Publicidade
Publicidade
Podcast do PublishNews #317 – Um bate-papo com a Livraria Megafauna
PublishNews, Redação, 22/04/2024
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística

No Podcast do PublishNews desta semana conversamos com dois nomes por trás da Livraria Megafauna: Rita Palmeira e Flávia Santos. Rita é crítica literária e curadora da livraria e Flávia é poeta e coordenadora de vendas.

No bate-papo elas contam como está a Megafauna depois de quatro anos desde a sua abertura, do relacionamento com o público, da escolha do acervo, das relações dos livreiros com os leitores e sobre o papel e importância desse agente da cadeia do livro.

"Em novembro a gente completa quatro anos e um pouco antes vamos abrir a loja nova no Cultura Artística que foi reformado depois do incêndio e que depois de muitos anos está reabrindo. Então é uma expansão cuidadosa, ainda pelo centro e mantendo o nosso 'jeitão'", explicou Rita. "Acho que isso é um sinal de que a Megafauna tá funcionando. Acho que tem uma demanda por livrarias de rua no centro da cidade e a gente foi trilhando alguns caminhos", completou.

"Acho que desde a abertura até agora, a Megafauna se tornou uma vitrine. Todas as editoras querem estar na Megafauna. A gente ampliou de 80 editoras no começo para quase 300 já, fora autores independentes que já passam de 60, então o acervo cresceu bastante dentro da nossa proposta e continua crescendo. Essa nossa vocação de ser um lugar de encontros também tem a ver com novos autores, novas editoras e novos títulos e acho que a tendência no Cultura Artística é melhorar ainda mais", disse Flávia.

As duas também contaram sobre os bastidores e o processo de produção dos podcasts O vinte mil léguas e Livros no Centro e ainda sobre tem sido criar uma reputação através da criação de conteúdo.

Para finalizar, o PN reproduziu o quadro Sabe aquele livro, do podcast Livros no Centro e colocou Rita e Flávia para adivinhar os livros que os leitores procuram somente pelas descrições dadas por eles.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet; da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas; e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a entidade que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

A casa de barcos (Fósforo), de Jonn Fosse
Contra fogo (Todavia), de Pablo Casella
John (Âyiné), de Julia de Souza
Céu para Bastardos (Todavia), Ilha Guerra
Trilogia de Copenhagen (Companhia das Letras), de Tove Ditlevsen
Ensinando a transgredir (WMF Martins Fontes), de Bell Hooks
The New Look (Apple TV)
Confins de um sonho (Pipoca e Nanquim), de Yumi Sudo

Lançamento do livro da Flávia Santos, Corpo lúcido,
Dia 24 de abril, às 19h
Na Livraria Megafauna (Copan - Av. Ipiranga, 200 - loja 53)

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
A Flip e o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc promoveram na última semana o Ciclo do Autor Homenageado, na capital paulista; ouça a mesa de abertura do evento
A editora-assistente do PublishNews, Talita Facchini, também fala no episódio sobre a Bienal do Livro Rio e a Feira Internacional do Livro de Pequim
Uma das mesas da programação principal do evento teve como tema a Guerra do Paraguai, a partir do lançamento da escritora pela Editora 34
Debate destacou a importância da literatura, a internacionalização do projeto, o impacto no mercado editorial e as iniciativas educacionais para promover a leitura na rede municipal de ensino
Episódio repercutiu as pesquisas com quatro profissionais do setor: Mariana Bueno, economista da Nielsen BookData, Dante Cid, presidente do SNEL, e Marcial Conte Jr. e Thiago Garcia de Biaggi, das editoras Citadel e Alta Books
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
A Flip e o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc promoveram na última semana o Ciclo do Autor Homenageado, na capital paulista; ouça a mesa de abertura do evento
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
A iniciativa Bookshop.org​ desde 2020 tem impulsionado mais de 2,3 mil livrarias independentes dos EUA, ajudando-as a gerar US$ 34 milhões
Livro '​Pirulito RodaPé ' tem história, joguinho, desenho pra pintar e folha em branco pra desenhar
A editora-assistente do PublishNews, Talita Facchini, também fala no episódio sobre a Bienal do Livro Rio e a Feira Internacional do Livro de Pequim
O leitor se emociona e aí ele entende, não o contrário.
Moacyr Scliar
Escritor brasileiro
(1937-2011)

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar