Publicidade
Publicidade
A primeira morte
PublishNews, Luciana Pinsky, 25/08/2020
Na crônica deste mês, Luciana Pinsky ​relata o primeiro contato de uma criança com a morte

Estávamos no café da manhã, olhos ainda semiabertos, pão e manteiga. Barulho. Um confronto. O pássaro não percebeu o vidro, caiu, agonizante.

Mas como, se poucos segundos antes ele estava animadíssimo cantando na amoreira?

- Ele vai ficar bom? – Perguntou o menino, já temendo a resposta.

- Não, meu querido.

- Vamos chamar um médico de passarinhos – foi sua tentativa de nos mostrar errados, de nos fazer ver outra possibilidade, de nos dizer que nós tínhamos de salvá-lo. Afinal, se o pássaro não enxergou o vidro a culpa é nossa e dos nossos tantos obstáculos invisíveis.

- O veterinário não consegue salvá-lo, meu amor. Ele se machucou muito.

O sanhaço foi transportado para a terra, sofreu um tanto antes de estirar de vez. O menino foi chorar no sofá. Largou dominó, não quis mais tapioca. O pássaro não comia, não brincava, por que ele o faria?

- E agora? – perguntou, com a cabeça ainda debaixo da almofada.

- Agora vamos enterrá-lo.

Ele se levantou, decidido. Nunca participara de um ritual de despedida. Nunca a morte estivera tão perto. Sim, sabia de sua existência, de sua inevitabilidade até. Mais do que isso: já ouviu sobre familiares que tivera, que chegara a conhecer, mas que não estavam mais, a não ser na mesa da sala, em fotos e na memória. Memória dos pais, porque para ele eram abstrações de parentes. Também sabe que todos estamos presos em casa para fugir de uma doença que vem matando no mundo inteiro. Mas até agora ninguém de seu convívio.

O sanhaço, ao contrário, era real. Estava lá um minuto antes, tão vivo quanto ele. Voando, cantando, dividindo as amoras pretas.

Cantinho do quintal. Buraco na terra. Busca o pássaro. Terra por cima.

Agora a música. Tentamos Bach, tranquilo e bonito. E desde quando a morte é bonita e tranquila?

- Não. Quero música que conheço e gosto.

Não creio que tenha havido outro enterro no planeta ao som de Dancin’ Days.

© Marcos IssaLuciana Pinsky é editora da Contexto, escritora e jornalista. Publicou o romance Sujeito oculto e demais graças do amor (Record) e mantém seu blog de crônicas. Há dois anos publica uma coluna sobre livros infantis no site Boraí.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua crônica do mês, Luciana Pinsky fala sobre a percepção que cada pessoa sobre o tempo
Em sua crônica do mês, Luciana Pinsky fala sobre o ato de nadar para relaxar e pensar na vida
Na crônica do mês, Luciana Pinsky imagina um futuro incerto: um diálogo entre mãe e filho
Em sua crônica do mês, Luciana pergunta: A luta diária pelo fim do pó terá final feliz?
O que nos mantém vivos? Qual é a receita? Em tempos de álcool gel, uma crônica que foge do coronavírus.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Aos autores consagrados, só posso dizer: desistam. Uma vez publicado, um livro não mais pertence ao autor
Novo livro de Carla Serafim se dirige diretamente ao coração, instigando-o a trilhar o caminho do amor-próprio
Uma obra corajosa surge, iluminando os bastidores da sociedade e propondo uma análise única sobre a Rede de Proteção Social
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos das editoras Ases da Literatura e da Uiclap
A autora Larissa Saldanha compartilha sua história sincera e inspiradora, revelando como por muito tempo viveu sem compreender sua verdadeira identidade e propósito
O discurso sobre o fim do livro ou de uma cultura tradicional é coisa bem americana. Fastfood é uma porcaria, mas não acabou com a boa gastronomia.
Milton Hatoum
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar