Publicidade
Publicidade
O ‘otimismo realista’ de Samuel Seibel
PublishNews, Redação, 10/06/2019
Livreiro é o entrevistado do próximo episódio da PublishNewsTV, mas decidimos adiantar trecho da entrevista em que o livreiro comenta os números da Pesquisa Fipe

Vai ao ar nesta quarta-feira (12) um novo episódio da PublishNewsTV que, nessa semana, recebe Samuel Seibel, diretor da Livraria da Vila. Na entrevista que ele concedeu a André Argolo, Samuel falou especificamente sobre os resultados da série histórica da Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro encomendado à Fipe pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).

Decidimos desmembrar esse trecho da entrevista e oferecer aos nossos anunciantes em um capítulo a parte. O livreiro relativiza a “catástrofe” representada pelos números da pesquisa. “Eu não sei se é um lado otimista meu, que talvez divirja do sentimento do mercado. Eu vou negar que houve uma crise em duas redes de fundamental importância pro mercado? Óbvio que não. Elas representam um percentual que reflete nos resultados das editoras (...). Eu entendo que há um buraco nos caixas das editoras. Nem vou entrar nessa questão”, disse às lentes da PNTV.

No entanto, Seibel aponta que há um lado pouco explorado nessa questão. “Os 4% de [crescimento no] número de exemplares vendidos é muito importante. Agora, quando o preço cai 30% de um período para cá ou até mais dependendo do segmento, poxa, é claro que é preocupante, mas acho que seria trágico – e aí estaríamos falando de catástrofe – é se o número de exemplares tivesse caído. Quando se tomou a decisão de segurar o preço do livro e eventualmente até de baixar o preço do livro – e na minha opinião [essa decisão] foi correta –, se esperava uma proporção talvez um pouco maior do aumento da venda de exemplares”, disse.


Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Editor por trás de coleções que marcaram gerações de leitores, como ‘Vaga-Lume’ e ‘Para gostar de ler’, conversa com André Argolo
Jornalista especializada em literatura e na cobertura do mercado editorial bate um papo com André Argolo e faz reflexões sobre o jornalismo, a maternidade e o momento político atual
O livreiro Bernardo Gurbanov está nas lentes da PublishNewsTV dessa semana. Na conversa com André Argolo, ele faz reflexões sobre a sua profissão, de paixões, de totalitarismo e de literatura.
A PublishNewsTV dessa semana entrevistou Eduardo Lacerda, publisher da Patuá
O editor é o entrevistado da PublishNewsTV dessa semana. Na entrevista que teve com André Argolo, ele falou da infância, do seu projeto Esqueça um Livro e fez reflexões sobre a sua profissão.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Toda semana você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Editor por trás de coleções que marcaram gerações de leitores, como ‘Vaga-Lume’ e ‘Para gostar de ler’, conversa com André Argolo
Monica Carvalho se prepara para abrir a Livraria da Tarde, que será instalada no bairro de Pinheiros
Em sua coluna, Henrique Rodrigues analisa a polêmica da Flip e o cenário literário atual no país
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Li tanto a vida inteira que é mais fácil falar dos que não li.
Bernardo Kucinski
Escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar