Publicidade
Publicidade
Aonde vamos?
PublishNews, Marcio Coelho, 19/08/2019
Em sua coluna, Marcio Coelho faz uma reflexão sobre o que é estar 'no livro' nesse momento de crise. Vale a pena?

Tenho feito assessoria para autores independentes e a pergunta que mais ouço é: você consegue uma editora bacana pra mim? Quando escrevemos alguma coisa, obviamente queremos que aquilo alcance o maior número de leitores e, se possível, que mude a vida de alguém de maneira positiva. Quero que este próprio artigo, por exemplo, seja lido e compartilhado.

Além desse trabalho com autores independentes, dou aulas no MBA e nos cursos livres da Casa Educação, sempre voltados para o mercado editorial. Meus alunos também vêm com uma pergunta positiva, mas carregada de medo: será que consigo trabalhar no mercado editorial?

Quando converso com editores e amigos do mercado, sempre surge a frase: é, não está fácil, não, estou já pensando num plano B. Leia-se plano B como uma maneira de sair do mercado editorial, como eu também já pensei um dia, e partir para outra carreira. Resolvi ficar e mudar a maneira como olho para o mercado. Criar e recriar jeitos de continuar trabalhando para e pelos livros.

Essas perguntas me lembraram uma passagem do Memorial de Aires, do Machado de Assis:

— Não disse isto a ninguém, conselheiro, nem à madrinha nem ao padrinho. Se lho faço aqui é que não ouso fazê-lo àqueles dois, e não tenho terceira pessoa a quem o diga. Di-lo-ia à sua irmã, se me atrevesse a tanto; mas apesar do bom trato, não lhe acho franqueza igual à sua. Parece-lhe que o meu coração escolhe bem? [Tristão pergunta a Aires se é correto amar Fidélia.]

— Pergunta ociosa, doutor; basta amar para escolher bem. Ao Diabo que fosse era sempre boa escolha.

Trabalhar com livros é sempre escolher bem, basta escrever, publicar, editar, vender ou comprar. Seja realista com o mercado editorial, encare-o de frente, mas não deixe de estar próximo dos livros. O horizonte é sempre distante, por isso a viagem para chegar até ele é tão empolgante.

Basta amar para escolher bem. Que os livros floresçam cada vez mais.

Marcio Coelho começou a sua carreira como revisor na antiga editora Siciliano e alcançou o cargo de gerente editorial da Saraiva até abrir a hoo, editora especializada na publicação de livros de temática LGBT vendida recentemente à Universo dos Livros. Marcio também passou pela TAG – Experiências Literárias onde exerceu até agosto o cargo de gestor de produtos.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Em sua coluna, Marcio Coelho fala sobre os leitores, o mercado editorial brasileiro e como muitas vezes, não enxergamos a verdade dos fatos e achamos que a situação é ainda pior do que parece
A partir de Monteiro Lobato que, além de escritor, era um empreendedor do livro, Marcio Coelho faz, em sua coluna, uma reflexão sobre a gestão dos pontos de vendas de livros no país
Nosso colunista Marcio Coelho foi ao Jabuti depois de algumas edições ausente. Ele gostou e conta como foi.
Em sua coluna, Marcio Coelho fala sobre algumas incoerências do mercado editorial
Em sua coluna, Marcio Coelho escreve uma fábula sobre o mercado livreiro onde ficção e realidade parecem se misturar
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
A PublishNewsTV dessa semana conversou com Fernando Nuno, músico, jornalista e editor responsável pelo famoso Círculo do Livro
Na crônica desse mês, Luciana Pinsky narra o efêmero relacionamento de duas pessoas que mantiveram um relacionamento virtual, com raros, "mas sempre muito desejados" encontros presenciais
Cinthia Favilla, gerente da Bienal de SP, participa do programa para falar das novidades do evento que acontecerá em 2020. Programa traz ainda relato dos bastidores da operação de Felipe Neto na Bienal do Rio.
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Fomos atraídas pelas capas dos livros. Geralmente é assim: se a capa me atrai, vou procurar saber da história e, se curtir, eu compro.
Larissa Martins
Estudante brasileira
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar