Publicidade
Publicidade
Podcast do PublishNews #400 — Conversa com editoras na CCXP
PublishNews, Redação, 09/12/2025
Programa desta semana foi até a CCXP, realizada em São Paulo, para conversar com representantes do mercado editorial de quadrinhos e cultura pop

O Podcast do PublishNews desta semana foi até a CCXP, um dos maiores eventos de cultura pop do mundo, que contou com mais de 300 mil pessoas passando pelo São Paulo Expo nos últimos dias. Anualmente, o evento atrai artistas e fãs de filmes, séries, games, quadrinhos e, claro, livros.

No episódio, o apresentador Fabio Uehara faz uma cobertura do evento pelo ponto de vista da literatura, que conta com a presença de algumas casas editoriais como Universo dos Livros, Panini, Mood, selo da Ciranda Cultural, além de mais de 400 quadrinistas e artistas independentes no Artist’s Valley.

O editor da MSP, Sidney Gusman, conversou com o PN. "Para além da importância para a formação de leitores na infância, os quadrinhos são um nicho do mercado editorial muito poderoso", disse. Além de reconhecido editor de quadrinhos, ele é agora autor também de Domingos (Pipoca e Nanquim) , com Jefferson Costa. Gusman trabalha com mercado de quadrinhos desde a década de 1990 e afirma que nunca houve tanta variedade de gêneros e tipos de publicações de quadrinhos como se tem nos últimos anos no mercado.

Ainda no episódio, depoimentos de Ilson Pellegrinelli e Guilherme Kroll, gerentes comercial e editorial na Universo dos Livros, respectivamente; além de Camila Fernandes, coordenadora de marketing da Panini Publicações. Também conversamos com Samara Buchweitz, publisher do selo Mood da Ciranda Cultural e Marcos Martinz.

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Na conversa, falamos sobre a evolução do mangá no Brasil, sua importância como porta de entrada para novos leitores e as diferenças em relação a outros tipos de quadrinhos
Conversamos com editoras da HarperCollins Brasil, Arqueiro e Alt sobre o 'boom' das vendas dos 'sports romance', um subgênero cheio de particularidades
Convidados falam sobre humanos e IA na curadoria de conteúdo, as mudanças nos comportamentos de busca dos consumidores e estratégias práticas para editoras e autores se adaptarem à nova realidade
Iniciativa fez um mapeamento de todas as pessoas que trabalham e atuam com quadrinhos e/ou humor gráfico no Brasil e ouviu Lucio Luiz e Paloma Diniz, dois experts no assunto
Janaína Barros, Kim Doria e Tereza Grimaldi, os convidados do episódio, contam particularidades dos encontros e das conversas de clubes de leitura voltados para pequenos leitores. Ouça!
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Na conversa, falamos sobre a evolução do mangá no Brasil, sua importância como porta de entrada para novos leitores e as diferenças em relação a outros tipos de quadrinhos
Toda semana, uma nova tirinha
"Quando me tornei avó, algo curioso aconteceu: minha atenção foi capturada, novamente, pelos livros infantis e infantojuvenis. Como mãe, já estive nesse mesmo lugar, mas agora é diferente!"
O filme permanece mesmo depois da última cena, daqueles que a gente não quer ir embora da sala de cinema e fica ali até que todos saiam
Se vocês não acreditarem no que estão lendo, não haverá literatura possível. Deve haver uma aliança entre o leitor e o texto que está sendo lido, digerido.
Nélida Piñon
Escritora brasileira

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar