Publicidade
Publicidade
Fazer graça com a própria tragédia
PublishNews, Redação, 13/03/2023
Um livro indispensável àqueles que se interessam pelo tema da saúde mental, e, sobretudo, aos que apreciam boa literatura e inovadoras formas de contar histórias terríveis

Após ter dado uma palestra sobre a luta antimanicomial no hospital onde trabalhava, a psicóloga Elieni Caputo foi detida e levada à força para um "manicômio". Naquele dia e hora, usava uma blusa com estampa de Frida Kahlo. “Então, me tucharam atrás da ambulância, o meu pai na frente, o psiquiatra na frente. Eu berrando de dor e desespero o percurso todo. Não sei quanto tempo fiquei ali, mas foi uma eternidade pra mim”.

Com linguagem direta e coragem admirável, a autora/narradora ficcionaliza o processo que a levou ao surto – “Você enlouquece porque sofreu demais e não teve onde colocar isso, é fato, é uma explosão” –, os delírios que o configuraram, as semanas no hospital, a relação com a família. O texto é entremeado com registros de todo o processo: advertências do condomínio onde morava, fotografias de si à época da internação, laudos médicos e até um relato da própria mãe, escrito à mão.

Cada virada de página de Laço de fita (Editora Quixote, Selo Dulcineia) é uma surpresa e um susto, mas também há humor, dada a forma coloquial e o recurso de “fazer graça com a própria tragédia”, encontrado por Elieni Caputo para narrar o inferno que atravessou.

Um livro para aqueles que se interessam pelo tema da saúde mental, que desconfiam de quem julga quem é “louco” e quem é “são” e, sobretudo, aos que apreciam literatura e inovadoras formas de contar histórias terríveis. Clique aqui para adquirir o livro.

Elieni Caputo é graduada em Psicologia pela UFSCar e em Letras pela PUC-SP, doutoranda em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela USP, membro do GENAM – Grupo de Estudos e Pesquisa em Literatura, Narrativa e Medicina. Autora dos livros de poesias: Violência e brevidade (Penalux, 2020), Casa de barro (Patuá, 2018) e Poema em pó (7Letras, 2006). Alguns de seus poemas foram premiados em concursos literários no Brasil e em Portugal, como Despedida, vencedor do 1º Prêmio no Concurso de Poesia da Biblioteca de Condeixa – Portugal.

A Área Indie é um publieditorial que reúne mensalmente lançamentos, com informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos da Editora Vista Chinesa, Uiclap e um livro independente
Livro publicado pela Vista Chinesa conta a história de uma criança que usa a maconha para fins medicinais
Escrito por Marina Hadlich, 'Até essa comédia se tornar romântica' é uma história divertida e com uma personagem que ultrapassa as páginas e conversa diretamente com o leitor
Publicado pela UICLAP, livro de Luiz Müller é um guia completo que conta a história geral da ordem maçônica
Publicado pela Patuá, 'Cabeça de todos nós', primeiro livro de contos de Orete Nascimento, traz 30 contos que tratam de questões essenciais ao ser humano e das implicações de suas atitudes perante a vida
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Tivemos o prazer de ler um livro carnavalizado e carnavalizando! E há quem diga que a literatura nacional naufragou...
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos da Editora Vista Chinesa, Uiclap e um livro independente
Escrito por Marina Hadlich, 'Até essa comédia se tornar romântica' é uma história divertida e com uma personagem que ultrapassa as páginas e conversa diretamente com o leitor
Publicado pela UICLAP, livro de Luiz Müller é um guia completo que conta a história geral da ordem maçônica
Estou a léguas de distância dessa geração, estou muito defasada em relação a esses e-books. Sou uma leitora voraz dos livros de papel.
Anna Maria Martins
Escritora brasileira
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar