
Desde o sucesso de É assim que acaba, Hoover se consolidou como um dos maiores fenômenos da literatura contemporânea, com mais de 30 milhões de exemplares vendidos no mundo — 6 milhões deles no Brasil. Em Mulher em queda, Hoover apresenta uma escritora em crise e um detetive misterioso que pode ser tanto sua salvação quanto sua perdição. A personagem Petra Rose, autora de best-sellers, vê sua carreira desmoronar após a reação devastadora à adaptação de um de seus livros. Refugiada em uma cabana à beira de um lago, ela tenta concluir o suspense que pode salvar sua vida profissional. “O que é real? O que é invenção? E até onde uma escritora está disposta a ir para recuperar a própria narrativa?”, provoca a nota enviada à imprensa.
O livro, que teve lançamento mundial no dia 13 de janeiro, chegou com força também na imprensa por conta de especulações de que a trama seria inspirada na polêmica real que cercou a adaptação de É assim que acaba: em 2024, o filme se tornou caso jurídico quando a atriz Blake Lively acusou o diretor e ator Justin Baldoni de assédio sexual e conduta inapropriada durante as gravações. Este respondeu com acusações de difamação, e correu por Hollywood uma história de que ele estaria liderando uma campanha nas redes sociais contra a atriz e o seu marido, Ryan Reynolds. Sobre o novo livro, a autora nega que seja um espelho da realidade.
Quem lidera a categoria Ficção é A empregada (Arqueiro), de Freida McFadden – impulsionado também pelo sucesso da adaptação cinematográfica, que até a semana passada era líder de bilheteria também nos cinema brasileiros.
Em Infantil e Juvenil, a novidade da semana é uma nova edição do clássico O grúfalo (Brinque-Book), de Julia Donaldson e Axel Scheffler. O livro foi lançado no Brasil pela primeira vez em 1999.
Outro livro que faz sua estreia na Lista é Um dia no trabalho (On The Job) (HarperCollins), da coleção Bobbie Goods. Nenhum livro de colorir se encontra entre o top 20 da semana, indicando uma exaustão da febre que dominou o mercado em 2025.
Entre as editoras, quem lidera o ranking é a Sextante (com 13 títulos entre as diferentes categorias), seguida por Grupo Companhia das Letras (10) e Grupo Editorial Record (9).
Lista Nielsen-PublishNews de Mais Vendidos x Lista Nielsen-PublishNews de Autores Nacionais
Desde agosto de 2025, o PN publica os novos formatos de sua lista de mais vendidos, em parceria com a Nielsen. São duas listagens diferentes. A Lista Nielsen-PublishNews de Mais Vendidos não faz distinção entre autores nacionais e internacionais, e possui quatro categorias: Ficção, Não ficção trade, Não ficção especialista, e Infantil e Juvenil.
Já a Lista Nielsen-PublishNews de Autores Nacionais conta apenas com livros de autores brasileiros, separados em duas categorias: Ficção e Não ficção, e vem sendo publicada desde 2015. Ambas as listas são realizadas a partir da solução BookScan, que monitora as vendas de livros no varejo brasileiro e também dá origem ao Painel do Varejo de Livros.
*Mais de 15 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades do mercado editorial. E o melhor: É gratuito! Clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews — se puder, também indique para um ou dois amigos e colegas.






