Publicidade
Publicidade
Sobre quando eu parei de trabalhar com livros digitais
PublishNews, Camila Cabete, 05/07/2018
Em sua coluna, Camila conta como deixou de ser só 'publishers relations da Kobo' para ser também 'especialista em inovação no mercado editorial'

Pois é, minha vida de e-book acabou. Sério, mas calma!

Comecei um MBA de Marketing numa instituição muito renomada e tive o prazer de estudar com o Professor Yogui... sim, poderia ser o Yoda, mas é Yogui mesmo. Ele deu a matéria sobre inovação e foi maravilhoso estudar o marketing com olhos na inovação. Vi, com uma surpresa imensa, que o mercado em geral já pensa à frente de seu tempo, que este é o certo, nada fora da curva. Me deparei com a realidade de que sou, na verdade, medíocre. Seria parte deste inconsciente coletivo? Nem melhor nem pior que ninguém, só uma mulher do meu tempo.

Conforme fui avançando no curso, com conhecimento formal de marketing, lendo os manda chuvas da disciplina, fui caindo numa real mais sombria... a realidade de que o mercado editorial que não vinha acompanhando todo o resto... Ficamos num gueto, isolados.

Análise SWOT, curva de vida de um produto, ficava somente aplicado na curva de vida de um livro. Saía um da lista, entrava outro e assim sucessivamente. As mesmas máximas que já foram há muito ultrapassadas, sendo aplicadas ainda no mundo editorial...ou você nunca ouviu a palavra canibalização aplicada à venda de e-books?

Vi que o marketing de Henry Ford ainda estava em moda no meu mercado, que é um mercado direcionado ao produto (livro, ai o cheiro do livro... ah mas o livro...) e não ao cliente, como é o que se vê hoje, com uma visão mais colaborativa...

No final do curso, meu professor chegou pra gente e perguntou sobre o nosso LinkedIn... O que você escreve como título no seu perfil? Geralmente colocamos a empresa e o cargo que você tem, certo? Errado. Ele me mostrou que somos muito mais que os CNPJs que empunhamos... que mesmo eu trabalhando na Kobo como Publisher relations, eu trabalhava mesmo era com inovação. Mantive meus títulos, experiências e empresa do coração. Mas minha especialidade mesmo não era SÓ ser funcionária.

E foi assim que troquei meu título no LinkeIn e que causou uma confusão, quando todos vieram ver o que tinha acontecido e inclusive meu chefe me perguntou se estava tudo bem.... Só tinha assumido uma relação há muito preterida.

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História e foi responsável pelo setor editorial de uma editora técnica por alguns anos. Entrou de cabeça no mundo digital (em 2009) ao se tornar responsável pelos setores editorial e comercial da primeira livraria digital do Brasil, além de ter feito pós-venda e suporte às editoras e livrarias da primeira distribuidora de conteúdo digital do Brasil. Hoje é a senior country manager da Kobo Brasil e é a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o linkedin

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Pra quem pensa que e-book e audiobook são iguais ao livro impresso, Camila Cabete recomenda: 'o livro digital não é pra você, incentive as livrarias independentes'
Desvalorização do real frente ao dólar pode ser uma oportunidade para editores brasileiros, vendendo no exterior, mas tem que saber fazer. Camila Cabete ensina.
Na sua primeira coluna de 2021, Camila Cabete fala da importância dos algoritmos na divulgação de livros e apresenta uma entrevista que fez com uma especialista no assunto
Camila Cabete usa a sua coluna para apontar como a crise elegeu novos arautos do negócio digital no Brasil: ‘me surpreendo com pessoas que renegavam o formato e negócio digital surgirem como os grandes palestrantes do ramo’
A partir de um caso de K-popers no TikTok, Camila Cabete fala sobre letramento digital e discussão da ética nos meios digitais em salas de aula
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em nova coluna, Paulo Tedesco celebra a pós-modernidade, simbolizada, na sua opinião, pela impressão por demanda
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Ricardo Costa e Cassia Carrenho, ex-colaboradores do PN, e Luciana Sousa, a funcionária mais antiga, são recebidos para relembrar histórias dos 20 anos do PublishNews
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em novo artigo da série 'Escrever para lembrar: o que os grandes escritores me ensinaram', Suzana Vargas fala sobre sua relação e o que aprendeu com o multiartista Victor Giudice
Sempre foi verdade que vender livros é um trabalho de amor para muitas pessoas.
Mike Shatzkin
Colunista do PublishNews
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar