Publicidade
Publicidade
O abacate e o tempo
PublishNews, Luciana Pisnky, 08/08/2022
Em sua crônica do mês, Luciana Pinsky fala sobre a percepção que cada pessoa sobre o tempo

Ele me pergunta o que é o tempo. Respondo, rápido demais, que quanto mais tempo tenho, menos terei. Ou que uma piscina (ida e volta) é um minuto, também 60 segundos e cada segundo é o toque do dedo na tecla. Que 365 dias (às vezes 366) separam um aniversário do outro.

O tempo é isso, penso, mas nada disso explica o tempo de esticar o braço para cima e alcançar o chuveiro. Ou de passar a gostar de uma música que já estava lá. Ou o tempo de aprender a questionar, de buscar o incerto, o tempo da lágrima sem motivo, do riso sem razão. O tempo de permitir que outro o leve a descobrir-se.

Ele não parece satisfeito. Quer saber cadê esse tempo que não vê. Quer saber se passado e futuro existem ou se somos só agora. E eu, viva em recordações e planejamentos, agarro aquele agora.

Ah, menino, talvez o agora seja este abacate.

Estará no ponto? Sempre verde, então como saber quando abrir? Se antes demais, pega na boca. Se tarde, puro amargor. Toco, de leve. Dizem que precisa ceder, mas voltar. Se estiver inflexível, ainda não dá. Se, ao contrário, perde a forma com um leve toque, sinal que a hora já passou.

Lembra? Ontem eu disse que precisávamos esperar, mesmo você já sentindo o gosto da fruta em sua boca.

Seguro com a mão inteira: parece perfeito. Arrisco agora? Sim, o momento chegou. Com a faca, faço duas metades. A polpa está verde. Verde clara, mas não excessivamente clara. Experimento a colher e a polpa vem facilmente, sinal que a consistência está perfeita. Amasso com o garfo, acrescento leite e açúcar.

Isso, meu menino. O tempo é um abacate esperando por você.

© Marcos IssaLuciana Pinsky é editora da Contexto, escritora e jornalista. Publicou o romance Sujeito oculto e demais graças do amor (Record) e mantém seu blog de crônicas. Há dois anos publica uma coluna sobre livros infantis no site Boraí.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade
Leia também
Em novo texto, Luciana Pinsky compartilha uma história do passado
Em nova crônica, Luciana Pinsky fala sobre o prazer de um bom café da manhã
Em sua crônica do mês, Luciana Pinsky fala sobre o ato de nadar para relaxar e pensar na vida
Na crônica deste mês, Luciana Pinsky ​relata o primeiro contato de uma criança com a morte
Na crônica do mês, Luciana Pinsky imagina um futuro incerto: um diálogo entre mãe e filho
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Janaína Barros, Kim Doria e Tereza Grimaldi, os convidados do episódio, contam particularidades dos encontros e das conversas de clubes de leitura voltados para pequenos leitores. Ouça!
"Notícias recentes mostram que o país discute hoje temas que, no Brasil, costumam aparecer como dilemas do futuro, como concentração de mercado, equilíbrio entre cultura e varejo e sustentabilidade econômica das livrarias"
Novo filme de Chloé Zhao, com Jessie Buckley e Paul Mescal, é uma adaptação literária de beleza aterradora que dá vida à primeira esposa de William Shakespeare, Agnes, e ao seu filho Hamnet
Espaço publieditorial reúne informações sobre livros lançados por editoras, forma independente ou autopublicados
Bruna Heinzen semeia, em 'Um jardim de sentidos', uma narrativa infantil que convida o pequeno leitor a explorar o mundo por meio dos cinco sentidos
Não me pergunte quem sou e não me diga para permanecer o mesmo
Michel Foucault
Filosofo (1926 - 1984)

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar