Publicidade
Publicidade
Toda nudez (não) será admirada
PublishNews, Marcio Coelho, 10/05/2019
Em sua coluna, Marcio Coelho fala sobre os leitores, o mercado editorial brasileiro e como muitas vezes, não enxergamos a verdade dos fatos e achamos que a situação é ainda pior do que parece

A Verdade e a Mentira se encontraram um dia. A Mentira disse à Verdade:

– Hoje é um dia maravilhoso!

A Verdade olhou para os céus e suspirou, pois o dia era realmente lindo. Elas passaram muito tempo juntas, chegando finalmente ao lado de um poço. A Mentira disse à Verdade:

– A água está muito boa, vamos tomar um banho juntas!

A Verdade, mais uma vez desconfiada, testou a água e descobriu que realmente estava muito gostosa. Elas se despiram e começaram a tomar banho. De repente, a Mentira saiu da água, vestiu as roupas da Verdade e fugiu.

A Verdade, furiosa, saiu do poço, correu para encontrar a Mentira e pegar suas roupas de volta, mas não conseguiu.

O Mundo, vendo a Verdade nua, desviou o olhar, com desprezo e raiva.

A pobre Verdade voltou ao poço e desapareceu para sempre, escondendo nele sua vergonha. Desde então, a Mentira viaja ao redor do Mundo, vestida com a roupa da Verdade, satisfazendo as necessidades da sociedade, porque, em todo caso, o Mundo não nutre nenhum desejo de encontrar a Verdade nua.

O texto é só para ilustrar que, muitas vezes, não enxergamos a verdade dos fatos e achamos que a situação é ainda pior do que parece. Não sou matemático nem estatístico, mas me arrisco numas contas às vezes. Por favor, podem me corrigir se encontrarem erros.

O IBGE conta que somos mais de 208 milhões de brasileiros. Segundo pesquisa da Fipe apresentada pelo PublishNews, em 2018 foram vendidos 352.012.073 de exemplares, entre venda para o governo e mercado. Peguei só a fatia de mercado, 202.675.310, e dividi pelo total da população, chegando à conclusão que cada brasileiro leu 0,97 livro.

Pesquisando no site Brasil Escola, do UOL, verifiquei que a População Economicamente Ativa (PEA) no Brasil é de 63,05%. Isso significa que pouco mais da metade dos brasileiros se encaixa nos que fazem a economia girar. Refazendo a conta, cada brasileiro teria lido em 2018 1,54 livro.

Melhorou? Depende do seu ponto de vista. Ah, isso sem contar as pessoas com renda suficiente só para comer e pagar as contas, que quase nunca conseguem comprar alguma coisa, muito menos livros. O que importa aqui é que a verdade nua, porque é mais interessante, precisa ser vista, independentemente se ela é melhor ou pior ou indiferente ao que achamos que é. Dividir o total de livros vendidos pela população total é perigoso.

Nas conversas que tenho com os companheiros do mercado, sempre surge a expressão “é, tá foda”. Pra quem? Há editoras e livrarias crescendo no mercado apocalíptico que nós mesmos ajudamos a criar. Tem gente sorrindo porque está vendendo livros. E não estou aqui falando de gente grande, não.

O mercado editorial está em colapso. As grandes fechando vai ser horrível para as editoras. Livros digitais ainda não faturam muito. PoD é coisa ruim, as folhas caem. Hum, abrir uma editora é burrice. Livrarias já não dão mais dinheiro. Tenha um plano B, porque viver de livros já não dá mais.

E aí, verdade ou mentira? ;)

Marcio Coelho começou a sua carreira como revisor na antiga editora Siciliano e alcançou o cargo de gerente editorial da Saraiva até abrir a hoo, editora especializada na publicação de livros de temática LGBT vendida recentemente à Universo dos Livros. Marcio também passou pela TAG – Experiências Literárias onde exerceu até agosto o cargo de gestor de produtos.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Em sua crônica desse mês, Marcio Coelho faz analogias entre o construtor de um edifício e um editor de livros
Em sua coluna, Marcio Coelho faz uma reflexão sobre o que é estar 'no livro' nesse momento de crise. Vale a pena?
A partir de Monteiro Lobato que, além de escritor, era um empreendedor do livro, Marcio Coelho faz, em sua coluna, uma reflexão sobre a gestão dos pontos de vendas de livros no país
Nosso colunista Marcio Coelho foi ao Jabuti depois de algumas edições ausente. Ele gostou e conta como foi.
Em sua coluna, Marcio Coelho fala sobre algumas incoerências do mercado editorial
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
A ganhadora do Prêmio Especial do Jovens Talentos deu uma merecida esticada na sua viagem, voltou e foi correndo pro nosso estúdio!
Recentemente, a escritora Luisa Geisler foi desconvidada de uma feira no interior gaúcho sob a alegação de que o seu novo livro contém 'linguagem inadequada'. Em sua coluna, Pedro Almeida faz reflexões sobre o caso.
A PublishNewsTV dessa semana entrevistou Eduardo Lacerda, publisher da Patuá
O Podcast do PublishNews recebeu Bruno Tenan, responsável pelo marketing da Edusp para falar sobre a Festa do Livro da USP
Em sua coluna de novembro, Luciana Pinsky fala sobre 'o que se vai e o que resiste'
Qualquer um que não viva em poesia não pode sobreviver aqui na terra.
Halldór Laxness
Escritor islandês
(1902-1998)
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar