Mas o que isso tem a ver com mercado e com essa coluna? Tudo.
Isso mostra como os mercados e as tecnologias mudam. Imagina se eu ficasse estagnada numa marca só por hábito... Se a preguiça de mudar de ecossistema me mantivesse nos mesmos padrões de consumo e criação? Seria o fim. Tudo se transforma o tempo todo — e a geopolítica está aí pra provar.
Estar aberto ao novo e disposto a rever opiniões nos torna mais inovadores. Consumir com criticidade também. Cuidado, não estou falando de sair correndo atrás de todo modismo ou trend — até porque ninguém dá conta de ser um adulto funcional e ainda acompanhar tudo que surge. Falo de opinião de usuário. Como você pode ser contra algo que nem sequer entendeu?
Isso era muito comum no mercado editorial. Alguns anos atrás, quando eu dava palestras ou cursos sobre livros e digital, mais da metade dos participantes chegava completamente "verde" no assunto. Muitos nunca tinham consumido nada digital. Hoje parece absurdo, né? Como alguém que trabalha com livros nunca experimentou um audiolivro ou e-book?
Meu ponto é: precisamos entender as inovações antes de ir contra. Porque, no fim das contas, ser contra não muda muita coisa. Quando algo novo surge, já era — ele existe, é incontrolável. O que nos resta é discutir, usar e buscar as melhores práticas. (E cobrar legislação, né?). Notas de repúdio e manifestos contra IA funciona, de forma prática, pra quê? (essa é uma pergunta legítima, pq eu não entendo, de verdade).
Se não nos apropriarmos do novo, ficamos à margem. Bolhas surgem — seja de novas gerações, seja de más práticas — e a gente nem percebe. A série Adolescência esfregou isso na cara das gerações X, Y e millennials.
Podemos fazer melhor, sempre. Podemos ocupar esses novos espaços, levar discussões necessárias e proteger as gerações mais novas. Como eu disse no começo, não se trata só de trocar de celular — trata-se de sair do lugar de conforto para aprender.
Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.
camila.cabete@gmail.com (Cringe!)
** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.
A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.
O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?