Publicidade
Publicidade
Uma geração Z que só me traz alegrias
PublishNews, Camila Cabete, 23/06/2020
A partir de um caso de K-popers no TikTok, Camila Cabete fala sobre letramento digital e discussão da ética nos meios digitais em salas de aula

No começo dessa semana, eu li o que “xofens” fizeram nos EUA e me deu uma alegria tão grande que resolvi escrever sobre isso.

Para contextualizar: a galerinha do TikTok (se você não sabe o que é isso, dá um Google e tenta se atualizar, please!!) combinou de reservar centenas de milhares de ingressos do comício do Trump sem a menor intenção de comparecer. Com isso, eles esperavam esgotar o limite de entradas e deixar o estádio em Tulsa vazio.

De fato, dos 19 mil lugares, apenas 6,2 mil foram ocupados. Há controversas se os tiktokers foram os únicos responsáveis pelo esvaziamento, mas há aí uma galerinha engajada a quem devemos dedicar um pouco da nossa atenção.

Mas o que isso tem a ver com esta coluna? TUDO! A mobilização dos jovens através de uma plataforma digital é algo empolgante. E você acha que eles contaram para os pais? Não contaram! Um estadunidense deu uma entrevista dizendo que a filha chegou à noite perguntando se o plano deles tinha dado certo. Ela sabia há dias, ele ficou sabendo naquele momento.

A apropriação das ferramentas digitais não tem limites. Para o bem e para o mal: basta lembrar o caso da Cambridge Analytica ou das últimas eleições brasileiras em que redes sociais foram usadas para disseminação em massa de fake news.

Por isso, a discussão da ética nos meios digitais precisa fazer parte das salas de aula.

Daí vem a minha provocação: O que nós, do mercado de conteúdo, podemos tirar disso?

O que um governo teria em retorno (retorno significa benefícios para a população, porque um país NÃO É UMA EMPRESA) se estivesse investindo em letramento digital, expansão de redes de infraestrutura e hardware em vez de uma operação gigantesca de entrega de livro de papel que leva o ano letivo todo para completar a logística e quando chega no final nem todo mundo recebeu?

Escrevi e saí correndo!

Ps: ok ok, entendo que antes de tudo isso tem um abismo colossal social que temos que dar conta. Mas não pensar na tecnologia e no que ela pode nos ajudar nesta luta é um erro.

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e instagram) tem formação clássica em História e foi responsável pelo setor editorial de uma editora técnica por alguns anos. Entrou de cabeça no mundo digital (em 2009) ao se tornar responsável pelos setores editorial e comercial da primeira livraria digital do Brasil, além de ter feito pós-venda e suporte às editoras e livrarias da primeira distribuidora de conteúdo digital do Brasil. Hoje é a senior country manager da Kobo Brasil e é a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o linkedin


** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Camila Cabete celebra dez anos como colunista do PublishNews: 'Revendo minhas colunas antigas eu tive um sentimento de muita gratidão. Posso dizer ao ver que fiz parte desta história'
Em sua coluna, Camila conta como deixou de ser só 'publishers relations da Kobo' para ser também 'especialista em inovação no mercado editorial'
'Onde encaixaríamos o material didático na realidade que os alunos vivem hoje? O material didático deveria ser fluido, mutável.... como a web', defende Camila Cabete na sua coluna de hoje
Camila Cabete é curta e grossa na sua coluna de hoje: colocar seus e-books numa única loja é 'uma atitude limitante e nada sustentável'
Nessa semana, Camila Cabete, a nossa colunista judoca, fala sobre competição: 'se alguma livraria digital vender muito, a gente vai acabar dividindo este mercado. É só fazer a lição de casa'.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Rafaella Machado é a convidada do PublishNews Entrevista desta semana. Na conversa, a herdeira do Grupo Editorial Record se define como progressista e defende a bibliodiversidade.
Gustavo Martins de Almeida acompanhou todo o desenrolar (até agora) do caso de Mary Trump, sobrinha do presidente Donald Trump, cujo livro teve a circulação proibida (e depois liberada) nos EUA
Neste episódio do Podcast do PublishNews, Jéssica Balbino e Ketty Valencio falam sobre a lista de 100 autoras pretas brasileiras criada por elas e a luta constante para dar mais visibilidade para esses autores
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Talvez o futuro da literatura esteja em autores que criam um mundo a ser habitado pelos leitores, que dentro deste universo escrevem suas próprias histórias.
Bob Stein
Fundador do Institute for the Future of the Book
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar