenha na coluna Página Cinco, no UOL, o jornalista Rodrigo Casarin escreve sobre o livro: “obra cheia de oposições grosseiras, cenas melosas, diálogos pobres, muitas explicações e pouquíssimas sutilezas, além de uma trama bastante previsível”. O jornalista, no fim de 2022, deu o seu “prêmio Menino do Acre” para a autora, atribuído a sua pior leitura do ano. Ele conta que recebeu algumas “encheções de saco”, o famoso hate de internet, mas nada comparado a quando escreve sobre literatura e política ou literatura e futebol.

“Alguns leitores de Colleen Hoover me escreveram, disseram que continuam gostando da autora, mas quiseram conversar sobre a resenha, agradecendo por eu ter me atentado a algumas questões que não aparecem em outros textos sobre o livro”, diz Casarin.

Fato é que nem mesmo a autora tem compreensão total do seu sucesso. “Muita gente me pergunta, ‘Qual o seu segredo?’", disse ela em entrevista à agência Associated Press. “A minha resposta é: ‘eu não tenho um’. Muitas coisas levaram a esse ponto. Não há resposta mágica”.

Os livros de Colleen Hoover no Brasil:

  • As mil partes do meu coração
  • Até o verão terminar
  • É assim que acaba (It ends with us)
  • É assim que começa (It starts with us)
  • Em busca de Cinderela
  • Essa garota
  • Confesse
  • Layla
  • Métrica
  • Novembro, 9
  • Nunca jamais
  • Nunca jamais (parte 2)
  • Nunca jamais (parte 3)
  • O lado feio do amor
  • Pausa
  • Se não fosse você
  • Sem esperança
  • Talvez agora
  • Talvez um dia
  • Tarde demais
  • Todas as suas (im)perfeições
  • Um caso perdido
  • Uma segunda chance
  • Verity

* Alguns dos títulos fazem parte de coleções, ou foram publicados em inglês em um único volume, originalmente. Todos os livros foram publicados no Brasil pela Galera Record.

[11/01/2023 09:40:00]