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3º Painel do Varejo de Livros traz números positivos sob o efeito da Semana do Consumidor
PublishNews, Talita Facchini, 18/04/2024
Ações promocionais realizadas pelos varejistas em março por conta da Semana do consumidor resultaram em variação positiva de 15,95% no faturamento e de 8,95% no volume

Livraria Martins Fontes | © Alf Ribeiro / Shutterstock
Livraria Martins Fontes | © Alf Ribeiro / Shutterstock

O 3º Painel do Varejo de Livros no Brasil de 2024 – pesquisa realizada pela Nielsen BookScan, divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL) e que analisa as vendas de livros realizadas por livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento – foi marcado pela presença de ações promocionais dos varejistas por conta da Semana do Consumidor.

De 26 de fevereiro a 24 de março, o Painel registrou um movimento superior em relação a 2023, o que já contribui para uma melhora no cenário anual. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, o mercado movimentou 5,04 milhões de livros contra 4,63 milhões em 2023. Uma variação positiva de 8,95%. Em faturamento, o setor arrecadou R$ 245,37 milhões, sendo 15,95% superior ao período terceiro período do ano anterior que alcançava R$ 211,63 milhões.

O preço médio ainda se mantém superior com uma variação de 6,42% e o desconto médio passou de 23,59% em 2023 para 25,96% este ano, apresentando uma variação de 2,36 p.p.

"Temos que comemorar a volta do crescimento depois de um período de declínio. E esse crescimento acontece não por acaso no período da Semana do Consumidor, o que demonstra que o mercado consumidor está atento e que podemos explorar outras oportunidades como essa", frisou o presidente do SNEL, Dante Cid.

2023 x 2024

No acumulado do ano há também um cenário positivo em relação ao faturamento, mesmo com uma variação negativa no volume.

Do início do ano até 24 de março, o volume de livros vendidos foi de 13,48 milhões, enquanto em 2023 o volume foi de 13,90 milhões, registrando uma variação negativa de 3,01%. Vale lembrar, no entanto, 2024 começou com uma variação de -15,70%.

Já no faturamento, a variação positiva é de 8,65% em relação ao acumulado de 2023. O setor já movimentou R$ 728,35 milhões contra R$ 670,35 milhões no ano anterior.

O preço médio também continua com uma variação superlativa de 12,03% e a bibliodiversidade de títulos também supera os números de 2023 com uma variação de 2,22%.

Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.

Importância dos gêneros

Não Ficção Trade é novamente o único gênero que apresentou crescimento. A variação positiva foi de 2,54 p.p. no período, passando a representar 28,34% do faturamento do setor.

Infantil, Juvenil e Educacional (-1,09 p.p.), Não Ficção Especialista (-0,73 p.p.) e Ficção (-0,72 p.p.) seguem em queda.

Metodologia

Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente. A Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.

Confira o Painel completo clicando aqui.

[18/04/2024 11:00:00]
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