Publicidade
Publicidade
Uma geração Z que só me traz alegrias
PublishNews, Camila Cabete, 23/06/2020
A partir de um caso de K-popers no TikTok, Camila Cabete fala sobre letramento digital e discussão da ética nos meios digitais em salas de aula

No começo dessa semana, eu li o que “xofens” fizeram nos EUA e me deu uma alegria tão grande que resolvi escrever sobre isso.

Para contextualizar: a galerinha do TikTok (se você não sabe o que é isso, dá um Google e tenta se atualizar, please!!) combinou de reservar centenas de milhares de ingressos do comício do Trump sem a menor intenção de comparecer. Com isso, eles esperavam esgotar o limite de entradas e deixar o estádio em Tulsa vazio.

De fato, dos 19 mil lugares, apenas 6,2 mil foram ocupados. Há controversas se os tiktokers foram os únicos responsáveis pelo esvaziamento, mas há aí uma galerinha engajada a quem devemos dedicar um pouco da nossa atenção.

Mas o que isso tem a ver com esta coluna? TUDO! A mobilização dos jovens através de uma plataforma digital é algo empolgante. E você acha que eles contaram para os pais? Não contaram! Um estadunidense deu uma entrevista dizendo que a filha chegou à noite perguntando se o plano deles tinha dado certo. Ela sabia há dias, ele ficou sabendo naquele momento.

A apropriação das ferramentas digitais não tem limites. Para o bem e para o mal: basta lembrar o caso da Cambridge Analytica ou das últimas eleições brasileiras em que redes sociais foram usadas para disseminação em massa de fake news.

Por isso, a discussão da ética nos meios digitais precisa fazer parte das salas de aula.

Daí vem a minha provocação: O que nós, do mercado de conteúdo, podemos tirar disso?

O que um governo teria em retorno (retorno significa benefícios para a população, porque um país NÃO É UMA EMPRESA) se estivesse investindo em letramento digital, expansão de redes de infraestrutura e hardware em vez de uma operação gigantesca de entrega de livro de papel que leva o ano letivo todo para completar a logística e quando chega no final nem todo mundo recebeu?

Escrevi e saí correndo!

Ps: ok ok, entendo que antes de tudo isso tem um abismo colossal social que temos que dar conta. Mas não pensar na tecnologia e no que ela pode nos ajudar nesta luta é um erro.

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo
Pra quem pensa que e-book e audiobook são iguais ao livro impresso, Camila Cabete recomenda: 'o livro digital não é pra você, incentive as livrarias independentes'
Desvalorização do real frente ao dólar pode ser uma oportunidade para editores brasileiros, vendendo no exterior, mas tem que saber fazer. Camila Cabete ensina.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
O livreiro é um mediador cultural.
Maria Carolina Borin
Em mesa do Catavento Summit
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar