Publicidade
Publicidade
Água viva
PublishNews, Luciana Pinsky, 06/04/2021
Em sua crônica do mês, Luciana Pinsky fala sobre o ato de nadar para relaxar e pensar na vida

© Thomás Camargo Coutinho
© Thomás Camargo Coutinho
Preciso nadar.

Porque o ex era até interessante, mas o relacionamento se desgastou, quis mudar, apostei no bad boy. O bad boy mostrou-se péssimo. Primeiro ato: tapa na cara.

A areia molhada pela onda está quente: sinal de águas mornas. Preciso nadar.

Porque a mãe partiu na frente do filho pré-adolescente, o amigo querido que tanto se protegeu está no hospital há meses, o jovem que salvava vidas no mar terminou tragado por ele.

Esticar bem o braço para puxar água lá na frente. Nadar é preciso.

O rosto vermelho da violência. Tento me proteger, ele é mais forte. Tento gritar, poucos ouvem. A punição, quando vem, nada muda. A culpa é minha: nasci mulher e assim permaneço.

Pernas batidas com consistência, mas sem exagero. Coadjuvantes têm seu papel. Preciso nadar.

Os adeuses incompletos: uma amiga perde a mãe; outra, a prima; outra, o irmão. A quarta, salva-vidas, faz tanto, mas ainda é pouco.

O mar, antes tão convidativo, quer me expulsar, barulhento, explosivo. Não posso lutar, ele ganha sempre.

Casamentos terminados, remédios engolidos, mastigados, sem efeito. Cabeças doloridas.

A praia com rastros de outros lugares. Um tronco gigante faria o dia do amigo que transforma madeira em vida. Lembro dos conselhos da sábia senhora: “cruz credo, não se arrisque, que no mar a água é viva”. Mas se é justamente isso que me faz amá-lo. Ele também tem seus desejos e eu o respeito. Preciso, com urgência, nadar.

Passei o dia escutando lindas canções para tentar silenciar aquela voz raivosa da minha cabeça. Ele precisa partir, ele insiste em ficar, em gritar, em sangrar.

O ar engolido me faz continuar com ritmo. Alterno um lado e outro. Por vezes, olho em frente para saber onde estou e para onde vou. Nadar é preciso. Já.

© Marcos IssaLuciana Pinsky é editora da Contexto, escritora e jornalista. Publicou o romance Sujeito oculto e demais graças do amor (Record) e mantém seu blog de crônicas. Há dois anos publica uma coluna sobre livros infantis no site Boraí.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua crônica do mês, Luciana Pinsky fala sobre a percepção que cada pessoa sobre o tempo
Na crônica deste mês, Luciana Pinsky ​relata o primeiro contato de uma criança com a morte
Na crônica do mês, Luciana Pinsky imagina um futuro incerto: um diálogo entre mãe e filho
Em sua crônica do mês, Luciana pergunta: A luta diária pelo fim do pó terá final feliz?
O que nos mantém vivos? Qual é a receita? Em tempos de álcool gel, uma crônica que foge do coronavírus.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
Escrevi 22 livros, entre eles romances históricos, memórias, literatura jovem, passei por diversos estilos. Presto cada vez menos atenção na expectativa dos outros e mais em descobrir o que de fato tenho a oferecer.
Isabel Allende
Escritora chilena
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar