Publicidade
Publicidade
Sonhei com Mike Shatzkin
PublishNews, Marcio Coelho, 19/10/2020
Em sua coluna, Marcio compartilha o seu sonho com Mike Shatzkin e reflete sobre o reconhecimento aos profissionais do livro

Todo mundo sabe que nos sonhos vivemos coisas inimagináveis, boas ou ruins. É dente caindo, morte, pulamos de um precipício, beijamos gente famosa, saímos pelados à rua, fugimos de alguma coisa, conversamos com gente que já morreu. Isso pra dar alguns exemplos. Esse tipo de sonho já não me causa nenhum estranhamento. Mas o último sonho que tive, como diriam meus amigos gaúchos, bah!

Eu estava numa espécie de mall, aberto, com muitas lojas, restaurantes e uma livraria lotada de gente. Nos sonhos não tem pandemia. Fui chegando perto da livraria e vi o Mike Shatzkin lá dentro, sendo fotografado, assediado e ovacionado. Ele ria, com certa timidez, mas com um baita orgulho. E o mais curioso é que ele não era autor, não estava lançando nenhum livro. Ele era o Mike Shatzkin, profissional rodado do mercado editorial, colunista aqui do PublishNews e um operário do livro.

A sensação que ficou desse sonho foi justamente essa: um sonho. Em que realidade um trabalhador do mercado editorial tem esse status de pessoa famosa, só por fazer livros ou falar deles? Nem em Nova York, onde mora o Mike. Óbvio que alguns nomes ficam famosos por conta dos livros, mas geralmente são autores e/ou autoras, não gente que faz o livro acontecer.

Os anos de dedicação ao livro me ensinaram muitas coisas. Vivo de livros há muito tempo. Foi numa editora que conheci Juliana [Albuquerque, com quem Marcio é casado]. Grandes amigos me foram apresentados em eventos literários. Bebedeiras homéricas aconteceram vivendo o livro. Memórias afetivas sempre me despertam imagens do mundo do livro. Acho que pra maioria das pessoas que trabalha com livros é assim. Mas ser famoso como o Mike Shatzkin do meu sonho é forçar demais a barra.

Acordei e fiquei um tempão sentado na cama pensando no sonho, olhando pela janela e imaginando como seria o mundo se os operários do livro, como eu e você, um dia fossem abordados na rua. E, pra minha surpresa, não é que aconteceu? Estava indo ao mercado e uma senhora se aproximou e perguntou como fazia pra chegar na Nove de Julho. Não sou famoso.

Marcio Coelho começou sua carreira como revisor na antiga editora Siciliano, passou por muitas editoras como Saraiva, Nova Fronteira e Ediouro. Trabalhou na TAG – Experiências Literárias, prestou consultoria para clubes de assinaturas de livros, é professor de cursos voltados ao mercado editorial e gerente de projetos especiais do Grupo Editorial Pensamento. Além de viver de livros há mais de duas décadas, é apaixonado por eles.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Em sua coluna, Marcio Coelho fala sobre como colocar a leitura na vida das pessoas de maneira leve e prazerosa
Em sua crônica desse mês, Marcio Coelho faz analogias entre o construtor de um edifício e um editor de livros
Em sua coluna, Marcio Coelho faz uma reflexão sobre o que é estar 'no livro' nesse momento de crise. Vale a pena?
Em sua coluna, Marcio Coelho fala sobre os leitores, o mercado editorial brasileiro e como muitas vezes, não enxergamos a verdade dos fatos e achamos que a situação é ainda pior do que parece
A partir de Monteiro Lobato que, além de escritor, era um empreendedor do livro, Marcio Coelho faz, em sua coluna, uma reflexão sobre a gestão dos pontos de vendas de livros no país
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso. Hoje, excepcionalmente, o posto foi ocupado por Rê Tinta
Idealizadora do Festival Literário de Poços de Caldas é a convidada dessa semana do PublishNews Entrevista
Em sua coluna, Gustavo Martins fala sobre as reações e ideias de algumas livrarias ao redor do mundo para se manterem abertas e atrativas para o público
Nova livraria do centro de SP abre as portas nesta segunda (23/11). Irene de Hollanda, codiretora, e Rita Palmeira, responsável pela curadoria, contatam os detalhes da Megafauna no Podcast do PN
Livreiro participa do PublishNews Entrevista, programa que quer formar um arquivo da memória editorial brasileira
Escrever é fácil: você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca ideias.
Pablo Neruda
Poeta chileno (1904-1973)
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar