Publicidade
Publicidade
‘A epifania’ de Samuel Seibel
PublishNews, Redação, 12/06/2019
Livreiro é o entrevistado do episódio da PublishNewsTV dessa semana

Samuel Seibel é o entrevistado do 14º episódio da PublishNews TV
Samuel Seibel é o entrevistado do 14º episódio da PublishNews TV
Quando Samuel Seibel decidiu que ia ser livreiro, ouviu de Affonso Romano de Sant´Anna que ele estava tendo uma epifania. O proprietário da Livraria da Vila está nas lentes da PublishNewsTV para contar um pouco da sua trajetória de vida - filho de imigrantes europeus que foi jornalista por cerca de uma década, trocou redações de grandes jornais pelo comércio e, quando tomou a decisão de vender livros, mergulhou a ponto de se tornar uma das mais importantes referências do mercado editorial brasileiro.

Na conversa, ele revela que Capitães da areia, de Jorge Amado, que leu pela primeira vez aos 13 anos, foi o livro que o fez leitor. “Muitas vezes me perguntam qual o meu livro de cabeceira. Acabo citando este pela marca que fez em mim”, disse a André Argolo.

Seibel conta ainda da militância do pai, que era comunista, e do período da ditadura. “Eu tive sorte de não ser pego”, contou. “Às vezes você tinha que retirar alguns livros que tinha em casa e deixar na casa de um amigo. Ou, ao contrário, de um amigo que tinha que deixar seus livros na nossa casa. Tinha um medo muito grande. Era uma paranoia, que não era uma paranoia irreal”, lembrou.

“Hoje, você se posicionar não é mais você [simplesmente] se posicionar, dar a opinião e ter a liberdade de dizer o que você pensa. Você vai estar indo contra um determinado grupo inevitavelmente”, disse. Apesar disso, ele diz que se posiciona, politicamente inclusive, nos editoriais que assina na Revista da Vila, que há 14 anos circula nos estabelecimentos dirigidos por Seibel. “Perder a amizade ou perder cliente, eu não sei se isso já chegou a acontecer”, arrematou.

Um dos momentos mais emocionantes da entrevista é quando Samuel fala sobre uma viagem que fez há dois anos, quando a sua mãe completou 100 anos. Ele e os irmãos levaram a mãe à Bessarábia, região da hoje Moldávia onde ela nasceu. “Foi emocionante”, disse. Poucos meses depois do retorno, ela morreu.

Na conversa, o livreiro falou ainda sobre o seu lado esportista (ele é triatleta, corredor de montanhas e iogue) e de viagens. O esporte e as viagens são, ao lado da família e dos livros, os quatro pilares de sua vida pessoal, afinal.

Lembrando que a conversa com Samuel rendeu um extra para a PublishNewsTV que é uma análise que o livreiro faz sobre a atual situação do mercado, sobre a crise dos dois principais varejistas de livros e de como isso afetou o seu negócio. O extra pode ser acessado clicando aqui.

Na versão mais curta do programa, Talita Facchini continua com a arqueologia do PN e Luciana Melo visitou a Loja Monstra, livraria especializada na venda de HQs de São Paulo.

Todos os nossos programas estão disponíveis no nosso canal no YouTube.


Em parceria com o vídeo repórter Andre Argolo, o PublishNews mantém o projeto PublishNewsTV, que grava reportagens e entrevistas relacionadas ao mundo do livro.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
André Palme, country manager da Storytel no Brasil, é o entrevistado da PublishNewsTV dessa semana
Editor por trás de coleções que marcaram gerações de leitores, como ‘Vaga-Lume’ e ‘Para gostar de ler’, conversa com André Argolo
Jornalista especializada em literatura e na cobertura do mercado editorial bate um papo com André Argolo e faz reflexões sobre o jornalismo, a maternidade e o momento político atual
O livreiro Bernardo Gurbanov está nas lentes da PublishNewsTV dessa semana. Na conversa com André Argolo, ele faz reflexões sobre a sua profissão, de paixões, de totalitarismo e de literatura.
A PublishNewsTV dessa semana entrevistou Eduardo Lacerda, publisher da Patuá
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
André Palme, country manager da Storytel no Brasil, é o entrevistado da PublishNewsTV dessa semana
Nessa semana, nossa equipe recebeu Sara Fernanda Frigério, sócia da Literárius, um sistema especialmente desenvolvido para atender o mercado editorial e livreiro
Toda semana você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Editor por trás de coleções que marcaram gerações de leitores, como ‘Vaga-Lume’ e ‘Para gostar de ler’, conversa com André Argolo
Os homens, como os livros, têm seus destinos.
Machado de Assis
Escritor brasileiro
(1839-1908)
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar