Publicidade
Publicidade
Incoerências
PublishNews, Marcio Coelho, 17/08/2018
Em sua coluna, Marcio Coelho fala sobre algumas incoerências do mercado editorial

Sentado ao meu lado no ônibus, um senhor vestindo paletó e gravata que não combinavam entre si – que havia bem pouco tempo bradava para um rapaz sobre ser uma pessoa de bem pra ter futuro nas empresas – abre a Bíblia.

Passo por um morador de rua e sinto um cheiro muito forte da falta de dignidade. Sinto-me mal, não pelo cheiro, mas por não fazer nada por ele. Enquanto reflito sobre isso, paro para atravessar a rua ao lado de duas pessoas perfumadas que reclamam da TV por assinatura.

Caminhando para o almoço, preciso desviar de uma fila enorme que se encaminha para uma lotérica. Enquanto espero as pessoas passarem para que eu possa continuar, duas pessoas da fila conversam sobre como está difícil a situação do país e que apoiam muito o Bolsonaro.

Mas o que essas incoerências têm a ver com livros?

Quando o Leonardo Neto me convidou para escrever o primeiro texto para o PublishNews, antes mesmo de se transformar em coluna, ele me pediu para escrever histórias do nosso mercado. Como nos despedimos da Bienal recentemente, posso contar a história, com base em dados, de que o mercado editorial é uma incoerência absurda.

Na Bienal foram 663 mil visitantes, 197 expositores, 14 espaços culturais, 1.500 horas de programação, 291 autores nacionais, 22 aurores internacionais, 100 mil alunos de 15 mil escolas diferentes, muitos beijos e abraços e um tíquete médio de R$ 161,57.

Empresto uma frase da matéria do PublishNews que traz esses dados pra mostrar a incoerência que vi: Sem um grande varejista (na edição passada a Saraiva tinha um estande de mil m²) instalado no pavilhão do Anhembi, elas [as editoras] nadaram de braçada. 

Sacou a incoerência?

Marcio Coelho começou a sua carreira como revisor na antiga editora Siciliano e alcançou o cargo de gerente editorial da Saraiva até abrir a hoo, editora especializada na publicação de livros de temática LGBT vendida recentemente à Universo dos Livros. Marcio também passou pela TAG – Experiências Literárias onde exerceu até agosto o cargo de gestor de produtos.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
A partir de Monteiro Lobato que, além de escritor, era um empreendedor do livro, Marcio Coelho faz, em sua coluna, uma reflexão sobre a gestão dos pontos de vendas de livros no país
Nosso colunista Marcio Coelho foi ao Jabuti depois de algumas edições ausente. Ele gostou e conta como foi.
Em sua coluna, Marcio Coelho escreve uma fábula sobre o mercado livreiro onde ficção e realidade parecem se misturar
Em sua coluna, Marcio Coelho fala sobre as diferenças e semelhanças entre o livro e a barata e questiona: onde encontrar refúgio os problemas atuais? no primeiro ou no segundo?
Em sua coluna, Marcio explica o porquê da sua ausência nas páginas do PN
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em nova crônica, Luciana Pinsky conta a história de uma mulher que vivia atrasada até que esbarrou num ciclista em pleno trânsito de SP
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
A partir de Monteiro Lobato que, além de escritor, era um empreendedor do livro, Marcio Coelho faz, em sua coluna, uma reflexão sobre a gestão dos pontos de vendas de livros no país
Toda semana você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
A minha paixão pelos livros me levou a empreender uma viagem infinita e imperfeita até as fazes da literatura
Daniel Mordzinski
Fotógrafo argentino em entrevista para a revista Ponto
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar