Publicidade
Publicidade
Prêmio PublishNews | 2021

O Prêmio PublishNews tem como objetivo reconhecer os livros mais vendidos de 2021 e os profissionais de vendas e marketing por trás destes sucessos de prateleira. Trata-se do primeiro prêmio direcionado especificamente para aqueles que cuidam da comercialização dos livros.

A cerimônia de premiação será em São Paulo, no Instituto Goethe, no dia 25 de maio, às 18h. O evento é aberto e gratuito, mas é necessário fazer uma inscrição prévia, que será disponibilizada em breve. Após a premiação, haverá o tradicional coquetel do PublishNews.

As categorias

São cinco categorias baseadas nos números de vendas da lista anual de mais vendidos de 2021:

  • Mais vendidos de ficção (1°, 2° e 3° lugar)
  • Mais vendidos de não-ficção (1°, 2° e 3° lugar)
  • Mais vendidos de infantojuvenis (1°, 2° e 3° lugar)
  • Mais vendidos de negócios (1°, 2° e 3° lugar)
  • Mais vendidos de autoajuda (1°, 2° e 3° lugar)

E seis prêmios especiais:

  • Prêmio de Livro Mais Vendido do Ano
  • Prêmio de Editora do Ano
  • Prêmio Profissional de Marketing e Vendas do Ano
  • Prêmio PublishNews de Contribuição ao Mercado Editorial
  • Prêmio Metabooks - Livraria que melhor utilizou metadados em 2021
  • Prêmio Metabooks - Editora que melhor utilizou metadados em 2021

A escolha dos premiados

Os prêmios baseados nas categorias serão entregues com base na lista anual de mais vendidos do ano passado, de acordo com a posição final.

O Prêmio de Livro Mais Vendido irá para o livro mais vendido na lista anual geral do PublishNews, enquanto o Prêmio de Editora do Ano vai para a editora que colocou o maior número de obras (leia-se ISBNs) nas listas semanais e que terminou o ano em primeiro lugar. Para saber quem ganhou, é só clicar aqui.

O Prêmio Metabooks dará um troféu à editora e à livraria que mais se destacaram no uso de metadados ao longo de 2021. A escolha dos vencedores será feita pela equipe da Metabooks com base na pontuação gerada automaticamente pelo sistema da plataforma.

O suspense fica por conta do Prêmio Profissional de Marketing e Vendas do Ano - mais informações abaixo.

Já o ganhador do Prêmio PublishNews de Contribuição ao Mercado Editorial será escolhido pelos organizadores, com base na carreira e realizações do premiado.

A cerimônia

A cerimônia contará com uma homenagem ao ganhador do prêmio de contribuição ao mercado editorial. O evento – marcado para o dia 25 de maio, a partir das 18h30, no Goethe-Institut (Rua Lisboa, 974 – São Paulo / SP) – encerrará com o coquetel do PublishNews, onde será possível cumprimentar os premiados e confraternizar com colegas do mercado.


Os ganhadores do Prêmio PublishNews

Ficção

  1. Torto arado (Todavia), de Itamar Vieira Junior
  2. A garota do lago (Faro Editorial), de Charlie Donlea
  3. Os sete maridos de Evelyn Hugo (Paralela), de Taylor Jenkins Reid

Não Ficção

  1. Mulheres que correm com os lobos (Rocco), de Clarissa Pinkila Estés
  2. Mindset (Objetiva / Grupo Companhia das Letras), de Carol Dweck
  3. Escravidão - Vol. 2 (Globo Livros), de Laurentino Gomes

Autoajuda

  1. Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill
  2. A coragem de ser imperfeito (Sextante), de Brené Brown
  3. A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca), de Mark Manson

Infantojuvenil

  1. Vermelho, branco e sangue azul (Seguinte), de Casey McQuiston
  2. Mentirosos (Seguinte), de E. Lockhart
  3. Box Harry Potter (Rocco), de J.K. Rowling

Negócios

  1. O poder da autorresponsabilidade (Gente), de Paulo Vieira
  2. Mindset milionário (Buzz), de José Roberto Marques
  3. Do mil ao milhão (HarperCollins), de Thiago Nigro

Prêmio Profissional de Marketing e Vendas do Ano

O suspense do Prêmio PublishNews fica por conta desta categoria, que é a celebração e o reconhecimento dos feitos realizados pelos colaboradores de vendas e marketing das editoras.

O objetivo do prêmio é reconhecer os profissionais de vendas e marketing por trás dos livros de sucesso que figuram as listas dos mais vendidos e ganham o público o ano inteiro. O prêmio é o primeiro no país direcionado especificamente para aqueles que cuidam da comercialização dos livros.

Nesta sexta edição, a premiação terá algumas novidades. Depois de ouvir muitas considerações e sugestões do mercado, o PN decidiu aprimorar as regras do prêmio para torna-lo ainda mais democrático e desafiador. A ideia principal é que a cadeia do livro participe ativamente da escolha do melhor profissional do ano. Para isso, convidaremos os representantes dos seguintes grupos: 23 livrarias (2 pontos), 27 editoras (2 pontos), 5 distribuidoras (2 pontos), 1 grupo especial (2 pontos) e voto popular/leitores (4 pontos).

Os representantes de cada grupo poderão votar na lista de participantes previamente inscritos no prêmio.

SISTEMA DE PESO POR GRUPO: Os votos do grupo possuem força de voto coletivo, ou seja, são somados e o indicado mais votado pelo grupo ganhará 2 pontos.

Exemplo hipotético: o grupo de editores (27 editoras ao todo, cada qual com um representante) recebe um formulário com 3 candidatos: Candidato X, Candidato Y, Candidato Z. O candidato X recebe 15 votos; o candidato Y, 8 votos; e o Z, 4 votos. Logo, de acordo com nosso regulamento, o candidato X receberá os 2 pontos previstos para o grupo de editores, por ter recebido a maioria absoluta dos votos.

VOTO DO PÚBLICO: O voto do público é muito importante para que se crie uma consciência coletiva sobre quem são os profissionais por trás dos sucessos editoriais, além de possibilitar um engajamento maior em torno da premiação. Por isso, tem peso 4 (pontos), sendo a única categoria que pontuará dessa forma.

GANHADOR: O ganhador do prêmio será o candidato mais votado pelo número relativo somado dos grupos.

FATOR DE DESEMPATE: Caso eventualmente ocorra algum empate, uma comissão especial formada pelo PublishNews terá o voto de minerva e definitivo sobre o ganhador. PRÊMIO A premiação será decidida pelo PublishNews e seus parceiros.

Para se inscrever, ou ser indicado, é necessário enviar e-mail para premiopublishnews@publishnews.com.br com os dados pessoais do candidato, além de um testemunhal apresentando resultados, números e ações empreendidas na área.

Realização:






Apoio:










Publicidade

A edição 2017 do Global eBook: a report on market trends and developments foi elaborada pelo consultor austríaco Rüdiger Winschenbar, com a contribuição de especialistas de todo o mundo. Este relatório documenta e analisa como os mercados de livros digitais estão se desenvolvendo ao redor do globo, trazendo os melhores dados estatísticos disponíveis. A novidade da edição 2017 são as análises inéditas e detahadas de vários mercados europeus feitas a partir de dados dos maiores agregadores de e-books da Europa. O Global eBook está disponível para compra no site www.global-ebook.com.

Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Acho que os livros ruins nos ensinam muitas coisas. Levo os livros muito a sério. Tenho muito cuidado com toda e qualquer obra
Ronaldo Correia de Brito
Escritor brasileiro

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar