Publicidade
Publicidade
Café da manhã
PublishNews, Luciana Pinsky, 14/10/2024
Em nova crônica, Luciana Pinsky fala sobre o prazer de um bom café da manhã

Amo a fome. Sentir meu estômago preparado para receber comida. A saliva. Aquele exato momento da primeira mordida talvez seja mais prazeroso do que a saciedade completa.

Eu vivo para ficar faminta. Aquela sensação de que em poucos minutos o pão (perdão às amigas celíacas) com queijo (perdão aos colegas veganos) e presunto (perdão aos primos kasher) vai apitar na torradeira. O cheiro já não se contém na cozinha e invade a sala. O café não conhece fronteiras e chega ao quarto, apressando quem ainda se espreguiça.

Dizem que como tarde.

– Não se pode fazer exercício em jejum, você não dá alimento para seus músculos se desenvolverem.

Não nego: desde sempre fui tardia, por que seria diferente agora? O prazer do pão com fome. De tanta insistência, instituí um carboidrato antes também. Mas esse tem sabor de obrigação, não o festejo.

Agora sim: minha barriga (estimulada por abdominais e pranchas) ronca. Amaldiçoo e idolatro a torradeira que demora a apitar. Quanto mais tempo demora, mais suculenta será a mordida.

– Quem está faminto, devora.

Obviamente quem me ensina isso nunca dividiu uma refeição comigo. Sou aquela que mastiga e mastiga e mastiga. Sou aquela que enche duas, três vezes o prato. Minhas refeições são as mais longas, sou a última a sair da mesa. Demoro. Demoro porque como devagar. Demoro porque gosto de repetir. Para que encher o prato de uma vez só, se é muito mais gostoso fazer a refeição em etapas, cada uma com suas delícias? Assim, posso até devorar. Mas devoro degustando. Ou degusto devorando.

A fome passou. Por ora.

© Marcos IssaLuciana Pinsky é editora da Contexto, escritora e jornalista. Publicou o romance Sujeito oculto e demais graças do amor (Record) e mantém seu blog de crônicas. Há dois anos publica uma coluna sobre livros infantis no site Boraí.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade
Leia também
Em novo texto, Luciana Pinsky compartilha uma história do passado
Em sua crônica do mês, Luciana Pinsky fala sobre a percepção que cada pessoa sobre o tempo
Em sua crônica do mês, Luciana Pinsky fala sobre o ato de nadar para relaxar e pensar na vida
Na crônica deste mês, Luciana Pinsky ​relata o primeiro contato de uma criança com a morte
Na crônica do mês, Luciana Pinsky imagina um futuro incerto: um diálogo entre mãe e filho
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta nesta semana obras de grupo que terá 26 lançamentos de livros na feira literária em Paraty
Em sua coluna, André Calgaro inicia a série que pretende explorar diferentes mercados por meio de entrevistas com profissionais da indústria do áudio; Berit, da Noruega, é a primeira a participar
​Livro de estreia da procuradora da República e escritora Ariane Guebel, 'Escalar jequitibás​' investiga como a violência estrutura subjetividades, sobretudo femininas
Obra de Daniela Baez publicada pela Editora Polifonia combina suspense, dilemas éticos e crítica social
Em 'Próxima aula​' o leitor acompanha Joana, uma professora do Ensino Fundamental que carrega uma dor imensurável: a perda do marido e das filhas em um acidente de carro
Para mim, história é algo muito poderoso. Tudo no ser humano é história.
Domingos Pellegrini
Escritor brasileiro

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar