Publicidade
Publicidade
Água viva
PublishNews, Luciana Pinsky, 06/04/2021
Em sua crônica do mês, Luciana Pinsky fala sobre o ato de nadar para relaxar e pensar na vida

© Thomás Camargo Coutinho
© Thomás Camargo Coutinho
Preciso nadar.

Porque o ex era até interessante, mas o relacionamento se desgastou, quis mudar, apostei no bad boy. O bad boy mostrou-se péssimo. Primeiro ato: tapa na cara.

A areia molhada pela onda está quente: sinal de águas mornas. Preciso nadar.

Porque a mãe partiu na frente do filho pré-adolescente, o amigo querido que tanto se protegeu está no hospital há meses, o jovem que salvava vidas no mar terminou tragado por ele.

Esticar bem o braço para puxar água lá na frente. Nadar é preciso.

O rosto vermelho da violência. Tento me proteger, ele é mais forte. Tento gritar, poucos ouvem. A punição, quando vem, nada muda. A culpa é minha: nasci mulher e assim permaneço.

Pernas batidas com consistência, mas sem exagero. Coadjuvantes têm seu papel. Preciso nadar.

Os adeuses incompletos: uma amiga perde a mãe; outra, a prima; outra, o irmão. A quarta, salva-vidas, faz tanto, mas ainda é pouco.

O mar, antes tão convidativo, quer me expulsar, barulhento, explosivo. Não posso lutar, ele ganha sempre.

Casamentos terminados, remédios engolidos, mastigados, sem efeito. Cabeças doloridas.

A praia com rastros de outros lugares. Um tronco gigante faria o dia do amigo que transforma madeira em vida. Lembro dos conselhos da sábia senhora: “cruz credo, não se arrisque, que no mar a água é viva”. Mas se é justamente isso que me faz amá-lo. Ele também tem seus desejos e eu o respeito. Preciso, com urgência, nadar.

Passei o dia escutando lindas canções para tentar silenciar aquela voz raivosa da minha cabeça. Ele precisa partir, ele insiste em ficar, em gritar, em sangrar.

O ar engolido me faz continuar com ritmo. Alterno um lado e outro. Por vezes, olho em frente para saber onde estou e para onde vou. Nadar é preciso. Já.

© Marcos IssaLuciana Pinsky é editora da Contexto, escritora e jornalista. Publicou o romance Sujeito oculto e demais graças do amor (Record) e mantém seu blog de crônicas. Há dois anos publica uma coluna sobre livros infantis no site Boraí.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Na crônica deste mês, Luciana Pinsky ​relata o primeiro contato de uma criança com a morte
Na crônica do mês, Luciana Pinsky imagina um futuro incerto: um diálogo entre mãe e filho
Em sua crônica do mês, Luciana pergunta: A luta diária pelo fim do pó terá final feliz?
O que nos mantém vivos? Qual é a receita? Em tempos de álcool gel, uma crônica que foge do coronavírus.
Em sua crônica do mês, Luciana Pinsky fala sobre o que é inevitável, que acontece sem anúncio. Ou será que não é bem assim?
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua crônica do mês, Luciana Pinsky fala sobre o ato de nadar para relaxar e pensar na vida
Podcast do PN destaca o mercado português de livros. Simone Paulino, da Nós, e Jaime Mendes, da distribuidora Saudade, são os convidados dessa semana.
Mais uma vez, o telefone tocou na agência fictícia criada por Marisa Moura. Dessa vez, uma agente concorrente liga para fazer uma proposta para a misteriosa (e engraçada) funcionária
Podcast desta semana recebeu Luciana Benatti, a criadora da Dita Livros, e Johanna Stein, da nova livraria Gato Sem Rabo
Enquanto estivermos crescendo com lucro e saúde financeira, vamos manter nossos investimentos.
Marcus Telles
Diretor da rede Leitura de Livrarias em entrevista ao Estadão
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar