Publicidade
Publicidade
Leis da educação financeira
PublishNews, Redação, 13/03/2023
Novo livro de Victor Barboza, especialista em finanças, ensina boas práticas para todos lidarem bem com suas finanças

De cada 100 famílias brasileiras, 78 estavam endividadas em 2022, como mostra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Já do ponto de vista de investimentos, apenas um terço dos brasileiros possuem alguma aplicação financeira, sendo que a grande maioria destes investe única e exclusivamente na Caderneta de Poupança, como mostra o Raio-X do Investidor 2022, feito pela ANBIMA.

Ou seja, vivemos num cenário onde a grande maioria das pessoas estão endividadas e poucas pessoas investem e, destas, ainda não estão investindo da melhor forma possível. Estes dois aspectos, em conjunto, formam um cenário muito delicado, que acaba trazendo sérios problemas não só para cada indivíduo ou sua família, mas também para o país como um todo.

E como reverter este cenário? A resposta está na Educação Financeira. De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a educação financeira pode ser definida como o processo pelo qual consumidores e investidores melhoram sua compreensão sobre produtos, conceitos e riscos financeiros, e obtêm informação e instrução, desenvolvem habilidades e confiança, de modo a ficarem mais cientes sobre os riscos e oportunidades financeiras, para fazerem escolhas mais conscientes e, assim, adotarem ações para melhorar seu bem-estar.

Pensando nisso, para ajudar a transformar os conceitos e algo cada vez mais prático, Victor Barboza, especialista em finanças, fundador da GFCriativa e co-fundador da Fincatch lançou o livro As cinco leis da educação financeira.

“As pessoas sabem da importância de lidar bem com suas finanças, porém, o grande desafio é transformar conceitos em algo prático. Pensando nisso, no livro apresento cinco leis que foram criadas a partir de tradicionais leis da física, química e de outras áreas adaptadas para o universo da educação financeira. Assim como a água, o dinheiro é algo finito, que se não for bem administrado pode acabar, independente da quantia. No formato de leis, são apresentadas formas que todas as pessoas, independente de renda e idade, podem seguir, desde a hora de sair das dívidas até a realização de investimentos”, explica Barboza.

A Área Indie é um publieditorial que reúne mensalmente lançamentos, com informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.

Tags: Área Indie
Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos da Editora Vista Chinesa, Uiclap e um livro independente
Livro publicado pela Vista Chinesa conta a história de uma criança que usa a maconha para fins medicinais
Escrito por Marina Hadlich, 'Até essa comédia se tornar romântica' é uma história divertida e com uma personagem que ultrapassa as páginas e conversa diretamente com o leitor
Publicado pela UICLAP, livro de Luiz Müller é um guia completo que conta a história geral da ordem maçônica
Publicado pela Patuá, 'Cabeça de todos nós', primeiro livro de contos de Orete Nascimento, traz 30 contos que tratam de questões essenciais ao ser humano e das implicações de suas atitudes perante a vida
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Tivemos o prazer de ler um livro carnavalizado e carnavalizando! E há quem diga que a literatura nacional naufragou...
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos da Editora Vista Chinesa, Uiclap e um livro independente
Escrito por Marina Hadlich, 'Até essa comédia se tornar romântica' é uma história divertida e com uma personagem que ultrapassa as páginas e conversa diretamente com o leitor
Publicado pela UICLAP, livro de Luiz Müller é um guia completo que conta a história geral da ordem maçônica
Ao escritor cabe colocar as questões, cabe promover o debate, cabe incomodar e perturbar, mas não tem de ter a pretensão de dar as respostas.
José Eduardo Agualusa
Escritor angolano
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar