Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 14/03/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Guilherme Sobota, 14/3/2023

Hoje (terça-feira, 14) é o último dia para se inscrever na categoria Profissional de Marketing e Vendas do Prêmio PublishNews 2023. Os interessados podem se inscrever (ou inscrever colegas) por meio deste formulário até às 23h59 deste 14 de março. Os finalistas serão anunciados no dia 20/3. A cerimônia de premiação do 7º Prêmio PublishNews – que tem como objetivo reconhecer os livros mais vendidos do ano anterior e os profissionais por trás destes sucessos – ocorre no dia 4 de abril de 2023, no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974), a partir das 18h30. A cerimônia tem entrada gratuita e é sujeita à lotação do espaço. O vencedor da categoria Profissional de Marketing e Vendas é anunciado na cerimônia – uma celebração e um reconhecimento dos feitos realizados pelos colaboradores de vendas e marketing das editoras. Em 2022, Wendel Isler, da distribuidora Catavento, levou o troféu de Profissional de Marketing e Vendas do Ano. Nos últimos anos, o Prêmio também foi concedido para Heloisa Daou (2016), Antonio Bitiati (2017), Daniela Kfuri (2018), Corina Campos (2019) e Eduardo Krause (2020). O Prêmio é uma realização do PublishNews, com apoio do Goethe Institut e patrocínio de Skeelo, Catavento, Amazon e MVB.

PublishNews, Redação, 14/3/2023

A Editora Aboio vai passar a disponibilizar livros do seu catálogo para download gratuito em seu site. O objetivo é democratizar o acesso à literatura e também conscientizar o consumidor dos custos envolvidos na produção literária, segundo a editora. Mostrar o material de maneira gratuita seria então uma forma de atrair leitores. Os primeiros títulos do catálogo da editora estão disponíveis para download para uso privado na página https://aboio.com.br/aboio-acessivel/. O plano é liberar gratuitamente os arquivos digitais de todos os livros a partir de três meses da data de lançamento. A editora surgiu em setembro de 2022, e já hospeda desde autores renomados, como o brasileiro Paulo Scott e o modernista chinês Lu Xun, até estreantes, como Anna Kuzminska, autora fluminense que publicou pela Aboio o livro híbrido Ossada perpétua. “A Editora Aboio defende que disponibilizar as versões digitais das obras contribui para a cadeia produtiva dos livro”, afirma o editor-chefe e fundador da Aboio, Leopoldo Cavalcante, em nota. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 13/03/2023

O PublishNews publica a Área Indie, espaço publieditorial que reúne informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. A seção está com um desconto especial no mês de março, de 35% Nesta semana, são quatro destaques. O primeiro destaque vem com Todas em mim (Editora Coerência), da paraibana Cibele Laurentino. São contadas 26 histórias voltadas ao universo feminino que marcam a antologia de contos. Outro destaque foi o livro Laço de fita (Editora Quixote, Selo Dulcineia) da psicóloga Elieni Caputo, onde a autora/narradora ficcionaliza o processo que a levou ao surto, os delírios que o configuraram, as semanas no hospital, a relação com a família. Sobre negócios, a autora Luciane Abramo promove dois livros Desenvolvendo a mentalidade empreendedora e Êxito do empreendedor em ação - enfrente!, ambos pela Uiclap. Por último, o livro de Victor Barboza, especialista em finanças, fundador da GFCriativa e co-fundador da Fincatch, As cinco leis da educação financeira. Para saber como participar da seção Área Indie, um publieditorial, escreva para a Karina Lourenço, no e-mail comercial@publishnews.com.br. Clique no Leia mais e confira a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 14/3/2023

Considerada a primeira convenção de cultura nerd da favela, a terceira edição da PerifaCon já tem data e local marcados: o evento será realizado no dia 30 de julho de 2023, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, em São Paulo. O encontro, que é gratuito, tem como objetivo fomentar a cultura pop nas periferias da cidade e conta com a participação de diversas editoras. Para participar, não é necessário se inscrever. Cerca de 10 mil pessoas estiveram presentes na segunda edição do evento, realizada em julho de 2022. Este ano, a convenção espera receber mais de 15 mil visitantes. Dentro da programação da terceira edição estão previstos painéis com mesas, exposições e debates, até 400 convidados, além de concurso de cosplay, sala de games & dev’s, um espaço para o Beco dos Artistas e lojas para editoras, além de atrações musicais, palco que retorna ao evento deste ano. Nomes como Iron Studios e Editora Mino marcam presença. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 14/03/2023

A Cartola Editora lançou um financiamento coletivo com o objetivo de publicar alguns contos escritos por Machado de Assis. Seu nome não costuma ser associado ao fantástico ou ao terror, mesmo tendo uma extensa obra com elementos insólitos; por isso, a editora quer realizar uma curadoria e colocar diversos desses textos no papel. Para saber mais do projeto e contribuir, clique aqui. O Bruxo do Cosme Velho: contos fantásticos, de horror, mistério e suspense trará notas explicativas que ajudam a entender o contexto e a sociedade no período em que os contos foram escritos. O livro busca evidenciar ao leitor a habilidade de Machado de Assis em explorar temas sobrenaturais, sombrios e perturbadores, de uma maneira original e inovadora, deixando claro que o autor é também uma figura importante na história da literatura fantástica e de terror brasileira. Clique em Leia mais e confira a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 14/03/2023

A Academia Brasileira de Letras divulgou uma nota de repúdio contra a ditadura de Daniel Ortega, na Nicarágua, que "persegue intelectuais que defendem a democracia, fecha instituições que lutam pelos direitos humanos, e agora chega ao cúmulo de retirar a cidadania de seus opositores". A ABL divulgou apoio a uma carta elaborada pela Academia Equatoriana de Línguas. “A Academia Equatoriana de Línguas expressa seu repúdio à nova manifestação da barbárie que caracteriza o regime de Daniel Ortega e Rosario Murillo na Nicarágua, tendo despojado de sua nacionalidade, usurpado seus bens e submetido centenas de patriotas ao exílio ou à prisão nicaragüenses – defensores da liberdade e direitos humanos –, entre eles, intelectuais de prestígio como Sergio Ramirez Mercado e Gioconda Belli", diz a nota. A ABL também anunciou seu primeiro ciclo de conferências do ano sobre "Áfricas", que será realizado às terças-feiras, às 16h, a partir desta terça-feira (14), na Sala José de Alencar (Av. Presidente Wilson, 203 – Rio de Janeiro / RJ). O espaço possui capacidade de 65 pessoas e está sujeito à lotação. A primeira palestra do ciclo, "Raízes africanas da MPB ", será ministrada pelo escritor e historiador Luiz Antônio Simas. No dia 21, será a vez do acadêmico Domício Proença Filho, que falará sobre "Língua e Literatura". Encerrando o ciclo, no dia 28, o escritor e jornalista Laurentino Gomes ministrará a conferência "A escravidão". Clique no Leia mais e confira a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 14/3/2023

O projeto "Laboratório da Zona Literária Independente de Belo Horizonte” está com inscrições abertas até esta quarta-feira (15) – o projeto tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da carreira de 18 escritoras e escritores da capital mineira, por meio de 76 encontros presenciais e on-lines, coletivos e individuais, durante 2023. O ZLI-LAB é conduzido pela Ibi Literrário, uma plataforma que há três anos promove a literatura a partir da cidade. Com o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, o laboratório realizará 76 encontros ao ano para planejar, fortalecer e desenvolver a cultura literária independente da cidade. A edição de 2023 do Laboratório contempla um edital aberto até o dia 15 de março para comunicar a abertura das vagas e chamar publicamente escritoras/es independentes de toda a região de Belo Horizonte. As inscrições são gratuitas e se encerrarão às 23h59 do dia 15 de março e são realizadas neste formulário: https://forms.gle/w8U6ZjPZSKLRpVYJ6. O edital pode ser consultado aqui. Mais informações estão disponíveis no site: https://www.ibiliterrario.com/.

PublishNews, Redação, 14/3/2023

Em março, parte da agenda das Oficinas Culturais traz atividades voltadas para o Mês da Mulher em São Paulo. Entre os destaques, estão a distribuição da HQ Marielle Franco Raízes, sarau literário, uma experiência gastronômica, capacitação artística, lançamentos de livros e exposições. Toda a programação é gratuita e acontecerá nas unidades Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Cohab Taipas), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro). A Oficina Cultural Alfredo Volpi receberá a Rede de Sementes, composta por voluntárias de todo país do Instituto Marielle Franco e que vão realizar a contação de história da HQ Marielle Franco Raízes. O projeto faz parte da agenda de ações do Março por Marielle e Anderson, cujo assassinato completa cinco anos em 2023, ainda sem reposta. A contação ocorrerá no dia 18 de março, das 15h30 às 16h30, e serão distribuídos 200 exemplares da HQ gratuitamente, das 14h às 18h. No mesmo dia 18 de março, no jardim da Oficina, será realizado o sarau e lançamento do livro Travessias, escrito pela artista Isabela Mota. O evento inclui a distribuição gratuita de 250 exemplares do livro e um sarau onde outras mulheres com mais de 30 anos poderão apresentar os próprios trabalhos, dando incentivo a essas novas artistas. Clique no Leia Mais para ler a íntegra da nota.

“A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos”
Charles Chaplin
Ator, comediante, diretor, compositor, roteirista, cineasta, editor e músico britânico (1889 - 1977)
1.
É assim que acaba
2.
Decida ganhar mais
3.
Café com Deus pai
4.
Mentes saudáveis, lares felizes
5.
É assim que começa
6.
Mulheres que correm com os lobos (capa dura)
7.
O poder da autorresponsabilidade
8.
Vade Mecum Saraiva 2023 - 35ª Edição
9.
Mais esperto que o diabo
10.
Dê propósito
 
PublishNews, Redação, 14/03/2023

No dia 18 de março, a partir de 10h, ocorre na cidade de Jumirim, em São Paulo, a inauguração da Biblioteca Culturando – Flamboyant das Artes (R. Célio Roberto Faulim, 852 –Jumirim / SP), com participação de Ignácio de Loyola Brandão. O projeto, resultado de um edital PROAC vencido pelo Culturando em 2022, marca os 15 anos de atividade da instituição, e será a primeira biblioteca do estado com acervo formado exclusivamente por autores nascidos em cidades do interior de São Paulo. O espaço também será destinado a eventos, encontros culturais e de incentivo à leitura, com grande parte das atividades ocorrendo no espaço aberto em frente à biblioteca, protagonizado por uma árvore flamboiã – a qual inspirou o título dado ao espaço. O evento será aberto ao público, com entrada gratuita, e contará com a presença de artistas, autoridades e profissionais da imprensa, com destaque ao consagrado escritor Ignácio de Loyola Brandão. É necessário confirmar presença e número de acompanhantes por e-mail biblioteca@projetoculturando.com.br. Clique no Leia mais e confira a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 14/03/2023

Para muita gente, ler um livro de psicanálise pode significar um processo árduo e penoso que exige bastante esforço, dedicação, tempo e investimento. Sem contar a demanda de conhecimento prévio que algumas obras pressupõem ao citar passagens de trezentos mil autores que jamais ouvimos falar na vida. O indivíduo de hoje mal consegue arranjar tempo para conciliar trabalho, descanso e estudos, quem dirá então ter acesso a essa rede de conhecimentos. Agora imagine como seria sentar em uma mesa de bar com Freud, Melaine Klein, Winnicott, Lacan e outros grandes nomes da psicanálise para uma conversa acessível e instigante sobre narcisismo, traumas, desamparo, síndrome do impostor, complexo de Édipo, superego, amor, dentre outros temas. Em Psicanálise de boteco (Paidós, 224 pp, R$ 49,90), assim como em seu podcast de sucesso, o psicanalista Alexandre Patrício de Almeida nos conduz a uma conversa sincera, bem humorada, repleta de reflexões psicanalíticas sobre o cotidiano. Como escreve, a psicanálise não nos cura de nossos sofrimentos – nem se propõe a isso –, mas nos coloca diante deles, reassegurando a nossa capacidade de responsabilização e de alcançar a maturidade.

PublishNews, Redação, 14/03/2023

O psicanalista Florent Gabarron-Garcia resgata no livro Uma história da psicanálise popular (Ubu, 224 pp, R$ 69,90 - Trad.: Célia Euvaldo) uma história comprometida com valores progressistas. Trazendo à luz as práticas clínicas e políticas concretas de psicanalistas em seu contexto histórico, o autor se contrapõe a um “psicanalismo” que, em nome de uma neutralidade política, foi ficando notadamente reacionário, ao mesmo tempo que se tornava cada vez mais hegemônico. Gabarron-Garcia recupera o contexto em que Freud defende uma visão política favorável ao comunismo, segue de perto experiências vanguardistas como a de Vera Schmidt na Rússia bolchevique, passando pelo percurso de Wilhelm Reich, Marie Langer e François Tosquelles até chegar na renovação da psicanálise alemã com o SPK em Heidelberg nos anos 1970. Contra o psicanalismo que se abateu sobre a disciplina, este livro oferece uma outra história da psicanálise, mostrando que ela não é jamais neutra e que seu valor histórico deve ser considerado na busca de uma sociedade mais justa.

PublishNews, Redação, 14/03/2023

O romance de Wilhelm Jensen intitulado Gradiva - Uma fantasia pompeiana (100/cabeças, 128 pp, R$ 55 – Trad.: Claudio Willer e Diogo Cardoso) traz para o primeiro plano as implicações do inconsciente sobre a realidade. A imersão no universo do desejo, que se sobrepõe à realidade, construção de símbolos que ganham vida própria e a busca inconsciente por mitos subjacentes. Esses são alguns dos temas do livro de impacto e narrativa singular, que inspirou nomes como Sigmund Freud, Carl G. Jung e André Breton a reelaborarem suas pesquisas no campo da psicanálise, simbolismo, arte e pensamento revolucionário. Nesta obra, escrita há 120 anos, o inconsciente assume papel central na narrativa, onde a efusão do sonho na realidade se apresenta com toda plenitude. O enredo de Gradiva – Uma fantasia pompeiana (1903) gira em torno de uma viagem desencadeada a partir de um sonho e permeada por elementos fantásticos. Gradiva é o nome de uma peça gravada em um alto relevo estudada pelo arqueólogo Norbert Hanold, que parte para Pompeia em busca dos vestígios da mulher que teria dado origem a esse objeto.

PublishNews, Redação, 14/03/2023

O Transtorno da Personalidade Narcisista (TPN) é caracterizado por um padrão generalizado de grandiosidade, necessidade de adulação e falta de empatia. Por trás dessa máscara de extrema confiança, no entanto, está uma frágil autoestima, vulnerável à menor crítica. O tema é aprofundado no livro Desarmando o narcisista: sobrevivendo e prosperando com o egocêntrico (Sinopsys Editora, 240 pp, R$ 97 - Trad.: Leonardo Wainer), de autoria da psicóloga norte-americana Wendy Behary. Com apresentação do psicólogo estadunidense Jeffrey Young, a obra define e ilustra diferentes tipos de narcisismo, oferece explicações sobre por que e como o TPN se desenvolve e fornece orientações e ferramentas para se relacionar de forma eficaz com essas pessoas desafiadoras. Também ajuda os leitores a identificarem seus próprios padrões e temas de vida para que possam entender por que são atraídos por pessoas narcisistas e como podem ser acionados ou ficarem emperrados ao lidar com elas. Foi concebida para ajudá-los não só a atravessarem as dificuldades, mas também na realização de experiências melhores e mais satisfatórias ao interagirem com egocêntricos.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.