Publicidade
Publicidade
Sobre quando eu parei de trabalhar com livros digitais
PublishNews, Camila Cabete, 05/07/2018
Em sua coluna, Camila conta como deixou de ser só 'publishers relations da Kobo' para ser também 'especialista em inovação no mercado editorial'

Pois é, minha vida de e-book acabou. Sério, mas calma!

Comecei um MBA de Marketing numa instituição muito renomada e tive o prazer de estudar com o Professor Yogui... sim, poderia ser o Yoda, mas é Yogui mesmo. Ele deu a matéria sobre inovação e foi maravilhoso estudar o marketing com olhos na inovação. Vi, com uma surpresa imensa, que o mercado em geral já pensa à frente de seu tempo, que este é o certo, nada fora da curva. Me deparei com a realidade de que sou, na verdade, medíocre. Seria parte deste inconsciente coletivo? Nem melhor nem pior que ninguém, só uma mulher do meu tempo.

Conforme fui avançando no curso, com conhecimento formal de marketing, lendo os manda chuvas da disciplina, fui caindo numa real mais sombria... a realidade de que o mercado editorial que não vinha acompanhando todo o resto... Ficamos num gueto, isolados.

Análise SWOT, curva de vida de um produto, ficava somente aplicado na curva de vida de um livro. Saía um da lista, entrava outro e assim sucessivamente. As mesmas máximas que já foram há muito ultrapassadas, sendo aplicadas ainda no mundo editorial...ou você nunca ouviu a palavra canibalização aplicada à venda de e-books?

Vi que o marketing de Henry Ford ainda estava em moda no meu mercado, que é um mercado direcionado ao produto (livro, ai o cheiro do livro... ah mas o livro...) e não ao cliente, como é o que se vê hoje, com uma visão mais colaborativa...

No final do curso, meu professor chegou pra gente e perguntou sobre o nosso LinkedIn... O que você escreve como título no seu perfil? Geralmente colocamos a empresa e o cargo que você tem, certo? Errado. Ele me mostrou que somos muito mais que os CNPJs que empunhamos... que mesmo eu trabalhando na Kobo como Publisher relations, eu trabalhava mesmo era com inovação. Mantive meus títulos, experiências e empresa do coração. Mas minha especialidade mesmo não era SÓ ser funcionária.

E foi assim que troquei meu título no LinkeIn e que causou uma confusão, quando todos vieram ver o que tinha acontecido e inclusive meu chefe me perguntou se estava tudo bem.... Só tinha assumido uma relação há muito preterida.

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade
Leia também
Qualquer passo é melhor do que se fechar na negação ou ficar girando em círculos de demonização do novo
Em novo texto, Camila Cabete fala sobre a importância de se abrir para o novo e entender antes de julgar
Em novo artigo, Camila Cabete compartilha o que viu e ouviu durante sua primeira visita aos Emirados Árabes Unidos
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
​A menina que acreditou que o mundo não poderia ser dela reflete sobre os limites impostos pelas vozes externas e a descoberta da própria força interior
Sâmara Lígia explora o universo lúdico e colorido repleto de seres mágicos e encantamentos cotidianos
​Mais do que uma simples fábula, obra é um convite para crianças e adultos refletirem sobre resiliência, empatia e a força de acreditar nos próprios sonhos​
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta quatro novidades da literatura infantojuvenil
'Cirandei' é uma obra que transforma a poesia em brincadeira e nos convida a um passeio pelo universo lúdico da infância
O livro bom é inesgotável.
António Lobo Antunes
Escritor português

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar