Os números confirmaram que entre janeiro e fevereiro, os estabelecimentos monitorados pelo instituto de pesquisa apresentaram queda nominal (sem considerar a inflação) de 18,81% no faturamento na comparação com igual período de 2018. Isso significa dizer que as livrarias deixaram de vender R$ 76,6 milhões em livros. Em número de exemplares vendidos, a queda foi de 17,95%, fechando o primeiro bimestre com 6,4 milhões de exemplares vendidos. Em igual período de 2018, foram vendidos 7,8 milhões.
A categoria que mais sentiu foi, não por acaso, a Infantil, Juvenil e Educacionais, na qual a Nielsen categoriza os livros didáticos. Esse segmento perdeu 6,25 pontos percentuais em importância no faturamento dos pontos de vendas acompanhados pelo instituto. “O que eu destaco muito é o rearranjo do varejo propriamente dito. Aqui a gente não está falando de um problema de demanda. Não dá para imaginar que estamos consumindo menos livros. O que há é uma reorganização silenciosa da forma de distribuição dos livros didáticos que certamente estão deixando de rodar a catraca do varejo e encontraram formas diferentes de atingir esse público consumidor”, avaliou Ismael durante a sua participação no podcast.
Na gravação, ele revelou um segredo dos bastidores da redação do PublishNews. É que temos uma coleção de fotos do Ismael usando blazers nas cores vermelho, azul e amarelo. Sempre que o Painel da Nielsen mostrava um número negativo, usamos a foto do terno vermelho. Quando a curva está apontando para cima, o azul e quando o mercado esteve no seu esplendor total, usamos o amarelo, em referência ao ouro! Talvez só o leitor mais atento teria percebido isso, mas o curioso é que na sua participação no podcast, ele usava uma camisa de fundo vermelho com estampas de abacaxi. Sobre isso, ele disse: “Estamos num vermelho que incomoda bastante e temos um abacaxi para descascar”. Mas mesmo assim, Ismael se mantém otimista e declarou: “Eu pessoalmente acredito que essa tendência de janeiro e fevereiro será desmanchada e vamos caminhar para um rumo positivo”.
O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, e do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial.
Clique aqui para conferir a íntegra do Painel e abaixo para ouvir ao Podcast.
Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.
A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.
O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?