Publicidade
Publicidade
Uma nova fase - uma certa satisfação mesmo que tardiamente
PublishNews, Camila Cabete, 15/10/2021
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo

Esta não é a primeira vez que venho neste espaço, que amo tanto, falar sobre o término de uma fase profissional e começo de novos desafios. Mas dessa vez tem um gosto diferente, um gosto de realização.

Eu passei meus últimos nove anos trabalhando numa empresa global, com uma salada cultural, lidando com um mercado nacional brasileiro e tentando fazê-lo caber nas iniciativas globais.

(Aliás, um parêntesis sobre isso... Essa aura de representar uma empresa estrangeira é algo que devemos nos questionar. Hoje, sinto essa mudança: algumas ligações que demoram mais a ser respondidas, algum e-mail que não chega até que eu insista algumas vezes. Será por que?)

A despedida da Kobo envolveu muitas vídeo-chamadas com meus companheiros de nove anos de empresa, muito choro e risadas. Todo o apoio em encarar meus novos desafios. Novos desafios que decidi a duras penas, sempre com meu intuitivo muito mais aguçado do que o pensamento analítico. Afinal, foi assim que cheguei viva aos 43 anos.

Meu coração pulsando e uma vontade que não passava em me dedicar exclusivamente ao mercado brasileiro fez com que o universo (está sentindo esta coluna esotérica demais? hahaha) me trouxesse duas propostas, para fazer exatamente o que acredito. Isso mexeu com meu coração. Eu acredito ainda no meu país e que posso contribuir e fazer muitas coisas legais por aqui. Não é demagogia. É fé, a mais pura fé.

Fiz um certo suspense, inclusive pro PublishNews, que acabou publicando que eu estava saindo para me dedicar "ao mercado exclusivamente brasileiro, sem revelar, contudo, para onde seguirá na sequência".

A verdade é que assumi um posto na Editora LeYa Brasil e como consultora na Skeelo.

Isso significa que voltei a editar, pensar em conteúdo, descobrir novos talentos, mostrar que temos referências locais incríveis e de peso. Voltei a pensar o varejo de produtos editoriais digitais, com desenvolvimento em casa, de brasileiros para brasileiros.

Sim, fazemos várias coisas nesta encarnação (hahaha) pois o bicho carpinteiro que veio comigo não me deixa ser muito tradicional nas minhas tomadas de decisão. Estou feliz e ansiosa para vir aqui de novo contar o que ando vendo nessas internas do mundo digital e de conteúdo. E para reclamar também, porque aqui, vocês já sabem, a revolução é afetiva.

Se tiverem qualquer dúvida, estou sempre disponível para conversar via e-mail❤️ no camila.cabete@gmail.com

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore, editora na Leya Brasil e é a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Pra quem pensa que e-book e audiobook são iguais ao livro impresso, Camila Cabete recomenda: 'o livro digital não é pra você, incentive as livrarias independentes'
Desvalorização do real frente ao dólar pode ser uma oportunidade para editores brasileiros, vendendo no exterior, mas tem que saber fazer. Camila Cabete ensina.
Na sua primeira coluna de 2021, Camila Cabete fala da importância dos algoritmos na divulgação de livros e apresenta uma entrevista que fez com uma especialista no assunto
Camila Cabete usa a sua coluna para apontar como a crise elegeu novos arautos do negócio digital no Brasil: ‘me surpreendo com pessoas que renegavam o formato e negócio digital surgirem como os grandes palestrantes do ramo’
A partir de um caso de K-popers no TikTok, Camila Cabete fala sobre letramento digital e discussão da ética nos meios digitais em salas de aula
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
No mês da Consciência Negra, Os Passarinhos, tirinha de Estevão Ribeiro publicada sempre às sextas, cedem espaço para a Rê Tinta
Mestre de cerimônias da 63ª edição do Prêmio Jabuti, o ator participou de uma edição extra e especial do Podcast do PublishNews
Em um jantar, o escritor J. J. Veiga fez uma pergunta daquelas pra Suzana Vargas e ela respondeu sem pensar muito. Confira a saia justa na oitava crônica da série 'Escrever para lembrar: o que os grandes escritores me ensinaram'
Podcast do PublishNews recebeu Rafaella Machado (Galera) e Quézia Cleto (Paralela) para falarem sobre os gêneros literários
No mês da Consciência Negra, Os Passarinhos, tirinha de Estevão Ribeiro publicada sempre às sextas, cedem espaço para a Rê Tinta
A poesia é a música da alma, e, sobretudo, de almas grandes e sentimentais.
Voltaire
Filósofo Francês (1694-1778)
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar