Daniela Kfuri vence Prêmio PublishNews
PublishNews, Redação, 30/04/2019
Sob sua gestão, comercial da HarperCollins viu seu faturamento crescer 15% mesmo diante das turbulências que marcaram o ano

O júri do Prêmio PublishNews, composto por representantes das 13 livrarias que fornecem os números para a Lista dos Mais Vendidos, decidiu conceder o troféu de Profissional de Marketing e de Vendas do Ano de 2018 para Daniela Kfuri. Ela trabalhou por muitos anos nos departamentos de marketing de grandes casas editoriais, e em maio de 2017 aceitou o desafio de trabalhar também a área comercial, assumindo a Diretoria de Marketing e Vendas da HarperCollins Brasil. Nesses anos de trabalho ela reestruturou o departamento comercial, bem como suas políticas e seus processos, investiu no cuidado da gestão de backlist e de reimpressões, criou novas frentes de venda e apostou na sinergia entre o marketing, o comercial e o editorial para alavancar os resultados.

Daniela Kfuri | Daniela Rahal
Daniela Kfuri | Daniela Rahal

Em 2018, sob sua gestão, a empresa alcançou resultados muito positivos em um ano desafiador, chegando a 15% de crescimento do seu faturamento total, além de marcar presença nas listas de mais vendidos com títulos como Amar e ser livre, de Prem Baba; Prisioneiros da mente, de Augusto Cury; Do mil ao milhão, de Thiago Nigro; Juntos para sempre, de Bruce Cameron, Cristianismo puro e simples, de C.S. Lewis, e A queda de Gondolin, de JRR Tolkien, entre outros.

Para fechar o ano com chave de ouro, ela recebeu o prêmio internacional Best marketing campaign, representando o Brasil em uma disputa com os outros escritórios da HarperCollins no mundo, pela campanha de relançamento de O assassinato no Expresso Oriente, que alavancou as vendas do clássico de Agatha Christie e de todo o seu backlist em mais de 900%.

A candidatura de Daniela foi apoiada em peso por suas colegas de HarperCollins. Leonora Monnerat, diretora-geral da casa, declarou que a ganhadora desempenhou um papel extremamente relevante à frente das equipes de marketing e vendas da HarperCollins Brasil em um ano tão complexo como 2018. “Ela soube com muita competência buscar novas oportunidades com criatividade, estratégias consistentes e paixão pelo que faz, sempre alinhada às nossas políticas internas e necessidades”, sustentou. Já Raquel Cozer, diretora editorial da editora no Brasil, disse que a ganhadora é criativa, parceira e que trabalha lado a lado com o editorial: “Dani compra ideias do editorial, dá ideias para o editorial, gosta de pensar fora da caixinha e sabe a hora de apostar todas as fichas, agora associando a expertise do marketing com o novo know how de comercial. Ela tem um brilho nos olhos de empolgação que faz toda a diferença para a vida de um livro".

Allyne Ramiro, gerente financeira da empresa, disse que a ganhadora, diante do cenário de crise econômica, “focou nas oportunidades de novas frentes e desenvolvimentos de projetos de alta rentabilidade, em detrimento da redução de negócios poucos expressivos e muito onerosos”. O resultado foi medido em aumento de 15% no faturamento em comparação com 2017. A candidatura de Daniela foi apoiada ainda por Marciza Britto, executiva de contas da Harpercollins Brasil; Ricardo Costa, CEO da Metabooks Brasil; e Daniel Lameira, sócio-fundador da Antofágica, e Silvia Polazeto, gerente de Vendas da Buzz.

[30/04/2019 22:00:00]