Publicidade
Publicidade
Podcast do PublishNews #393 — Destaques da Feira do Livro de Frankfurt 2025
PublishNews, Guilherme Sobota, 21/10/2025
Um dos principais traços do evento deste ano foi uma mudança de tom nas discussões sobre inteligência artificial

No episódio do Podcast do PublishNews desta semana, conversamos com alguns editores que contam o seu ponto de vista de como foi a Feira de Frankfurt 2025, que terminou neste domingo (19). Além de ser o local onde agentes e editores negociam os grandes títulos que vão ser lançados nos próximos meses e discutem as tendências dos gêneros mais disputados, a Feira também é palco para os temas mais relevantes da indústria do livro ao redor do mundo.

Um dos principais traços do evento deste ano foi uma mudança de tom nas discussões sobre inteligência artificial: nem apocalíptico – no sentido de que a IA não é uma solução que vai resolver tudo e acabar com todos os nossos empregos –, nem “entreguista” – é preciso que indústria do livro acompanhe de perto as discussões e se coloque como firme defensora dos direitos dos autores e de suas propriedades intelectuais frente às gigantes da tecnologia. Muitas das discussões sobre o assunto passaram por saber como o setor do livro pode fazer usos éticos das ferramentas. Na indústria de audiolivros, essa transformação é ainda mais acentuada, especialmente pelo forte redução nos custos de produção promovida pelas aplicações.

As duas missões "oficiais" brasileiras, o Brazilian Publishers (CBL e Apex-Brasil) e o CreativeSP (do governo do Estado de São Paulo), também renderam bons frutos para os participantes. Outro destaque foi o estande promovido pela Faculdade LabPub, em parceria com a Feira e com a MVB América Latina, que levou editoras e profissionais que nunca tinham visitado o evento pela primeira vez.

Para saber mais do que ocorreu na feira, nos seus corredores e bastidores, conversamos com quem esteve lá: Mariana Rolier, editora sênior da Trama e do selo Livros da Alice, do Grupo Ediouro; Cassius Medauar, publisher da JBC (Grupo Companhia das Letras), Luiza Lewkowicz, gerente editorial da DBA Literatura, e também a jornalista Talita Facchini, convidada especial do episódio.

Participante do programa Frankfurt Global Network, Luiza comentou que o mercado alemão trabalha muito bem com parcerias e conexões entre as próprias editoras independentes. "A proposta delas é se unir e unir forças no departamento de vendas e comercial, para que as editoras continuem pequenas e independentes. É pensar que existe uma saída, não precisa vender a editora para uma grande corporação, ou ter dinheiro de investidores, para fazer um trabalho independente e com autonomia", comenta.

Este podcast é um oferecimento de Câmara Brasileira do Livro (CBL), MVB América Latina e UmLivro. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.


*O jornalista viajou com o apoio do CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Programa desta semana recebe dois autores que ganharam prêmios recentemente e um curador: Beatriz Bracher, Marcílio França Castro e Rogério Pereira
No episódio da semana, o escritor e influenciador Tiago Valente explica o que pensa sobre o fenômeno da 'leitura performática', tradução da expressão 'performative reading', uma tendência que vem se consolidando nas redes sociais
As convidadas do episódio são as livreiras Letícia Bosísio, sócia da Janela Livraria, e Fran Junqueira, da Ceci Livraria e editora da Tigrito, que estão com novidades
O episódio dessa semana foi até a Sala Tatuí conversar com Beto Ribeiro, sócio administrador da Livraria Simples, e João Varella, da Lote 42
Saborosa conversa com produtora executiva e escritora aborda desafios e processos criativos envolvidos na adaptação de um livro ao cinema
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Essa semana, a Área Indie apresenta duas novidades das editoras Uiclap e Literalux
Neste guia, o leitor vai descobrir como montar um confinamento de gado de pequeno porte e transformar sua propriedade rural em uma fonte de renda extra ou principal
25 contos de 'Coisas peculiares para saber no Natal' falam sobre as complexidades da sociedade
"Ler é um gesto de presença. Exige silêncio, curiosidade, entrega — três atitudes cada vez mais raras. Talvez seja isso que o olhar identifique quando nos interessamos por um leitor". Leia a coluna!
Programa desta semana recebe dois autores que ganharam prêmios recentemente e um curador: Beatriz Bracher, Marcílio França Castro e Rogério Pereira
Sempre recorri a histórias alheias ou de ficção justamente para evitar as minhas.
Laura Restrepo
Escritora colombiana

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar