ABL emite nota oficial repudiando regime de Daniel Ortega na Nicarágua
PublishNews, Redação, 14/03/2023
Instituição manifestou apoio público a uma nota da Academia do Equador; ABL também receberá ciclo de palestras com o tema 'Áfricas'

A Academia Brasileira de Letras divulgou uma nota de repúdio contra a ditadura de Daniel Ortega, na Nicarágua, que "persegue intelectuais que defendem a democracia, fecha instituições que lutam pelos direitos humanos, e agora chega ao cúmulo de retirar a cidadania de seus opositores".

A ABL divulgou apoio a uma carta elaborada pela Academia Equatoriana de Línguas. “A Academia Equatoriana de Línguas expressa seu repúdio à nova manifestação da barbárie que caracteriza o regime de Daniel Ortega e Rosario Murillo na Nicarágua, tendo despojado de sua nacionalidade, usurpado seus bens e submetido centenas de patriotas ao exílio ou à prisão nicaragüenses – defensores da liberdade e direitos humanos –, entre eles, intelectuais de prestígio como Sergio Ramirez Mercado e Gioconda Belli", diz a nota.

“A Academia Nicaraguense da Língua convoca seus pares do mundo pan-hispânico a condenar este novo ultraje do regime de Ortega, que também eliminou da vida civil a Academia Nicaraguense de Línguas, apelo que formulamos em defesa da cultura, da liberdade, da paz e os valores da civilização”.

Palestras

A ABL também anunciou seu primeiro ciclo de conferências do ano sobre "Áfricas", que será realizado às terças-feiras, às 16h, a partir desta terça-feira (14), na Sala José de Alencar (Av. Presidente Wilson, 203 – Rio de Janeiro / RJ). O espaço possui capacidade de 65 pessoas e está sujeito à lotação.

A primeira palestra do ciclo, "Raízes africanas da MPB ", será ministrada pelo escritor e historiador Luiz Antônio Simas. No dia 21, será a vez do acadêmico Domício Proença Filho, que falará sobre "Língua e Literatura". Encerrando o ciclo, no dia 28, o escritor e jornalista Laurentino Gomes ministrará a conferência "A escravidão".

Para se inscrever, é necessário acessar um link que será disponibilizado no site da ABL semanalmente. A inscrição garante a vaga para a palestra da semana e não a todas as conferências que compõem o ciclo.

Para os interessados que não puderem comparecer, também é possível acompanhar a transmissão ao vivo pelo Portal da ABL ou pelo YouTube.

Serviço: Ciclo de Conferências – Áfricas

Data: 14 de março

Horário: 16h

Local: Sala José de Alencar

Endereço: Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo, Rio de Janeiro.

Tags: ABL
[14/03/2023 09:00:00]