Colleen Hoover domina a Lista dos Mais Vendidos do PublishNews 2022
PublishNews, Guilherme Sobota e Talita Facchini, 06/01/2023
Editora Gente bate recorde de quantidade de livros nas listas com 104 títulos diferentes ao longo do ano; veja o ranking completo das editoras

Três livros de Colleen Hoover terminaram o ano na Lista de Mais Vendidos do PN
Três livros de Colleen Hoover terminaram o ano na Lista de Mais Vendidos do PN
A escritora norte-americana Colleen Hoover terminou o ano de 2022 como a autora do livro mais vendido do ano no Brasil na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews: É assim que acaba (Galera Record) vendeu 127.884 exemplares e teve ampla vantagem sobre o segundo colocado, o clássico de autoajuda Mais esperto do que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill – que por dois anos consecutivos havia vencido o Prêmio PublishNews como o Livro mais vendido do ano. Um búlgaro-brasileiro completa o pódio: Ilko Minev e Nas pegadas da alemoa (Buzz) – Ilko foi convidado de uma das Sabatinas PublishNews do ano e falou bastante sobre o livro.

A editora Gente também tem o que celebrar neste início de ano: no ranking anual, ela ficou em primeiro lugar com mais do que o dobro de livros emplacados nas Listas ao longo do ano (104) do que a segunda colocada, o Grupo Companhia das Letras (51). O ranking segue com Sextante (48), Grupo Editorial Alta Books (45) e Grupo Editorial Record (40). É o segundo ano seguido que a Gente fica em primeiro lugar, e o número (104) é um recorde para a Lista do PN desde que ela começou, em 2010.

O ranking de editoras reflete o número de títulos que cada editora ou selo coloca na lista, e não a quantidade de livros vendidos. No caso do ranking anual, a contagem é feita pelo número total de títulos que apareceram nas listas semanais durante o período, e não pela quantidade de livros na lista consolidada anual. Ou seja, a editora com mais títulos em listas semanais é a líder do ranking.

O top 10 anual de 2022 entre as editoras que mais emplacaram livros ficou assim:

  1. Gente: 104 livros
  2. Grupo Companhia das Letras: 51 livros
  3. Sextante: 48 livros
  4. Grupo Editorial Alta Books: 45 livros
  5. Grupo Editorial Record: 40 livros
  6. Literare Books: 31 livros
  7. Panini: 28 livros
  8. Citadel Grupo Editorial: 21 livros
  9. Intrínseca: 19 livros
  10. Planeta: 17 livros

O que mudou em relação a 2021? A Literare Books entrou no Top 10, e a Ciranda Cultural ficou de fora (este ano, em 27º lugar, com três livros nas listas).

Na lista consolidada de 20 livros mais vendidos em 2022, a contagem revela variedade de editoras, com 16 selos:

  • 3 livros: Galera Record
  • 2 livros: Citadel e Seguinte
  • 1 livro: Academia, Arqueiro, Buzz, Faro Editorial, Gente, HarperCollins, Intrínseca, Paralela, Petra, Rocco, Sextante, Todavia, Vozes.

A autora americana Colleen Hoover | © Instagram/@colleenhoover
A autora americana Colleen Hoover | © Instagram/@colleenhoover
Os três livros da Galera Record são de Colleen Hoover: além do primeiro colocado, também É assim que começa e Todas as suas (im)perfeições.

Dos 20 livros na lista principal, 11 mantiveram boa performance e permaneceram na relação anual pelo menos desde o ano anterior: o já citado Mais esperto do que o diabo; O poder da autorresponsabilidade (Gente), de Paulo Vieira; Torto arado (Todavia), de Itamar Vieira Junior; Mulheres que correm com os lobos (Rocco), de Clarissa Pinkola Estes; Do mil ao milhão (HarperCollins), de Thiago Nigro; Vermelho, branco e sangue azul (Seguinte), de Casey McQuiston; A garota do lago (Faro Editorial), de Charlie Donlea; Os sete maridos de Evelyn Hugo (Paralela), de Taylor Jenkins Reid; Os segredos da mente milionária (Sextante), de T. Harv Elker; os Minutos de sabedoria (Vozes), de C. Torres Pastorino; e Amor & gelato (Intrínseca), de Jenna Evans Welch.

Categorias

Além de ser o livro mais vendido do ano, É assim que acaba também domina a categoria Ficção. A obra é seguida pelo romance de Ilko Minev e por Amor & Gelato (Intrínseca), de Jenna Evans Welch. Em Não Ficção, o vencedor pelo terceiro ano consecutivo é Mulheres que correm com os lobos (Rocco), de Clarissa Pinkola Estés. Mindset (Objetiva), de Carol Dweck e Escravidão Vol. 3 (Globo Livros), de Laurentino Gomes, ficaram com a prata e o bronze da categoria, respectivamente.

Em Autoajuda, Mais esperto que o diabo segue na liderança, também pelo terceiro ano consecutivo, seguido pelo padre Reginaldo Manzotti e o seu O poder da cura (Petra) e Minutos de sabedoria (Vozes), de C. Torres Pastorino.

A Seguinte domina as duas primeiras posições na categoria Infantojuvenil com Heartsopper: Dois garotos, um encontro, de Alice Oseman, na primeira posição e Vermelho, Branco e Sangue Azul, de Casey McQuiston, na segunda. O bronze da categoria ficou com Os dois morrem no final (Intrínseca), de Adam Silvera.

Por fim, em Negócios, O poder da autorresponsabilidade (Gente), de Paulo Vieira, é novamente o livro mais vendido do ano. Os segredos da mente milionária (Sextante), de T. Harv Eker e Do mil ao milhão (HarperCollins), de Thiago Nigro, completam o pódio.

Última lista do ano

Os números finais do ano se consolidaram com a divulgação da última lista semanal de 2022 nesta sexta-feira (6), referente ao período de 26/12 a 1/1. Naturalmente, as vendas caíram em relação às semanas anteriores ao Natal (-47%), mas ainda houve tempo para cinco novidades marcarem presença nas relações.

Em Autoajuda, entrou o Almanaque do Pensamento 2023 (Pensamento), com as previsões astrológicas para este ano. Na categoria Infantojuvenil, dois novos títulos. Authenticgames: Duelo reverso Vol 01 (Astral Cultural) foi logo para o topo da categoria. O livro faz parte da coleção AuthenticGames, que conta com doze histórias de caráter educativo para as crianças. Também entrou na lista a edição de colecionador de Vermelho, branco e sangue azul, lançada pela Seguinte.

A Literare Books ainda melhorou seus números gerais colocando o livro Educação consciente, de Mariana Lima e Elaine Andrade, na categoria Não ficção, e a Loyola emplacou o Retiro Quaresmal 2023.

[06/01/2023 11:50:00]